quinta-feira, 7 de junho de 2012


Rosalba diz ter concluído recomposição da equipe


Maria da Guia Dantas - repórter

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) considerou "concluída" a troca de secretários estaduais ao empossar, ontem, o médico Isaú Gerino na Saúde. A declaração reforça, de forma indireta, as análises que apontam para uma desistência - ou adiamento - do projeto de reestruturação do Governo que incluía o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido de Rosalba, na chefia do Gabinete Civil. Indagada de forma direta sobre se o ex-deputado vai ou não assumir a função de coordenação política e administrativa do Governo, Rosalba foi evasiva: "(Ele) foi convidado. Estou aguardando por sua resposta. Se ele aceitar, nós vamos também ter essa mudança". Essa mesma declaração vem sendo repetida há uma semana. Para finalizar a recomposição da equipe de primeiro escalão, destacou Ciarlini, falta apenas a conclusão do processo de liberação do novo secretário do Interior, Justiça e Cidadania (Sejuc), Kécio Pinto, que ainda aguarda liberação da Polícia Federal.
Aldair DantasRosalba aguarda liberação do delegado da PF, Kécio Pinto, para preencher Secretaria de SegurançaRosalba aguarda liberação do delegado da PF, Kécio Pinto, para preencher Secretaria de Segurança

No projeto inicial de reestruturação da equipe de auxiliares, discutido inclusive com o Conselho Político", o ponto principal era a "oficialização" da participação de Carlos Augusto no Governo. A atuação dele nos bastidores, mas de forma influente, motivou o afastamento do jurista Paulo de Tarso Fernandes (primeiro a ocupar o Gabinete Civil) e o pedido de demissão de advogado Fábio Hollanda (Interior e Justiça), agravando uma crise nos "círculos do poder" do Executivo estadual. As vagas na Saúde e no Turismo, surgidas depois, foram motivadas por pedidos de demissões dos titulares, mas em episódios que, aparentemente, não tinham relação direta com a atuação do ex-deputado.

As informações extraoficiais, de fontes próximas ao casal Rosalba/Carlos Augusto, são de que o ex-deputado teria substituído o entusiasmo inicial pelo Gabinete Civil pela atenção às eleições municipais em Mossoró, onde o PT e o PSB fecharam uma aliança - por imposição da direção nacional dos petistas - em torno da chapa Larissa Rosado/Josivan Barbosa. Ao dar os primeiros passos para a reforma  do Secretariado, Rosalba Ciarlini chegou a afirmar que somente anunciaria o nome Carlos Augusto quando completasse o time principal. O problema é que o tempo foi passado e as recusas da mesma forma se avolumavam. Somente para a Sesap foram seis médicos convidados para, enfim, desaguar em Gerino, que aceitou o convite. Por muito tempo, era o marido a única novidade confirmada na reestruturação da equipe de primeiro escalão. Se confirmada a desistência de Carlos Augusto - e após a negativa de Jaime Mariz para o Gabinete Civil - permanecem no primeiro escalão os secretários Obery Rodrigues, da Secretaria de Planejamento e Finanças; e Anselmo Carvalho, na chefia do Gabinete Civil.

Rosalba confessou ter passado por momentos angustiantes no período em que se via de mãos atadas com a pasta da Saúde. O novo secretário, além de administrador experiente, faz parte da cota pessoal da governadora. Ontem, o deputado Getúlio Rêgo, que esteve na solenidade de posse do titular da Sesap representando a Assembleia Legislativa, afirmou que espera um novo momento, mas profícuo na área de Saúde do Estado. Gerino pediu autonomia para resolver os principais problemas da pasta. A governadora garantiu, na ocasião, que a equipe tem carta branca para tomar iniciativas, impor mudanças e pôr rumo na adminsitração.

Isaú Gerino pede ajuda para reabilitar saúde estadual

O novo secretário de Saúde Pública (Sesap), Isaú Gerino, foi empossado ontem à noite, no auditório da Governadoria, com a promessa de enfrentar os desafios da área, identificar debilidades e cumprir metas. Gerino destacou o desafio como dos maiores da carreira. "Como a gente sabe a Saúde no Brasil tem muitas dificuldades, mas com a ajuda de todos espero chegar lá", disse. O novo secretário toma posse em um momento de fragilidade da pasta, com críticas da opinião pública e divulgação de reportagens negativas em veículos de grande porte da imprensa nacional.

A primeira providência da gestão, segundo Isaú Gerino, será verificar a situação de abastecimento das unidades hospitalares do Estado. "Já enviamos comunicado a todos os hospitais da rede, para que eles mandem as necessidades  enquanto verificamos a outras possibilidades de abastecimento. A população exige e tem direito a isso", assinalou. A governadora reconheceu que a Saúde no Estado tem graves problemas, mas disse confiar na experiência administrativa do novo secretário para poder avançar e solucionar os problemas. Ela anunciou  para os próximos dias a disponibilidade de 30 leitos no Hospital Onofre Lopes e destacou que a continuação do convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago garantirá o atendimento da substancial demanda do Estado.

"Estamos convocando médicos, técnicos em enfermagem, emfim, todos os concursados para suprirem as necessidades do Hospital Santa Catarina. Saúde é um sistema único. Se o município não estiver fazendo a sua parte termina tendo que inchar os hospitais estaduais", criticou a governadora. Tanto ela quanto o secretário destacaram a importância de criar mecanismos no interior do Estado para desafogar a capital.

Isaú Gerino tem 34 anos de experiência na profissão médica, 12 deles dedicados à gestão de unidades hospitalares. Ele participou de diversos cursos de qualificação, além de especialização em gestão hospitalar, destacando entre eles a especialização através do curso franco brasileiro, realizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com a França com a elaboração de Manual de Gestão Hospitalar e implantação do Samu nacional aos moldes do Samu do governo francês. Ele foi diretor do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) por dois períodos e diretor administrativo do Hospital Professor Luiz Soares (Policlínica) por três anos. É especialista em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública Brasil/França; pós-graduado em Medicina do Trabalho; membro do Conselho Estadual de Saúde Pública e foi presidente da Comissão de Parecer Técnico da Sesap na gestão de Ivis Bezerra, quando este esteve à frente da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário