quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mulher têm numero recorde de vagas no Senado dos EUA



Do G1, em São Paulo
As mulheres têm numero recorde de vagas no Senado dos EUA e obtiveram cargos importantes em todo o país com a eleição desta terça-feira (6), mas elas ainda representam 0,022% de todos os senadores eleitos na história, segundo dados do órgão.
Cinco senadoras foram eleitas: em Massachusetts, Dakota do Norte, Wisconsin, Havaí e Nebraska, totalizando agora mulheres em 20 das 100 cadeiras da casa (2 vagas para cada estado).
No estado de New Hampshire, que já tem desde 2011 uma senadora, as duas vagas de deputado e o governo são agora ocupados por mulheres, segundo projeção da CNN.
O vice-presidente Joe Biden com a candidata democrata ao Senado Tammy Baldwin. (Foto: AP Photo/Matt Rourke)O vice-presidente Joe Biden com a senadora eleita democrata Tammy Baldwin. (Foto: AP Photo/Matt Rourke)
Tammy Baldwin foi eleita Senadora pelo estado de Wisconsin. Ela fez história por ser a primeira senadora assumidamente lésbica da história do país. Apesar disso, sua homossexualidade assumida não foi um tema dominante da campanha. A disputa de com o republicano e ex-governador Tommy Thompson foi acirrada: ela venceu com 50,76% dos votos, contra 46,7% de Thompson. 
De acordo com dados do Senado, até esta eleição, o órgão já havia empregado 39 mulheres em um universo de 1931 congressistas (0,020% do total), contando com as senadoras ativas. Com os resultados de 2012, são 44 de 1964 senadores, ou 0,022%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário