Segunda parcela do 13º dos aposentados injeta R$ 11 bi na economia
INSS começa nesta segunda-feira os depósitos da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas
Serão liberados mais de 11 bilhões de reais no pagamento de 25.846.367 benefícios (Marcos Issa/ Bloomberg News)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira os depósitos da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas, junto com o pagamento da folha de novembro. O valor transferido pela Previdência Social ao pagamento desta parcela corresponde a mais de 11 bilhões de reais distribuídos em 25 846 367 benefícios.
Em nota divulgada à imprensa, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, disse que os recursos movimentados pelos quase 26 milhões de beneficiários com direito a receber o 13º salário confirmam a importância da proteção social para a economia do país, principalmente para os 5 565 municípios brasileiros. “Chamo atenção para o que isso representa para economia do país, sobretudo dos estados e dos municípios. O repasse da Previdência para os municípios é superior ao repasse do Fundo de Participação. É importante que se saliente não só o aspecto da proteção social, mas também o aspecto econômico”, disse Garibaldi Filho.
O calendário de pagamentos do INSS começa com os depósitos dos segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o crédito começa a ser liberado a partir de 3 de dezembro. Nesta data, o INSS libera o pagamento para quem tem cartão com final 1 e 6, desconsiderando-se o dígito. O calendário segue até 7 de dezembro.
Injeção na economia – Na região Sudeste, São Paulo é o estado que vai receber maior montante relativo ao pagamento desta parcela. Serão 3,36 bilhões de reais correspondentes ao pagamento de 6 025 185 benefícios.
Na região Sul, o Rio Grande do Sul vai pagar 996 milhões de reais relativos a 2 178 978 benefícios. No Nordeste, a Bahia se destaca. O INSS vai transferir para o estado 676,4 milhões de reais para o pagamento de 1 753 904 benefícios.
A primeira parcela do 13º salário foi antecipada no pagamento da folha de agosto. Neste período, aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberam 50% do valor do benefício. A exceção foi para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor foi calculado proporcionalmente.
Os segurados que estavam em auxílio-doença também receberam uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário