domingo, 12 de agosto de 2012


Brasil vence os Estados Unidos e conquista o bicampeonato olímpico


A Seleção Brasileira feminina de vôlei completou sua campanha heróica nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 conquistando a medalha de ouro neste sábado. Depois de correr o risco de ser eliminado na primeira fase do torneio, o time embalou na competição, superou seus maiores fantasmas dos últimos anos e garantiu o bicampeonato olímpico ao derrotar os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 11/25, 25/17, 25/20 e 25/17. O bronze foi para o Japão, que derrotou a Coreia do Sul.
Divulgação /FIVBSeleção campeã comemora o ouro no alto do pódioSeleção campeã comemora o ouro no alto do pódio

O resultado deste sábado repete o da final das Olimpíadas de Pequim-2008, em que o Brasil conquistou seu primeiro ouro no vôlei feminino derrotando justamente as norte-americanas na decisão, também por 3 sets a 1.

Desde então, no entanto, os Estados Unidos foram os principais algozes da Seleção em competições internacionais. Nas últimas três edições do Grand Prix, as norte-americanas ficaram com o ouro, deixando a prata com o Brasil, dono de oito títulos da competição.

Na campanha do ouro em Londres-2012, o time comandado por José Roberto Guimarães superou ainda outro fantasma: a Rússia. Derrotada pela equipe europeia no tie-break nas últimas duas decisões do Campeonato Mundial, a Seleção salvou seis match points nas quartas de final e venceu as russas por 3 sets a 2.

Mas a trajetória brasileira nas Olimpíadas teve mais momentos dramáticos. O Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul na fase de grupos e chegou à última rodada correndo o risco de ser eliminado, mas conseguiu a vaga nas quartas de final graças a uma combinação de resultados.

A partir daí, a Seleção embalou. Conseguiu a vitória sobre a Rússia no tie-break e não encontrou problemas para passar pelo Japão na semifinal. Na decisão deste sábado, o primeiro set mostrou um Brasil apático e com muitos erros, mas os demais tiveram um time vibrante e eficiente, que derrotou as líderes do ranking mundial para conquistar o bicampeonato olímpico.

O ouro deste sábado é ainda mais especial para o técnico José Roberto Guimarães, que se tornou o primeiro brasileiro tricampeão olímpico. Ele subiu ao lugar mais alto do pódio comandando o time masculino em Barcelona-1992 e o feminino em Pequim-2008.

O jogo 

A seleção norte-americana começou arrasadora a final olímpica, abrindo 5 a 1 no placar e obrigando o técnico José Roberto Guimarães a gastar seu primeiro tempo técnico. O Brasil encontrava dificuldades para derrubar a bola na quadra adversária e, ansioso, acumulou erros em sequência no ataque e na defesa para deixar os Estados Unidos fecharem o primeiro set com um placar impressionante para os padrões do vôlei mundial: 25/11 em 22 minutos de disputa.

Divulgação/FIVBA virada da seleção começou no segundo set da partidaA virada da seleção começou no segundo set da partida
No segundo set, a Seleção renasceu. Atuando de forma mais vibrante, conseguiu equilibrar o jogo com um bom saque e melhorou o rendimento no ataque para chegar em vantagem à primeira parada técnica obrigatória. A situação animou os torcedores brasileiros que passaram a gritar "Brasil, Brasil!" e "o campeão voltou".

Os Estados Unidos chegaram a buscar a igualdade no marcador, mas a Seleção conseguiu frear a reação de suas adversárias, voltou a dominar o jogo e venceu a segunda parcial.

A atuação no set anterior fez as brasileiras embalarem no jogo. Foi a vez das norte-americanas sentirem a pressão da final olímpica e o Brasil abriu 6 a 2 no placar da terceira parcial, com destaque para Jaqueline no ataque e Fabiana no bloqueio. O técnico dos Estados Unidos fez alterações em seu time e mudou a tática de saque, mas nada adiantou.

O Brasil continuou muito bem em quadra e conseguiu virar a partida, aumentando a pressão sobre suas adversárias, que chegaram à final com apenas dois sets perdidos em toda a competição.

Depois de um início de quarto set muito equilibrado, a Seleção disparou no placar e já tinha seis pontos de vantagem na segunda parada técnica obrigatória. Os gritos de "o campeão voltou" passaram a ecoar novamente no ginásio de Earls Court à medida que o bicampeonato olímpico se aproximava.

Faltando poucos pontos para o fim da partida, as jogadoras reservas já comemoravam, mas o título veio minutos depois em um contragolpe de Fernanda Garay que bateu no bloqueio norte-americano e foi para fora.

Fonte: Gazeta Esportiva

Atualizada às 18h0
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário