quinta-feira, 11 de outubro de 2012


PT anuncia hoje se fica neutro ou apoia Carlos Eduardo


Maria da Guia Dantas - repórter

O Partido dos Trabalhadores deve anunciar hoje se apoia o candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, ou se optará pela neutralidade no segundo turno da eleição de Natal. Como até agora não há manifestações internas em favor do nome de Hermano Morais - segundo dirigentes, filiados e militantes ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE - uma possível aliança com os peemedebistas dificilmente será posta em pauta durante a reunião do diretório municipal que ocorrerá às 18h, no Hotel Monza. Esse encontro servirá para oficializar uma decisão já praticamente consensualizada na última terça-feira (9), quando a executiva municipal sinalizou pela inviabilidade de uma "ideal abstenção" e pelo acerto no voto crítico ao ex-prefeito do PDT.
Magnus NascimentoDirigentes do PT recebem candidatos a prefeito de Natal e discutem apoios para o segundo turnoDirigentes do PT recebem candidatos a prefeito de Natal e discutem apoios para o segundo turno

"O sentimento maior é por essas duas tendências [de neutralidade e de apoio a Carlos Eduardo], mas não há definição ainda", despistou o vereador Fernando Lucena. O deputado Fernando Mineiro assinalou que seja qual for a decisão dos petistas esta não estará, em hipótese nenhuma, condicionada a troca de favores, composição em possíveis Secretarias ou à cessão de espaços ao PT em futuras administrações. "Não estamos querendo troca de nada", disse Mineiro. Ao defenderem o nome de Carlos Eduardo, militantes e dirigentes ressaltam a aproximação de ambas as legendas durante todo o período da gestão do pedetista, quando ocuparam a Secretaria de Planejamento (Sempla), considerada  uma das principais do Executivo municipal.  

Se por um lado, se mostram reticentes em comentar abertamente os rumos da legenda no segundo turno, os petistas parecem não temer interferências da cúpula nacional. "Essa possibilidade é zero", assegurou o presidente municipal do PT de Natal, Carlos Araújo. Indagado sobre afirmações da imprensa nacional de que um impasse foi gerado no apoio do PMDB ao petista Fernando Haddad, em São Paulo, motivado também pela postura do diretório natalense, o deputado Fernando Mineiro foi categórico: "São Paulo não trará nenhum desdobramento aqui. Estamos tranquilos, até porque os próprios nomes do PMDB, como o deputado Henrique, o candidato Hermano, estão todos dizendo que não tem pressão nacional", assinalou o parlamentar.

Ontem, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e o deputado Henrique Alves, garantiram que não há motivo para preocupação dos petistas quanto à interferência dos peemedebistas de Brasília e de São Paulo. "Nós esperamos o apoio a Hermano, mas isso deve se dar por meio das instâncias locais", assinalou Garibaldi. Ele defende que a afinidade construída entre ambas as legendas nacionalmente se desdobre na eleição municipal de Natal. "Esperamos por eles", disse o ministro.

O vereador eleito Hugo Manso destacou que há uma pressão das bases petistas para que não se vincule o nome de Mineiro e do partido a nenhum dos dois candidatos. Mas se adiantou em dizer que essa tese perde força na medida em que "é preciso ter lado na hora de decidir o futuro da cidade. Até ontem, havia um movimento dos principais líderes para pôr fim ao sentimento de abstenção de grande parte dos petistas.

Comissão de petistas escuta os dois candidatos a prefeito 

A comissão do PT, integrada pelo presidente municipal do PT Carlos Araújo e pelos dois vereadores eleitos Hugo Manso e Fernando Lucena, se reuniu ontem com os dois candidatos a prefeito de Natal. Foram encontros em separado.

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) chegou a sede do PT acompanhado do presidente municipal do diretório, vereador Luís Carlos e de outros dois assessores. "Demonstramos nosso interesse em ter o PT no apoio. Em virtude do projeto que temos para Natal e do benefício que traria a união de dois partidos com grande representatividade política", disse o prefeitável peeemedebista, enaltecendo que a parceria com o Governo Federal será um facilitador para reconstrução da cidade. 

Na reunião com os petistas, Hermano Morais também lembrou a campanha de 2008, quando o PMDB abriu mão da candidatura própria para apoiar a deputada federal Fátima Bezerra, que disputou a Prefeitura do Natal. "Temos uma aliança forte no plano nacional e o desejo de somar esforços e atualizar a questão programática do partido", completou Hermano Morais. Para ele, há um interesse de "parte a parte", mas será respeitada a decisão que o PT anunciar. 

No encontro com a comissão do PT, o ex-prefeito Carlos Eduardo lembrou da união que teve com o partido, durante o período em que foi prefeito de Natal. Carlos Eduardo também enalteceu o fato de ser oposição ao Goveerno Rosalba Ciarlini e a prefeita Micarla de Sousa. 

"Eu disse (ao PT) que a oposição precisa se unir. O candidato do PMDB apoia Micarla e é deputado de Rosalba Ciarlini. Se o PT é um partido de oposição à prefeita e à governadora, tem que ficar no nosso palanque", disse o prefeitável do PDT.

Ele disse estar confiante que contará com o apoio dos petistas na disputa do segundo turno na capital potiguar.

Fátima Bezerra assegura que definição será municipal 

A deputada federal Fátima Bezerra participou ontem, em São Paulo, de reunião do diretório nacional do PT, no qual é vice-presidente, e voltou a afirmar que a decisão sobre aliança em Natal ficará com a direção local. A parlamentar confirmou o posicionamento já anunciado no início dessa semana, onde define que a decisão do destino no segundo turno será do diretório local. 

"A Executiva do PT em Natal já se reuniu e amanhã [hoje] definirá o caminho do segundo turno", destacou a parlamentar, durante reunião com o diretório nacional.

Ela foi contundente ao afirmar que "podem fazer a pressão que quiserem. Por cima,por baixo. Não adianta. O PT de Natal é quem vai decidir". 

Para manter o posicionamento de deixar a decisão com os dirigentes locais, um dos argumentos usados é o fato do PMDB em João Pessoa, onde teve como candidato a prefeito José Maranhã, ter decidido apoiar o tucano Cícero Lucena e não o candidato petista Luciano Cartaxo.

Já em Fortaleza, o PDT decidiu subir no palanque do candidato petista Elmano. 

Conversa foi esclarecedora, diz presidente do PT
O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores em Natal, Carlos Araújo, afirmou ontem que foi positiva e esclarecedora a conversa entre dirigentes e os candidatos Carlos Eduardo Alves e Hermano Morais, concorrentes que disputam o segundo turno da eleição em Natal. "São aliados da presidenta Dilma e merecem nossa atenção", destacou Araújo. O encontro será transmitido, segundo ele, aos deputados Fernando Mineiro e Fátima Bezerra. O pedetista e o peemedebista foram recebidos, além de Araújo, pelos vereadores eleitos Fernando Lucena e Hugo Manso. A conversa girou em torno das afinidades e dos compromissos que ambas as legendas têm com o PT.

"Minha impressão é que definitivamente o PT de Natal é muito importante. Nunca vi tantos elogios, reconhecimento do nosso programa e pelas nossas qualidades", comemorou Hugo. O vereador Fernando Lucena afirmou que já foi externado para os candidatos que não há intenção dos petistas de participarem de nenhum dos Governos, a ser escolhido pelo povo de Natal.

"Isso é consenso. Vamos ter lado na eleição, mas não participaremos da gestão seja qual for vitoriosa", assinalou o petista. O parlamentar, que faz oposição à prefeita Micarla de Sousa na Câmara Municipal de Natal, acabou não defendendo o apoio à candidatura de Hermano Morais, como muitos correligionários esperavam. Fernando Lucena é desafeto do ex-prefeito e na última administração do pedetista era ferrenho crítico da gestão. Ontem, ambos se encontraram sem sobressaltos na sede do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário