quinta-feira, 12 de julho de 2012


Portais reúnem informações sobre políticos e candidatos


No pleito de 2012, os eleitores contam com alguns canais de informação instituídos por órgãos públicos e por entidade não governamentais. São ferramentas que estão sendo enaltecidas pelas autoridades envolvidas com o pleito como instrumentos para orientação no voto. O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte disponibilizou um site próprio onde traz a lista completa de todos os políticos condenados por  instâncias colegiadas. São mais de mil nomes que figuram no listão publicado pelo MPE. 
Rodrigo SenaPaulo Sérgio Rocha destaca que ferramentas disponíveis são úteis para os eleitores.Paulo Sérgio Rocha destaca que ferramentas disponíveis são úteis para os eleitores.

"As ferramentas disponíveis hoje aos eleitores são extremamente importantes e devem ser cada vez mais utilizadas. É importante que o eleitor esteja atento e busque a maior quantidade de informações sobre o candidato que pretende votar", destacou o procurador regional Eleitoral, Paulo Sérgio Rocha.

Ele chamou atenção para o "voto consciente" como alicerce para acabar com os maus gestores. "O voto consciente é a melhor arma e a mais eficiente contra os maus gestores e contra tentativas de corromper a legitimidade do processo eleitoral", analisou o procurador. 

 O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza para a população um sistema próprio para a divulgação dos candidatos. Através do Divulgacand as pessoas podem ter acesso não apenas a listagem dos postulantes a cargo público, mas também a informações individuais. É possível saber a formação do político, a previsão de gasto na campanha e a declaração de bens feita à Receita Federal.

Coordenadora geral do Movimento Articulado de Combate a Corrupção, a delegada da Polícia Federal Ohara Fernandes, afirma que o MARCCO pretende realizar, para o pleito 2012, debates e movimentos incentivando o eleitor a  não votar nos candidatos que têm condenações. 

"Vamos trabalhar junto aos setores de comunicação, realizar eventos para divulgar a ficha suja", disse a coordenador. Ela confirmou que haverá uma orientação direta ao eleitor para ele, no momento de decidir o voto, observe a listagem dos políticos condenados. "A minha orientação é para o eleitor decidir por quem não esteja na lista (dos fichas sujas", disse. Em agosto ocorrerá o colóquio promovido pelo MARCCO sobre o pleito 2012. 

PMDB e DEM têm mais candidaturas
No pleito eleitoral do Rio Grande do Norte, o PMDB é o partido que lança o maior número de postulantes ao cargo de prefeito e vereador. Os números disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral ainda não são os definitivos. Alguns pedidos de registros ainda estão sendo processados. Por isso, as estatísticas só estarão fechadas na próxima segunda-feira, mas as estatísticas já divulgadas dão um norte do ranking partidário para o pleito de 2012.

Entre os candidatos a prefeito, o PMDB tem 75 postulantes. O número é referente ao boletim atualizado ontem, às 17h59, pela Justiça Eleitoral. Em segundo lugar está o Democratas, que está com 44 candidatos a prefeito. No ranking o terceiro é um partido também da base da governadora Rosalba Ciarlini, o PR, presidido pelo deputado federal João Maia, lança 37 postulantes ao cargo de Executivo em municípios potiguares. Só na quarta posição aparece o primeiro partido de oposição ao Governo do Estado, é o PSD, presidido pelo vice-governador Robinson Faria. A legenda está com 33 candidatos a prefeito. O PSB, da ex-governadora Wilma de Faria, colocou 30 políticos para disputarem o Executivo.

O ranking dos candidatos a vereador, mostra também o PMDB na liderança entre as legendas com o maior número de postulantes. Do partido presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves são 944 candidatos a vereador. O segundo lugar é ocupado pelo PSB que colocou 567 postulantes ao cargo de vereador. Em seguida, vem o Democratas com 559 políticos em busca de vagas de vereador e o PR é o quarto com 498 candidatos.

Os números da Justiça Eleitoral ainda não estão fechados. O sistema conhecido como Divulgacand, onde são divulgados todos os candidatos, está sendo atualizado diversas vezes por dia.  Na segunda-feira, 16 de julho, é a data final para concluir a inclusão dos pedidos de registro no sistema.

Já nesta fase, com os nomes dos candidatos sendo divulgados, o Ministério Público Eleitoral está analisando cada um dos pedidos de registro e protocolando, em alguns casos, os pedidos de impugnação.  

Rogério é punido por propaganda antecipada 

A juíza da 3ª zona Eleitoral de Natal, Neíze Fernandes, julgou processos que envolvem supostas propagandas eleitorais antecipadas por parte do candidato a prefeito pelo PSDB, Rogério Marinho. A publicidade teria sido antes do período permitido, que começou na sexta-feira (6). As decisões foram publicadas ontem no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), e condenam o deputado federal a multas que totalizam o valor de R$ 20 mil. Em outra decisão publicada no DJE, a juíza ainda deferiu liminar requerida pelo Ministério Público Eleitoral contra Edivan Martins, determinando que o vereador e agora candidato recolha imediatamente todos os calendários do ano de 2012 que contenham sua foto e/ou nome.

Em duas das sentenças contra Rogério Marinho, a juíza acatou os pedidos do Ministério Público Eleitoral que pediam aplicação de multa por propaganda antecipada na internet. No primeiro caso, em função da publicação, pelo candidato, em seu perfil no twitter, de discursos do pré-candidato, da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino em evento fechado do partido Democratas no qual a governadora e o senador declaravam seu apoio à candidatura. 

Na 2ª da representação, Rogério foi condenado pela divulgação, em sua página na internet, de evento que seria realizado na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal, no dia 15 de junho, no qual o pré-candidato pretendia apresentar documento, expondo problemas existentes e soluções para a capital potiguar. Neste caso, a juíza entendeu que o equilíbrio da disputa eleitoral ficou "visivelmente afetado em razão da estratégia empregada pelo representado em utilizar-se da internet para dar amplitude a sua já anunciada candidatura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário