segunda-feira, 29 de outubro de 2012


O produtor rural, para ter sucesso, além de produzir produtos agrícolas de qualidade, precisa conhecer o mercado e saber vender bem


comercializacao agricola portal agropecuario 250x162 Dicas a respeito da comercialização de produtos agrícolas
A qualidade é um fator fundamental para o sucesso da comercialização e iIsso facilita e muito o escoamento da produção. Foto: Reprodução
É fácil ver como os consumidores buscam por produtos agrícolas de qualidade, para isso, basta observá-los nas feiras livres, nas casas de verduras, nos açougues e nos supermercados. Sempre buscam pela frutaverduralegume mais bonitos e maiores, deixando para trás os feios e de pior qualidade. Isso é, os consumidores têm suas exigências de qualidade para cada produto, em cada circunstância.
É preciso que o produtor agrícola entenda o comportamento dos consumidores e busque sempre atender a tais exigências. A qualidade é um fator fundamental para o sucesso da comercialização. Isso facilita e muito o escoamento da produção, pois não exige esforço de venda para colocar seu produto no mercado. Quando o consumidor encontra o produto que lhe agrada, ele para sua busca, satisfeito.
De alguma maneira, o produtor deve providenciar um plano para administrar a qualidade em todo o processo produtivo comercial, buscando sempre pela qualidade total. Deve-se entender como qualidade total a oferta de qualidade para cada etapa seguinte na cadeia produtiva.
A qualidade pode ser um produto limpo ou livre de impurezas, sem mistura, sem contaminações por bactérias e fungos, sem alterações ou adulteração, sem excesso de agrotóxico residual, de boa aparência e atraente, de bom paladar, de bom cheiro e, sobretudo, um produto desejado pelo consumidor. A qualidade pode, ainda, estar relacionada com outros aspectos da comercialização, como a rapidez na entrega do produto, na durabilidade da embalagem e na informação sobre a melhor maneira de usar o produto.
Com tudo isso que foi exposto, pode-se perceber que a tarefa de comercializar produtos agrícolas exige muito conhecimento, muita dedicação por parte dos produtores e muita ousadia. Entretanto, quase sempre, a experiência tem mostrado que vale a pena investir mais nestas tarefas, pois é somente comercializando mais que se tem chances de ganhar mais.
Esse é um processo contínuo. Não se deve pensar que, tendo alcançado um bom nível de informação, de qualidade, um produto diferenciado, uma boa estratégia de venda, pode-se descansar. Muito pelo contrário, é, a partir daí, que se deve ter a sensibilidade para uma renovação contínua de ideias na execução de suas tarefas.
Lembrando sempre que, no contexto de uma economia globalizante e competitiva, a renovação de produtos e de ideias é fundamental para continuar saindo na frente e mantendo a atividade produtiva como uma fonte inesgotável de renda. Pensando em auxiliar os pequenos e médios produtores agrícolas que o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o cursoComercialização Agrícola. Esse curso aborda temas como comercialização de forma genérica, organização da comercialização, margens de comercialização, entre outros. Leia também nosso outro artigo a respeito Comercialização agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário