terça-feira, 14 de agosto de 2012

Safra do alho em MG deve ser menor mas os preços reagiram



Excesso de chuva comprometeu a qualidade do produto.
Colheita começou em junho e vai até outubro.

Do Globo Rural
O Alto Paranaíba mineiro é responsável por mais da metade da produção de alho do estado. A concorrência com o alho chinês e o baixo preço dos últimos anos fizeram com que a maior parte dos produtores da região diminuisse a área plantada. O resultado é que a produção será 56% menor. A qualidade do produto também caiu.
Em uma propriedade em Campos Altos, o agrônomo João Roberto Caetano explica que as chuvas fora de época, nos meses de maio e junho, favoreceram o aparecimento de doenças, que comprometeram a qualidade do alho.
De acordo com a Emater, o problema ocorreu em toda a região, mas ainda assim, o Alto Paranaíba lidera a produção em Minas Gerais, de onde devem sair 13,5 mil toneladas de alho, das 18 mil que serão produzidas no estado. A boa notícia é que o preço está melhor.
Os produtores estão recebendo mais pelo produto que alcança a qualidade exigida pelo mercado. O agricultor José Froid está beneficiando o alho que será vendido, principalmente, para o estado de São Paulo. A caixa de 10 quilos do alho roxo tipo seis, o mais comercializado, no ano passado, nesta mesma época, era negociado por R$ 40, hoje sai por R$ 75.
O produtor ainda reclama, pois as vendas estão em ritmo mais lento por causa de estoques do produto estrangeiro. "A Argentina ainda tem bastante alho chinês e como nossa produção está menor, não dá para forçar a venda neste momento", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário