sábado, 27 de outubro de 2012


Gerência de Agricultura inicia 2ª fase da campanha contra a aftosa


Imunizacao_dos_animais_pode_ajudar_na_economia_localNa quarta-feira (31) a Gerência de Agricultura de Mossoró inicia a 2ª etapa da campanha contra a febre aftosa. Ao todo, nas duas etapas da campanha devem ser vacinados cerca de 20 mil animais. Nesta etapa, assim como na primeira, serão investidos R$ 25 mil.
Segundo Rondinelli, a expectativa é de que nesta segunda fase da campanha haja o mesmo sucesso da primeira, no qual foi abrangido mais de 90% do contingente de animais da região.
"Os donos dos animais contribuíram de forma significativa durante a campanha de vacinação. O que se percebe é que eles estão cada vez mais conscientes sobre a importância da imunização".
Rondinelli ainda ressaltou que, caso seja considerada uma zona livre de febre aftosa, Mossoró poderá alavancar sua economia através da exportação de animais. "A comercialização de animais e produtos entre os Estados agrega valor, movimentando dessa forma a economia da região".
Quatro equipes de vacinação vão visitar as 132 comunidades rurais. Os animais deverão ser recolhidos aos currais pelos proprietários para facilitar os trabalhos dos vacinadores. A medicação é gratuita, assim como a imunização, aplicada em rebanhos de até 25 animais.
O armazenamento e o transporte da vacina são detalhes que precisam ser observados. Deve haver cuidado especial também com a conservação da pistola.
No Brasil, a prevenção dessa doença é feita por meio de vacina obrigatória aplicada de 6 em 6 meses, a partir do terceiro mês de vida do animal. A vacinação é obrigatória a todos os criadores de animais, de forma que as recomendações do fabricante com relação à dosagem, prazo de validade, modos de conservação, entre outros, sejam obedecidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário