Hamilton vence, Vettel sobe ao pódio com Alonso e decisão será em SP
Fora da briga pelo título, o britânico Lewis Hamilton (McLaren) venceu o Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado na tarde deste domingo. O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) ficou no segundo lugar, seguido pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari).
Com Vettel e Alonso lado a lado em cima do pódio, a decisão do Mundial fica para o Grande Prêmio do Brasil, última etapa do campeonato, marcado para o próximo domingo. Em busca do tricampeonato, o alemão passa a contabilizar 273 pontos, 13 a mais que o espanhol.
Para colocar Alonso no lado limpo do grid de largada, a Ferrari trocou o câmbio do brasileiro Felipe Massa que, punido em cinco posições, partiu no 11º lugar, o que deixou o espanhol em sétimo. Ainda assim, o brasileiro cruzou a linha de chegada em quarto. Já Bruno Senna (Williams) ficou em 10º.
A Corrida
O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) defendeu sua condição de líder sem correr riscos na largada e ainda ganhou a proteção do australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, que ultrapassou o britânico Lewis Hamilton (McLaren) nos primeiros metros.
Beneficiado pela decisão da Ferrari de trocar o câmbio de Felipe Massa, o espanhol Fernando Alonso partiu do lado limpo do Circuito das Américas e ganhou três posições logo na largada, saltando para o quarto lugar. O brasileiro, por sua vez, subiu um posto e ficou em 10º.
Bruno Senna (Williams), também brasileiro, completou a primeira volta apenas na 12ª colocação. Ultrapassado por Webber logo na largada, Hamilton não precisou de muito tempo de corrida para dar o troco no australiano e iniciar a perseguição ao líder Vettel.
Na 17ª volta, pouco tempo depois de Massa superar o alemão Nico Hulkenberg (Force India) para assumir o sexto lugar, Webber sofreu um problema no carro e abandonou a corrida. O imprevisto do australiano favoreceu Alonso, que passou a ocupar a terceira colocação.
Hamilton fez sua primeira parada na 21ª volta e foi seguido por Alonso. Enquanto o britânico perdeu apenas 2s4, o espanhol teve um problema na roda traseira direita e demorou 6s3. Pouco tempo depois, Vettel visitou os boxes da Red Bull em somente 2s7.
Massa parou na 25ª volta e chegou a retornar à pista na quinta colocação, mas, com dificuldades para aquecer seus novos pneus rapidamente, perdeu posições para o australiano Daniel Ricciardo (Toro Rosso) e para o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus).
O britânico Jenson Button (McLaren) ficou na terceira posição até a 36ª volta, quando finalmente fez sua parada. Desta forma, a ordem real da corrida foi reestabelecida, com Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso nas primeiras colocações.
Em uma de suas melhores corridas na temporada, Massa passou Raikkonen e assumiu o quarto lugar no 40º giro. Com transferência acertada para a Mercedes, o arrojado Hamilton, fora da briga pelo título e sem nada a perder, se aproximou gradualmente de Vettel. No 42º giro, o britânico partiu para cima e, numa bela manobra, tomou a ponta.
Com uma vantagem confortável em relação a Alonso na tabela de classificação do campeonato, Vettel conservou a segunda colocação sem correr riscos em Austin. Alonso, mais de 30s atrás do alemão, não conseguiu incomodá-lo até o final da corrida de 56 voltas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário