segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Trecho do Pão de Açúcar de onde alpinista caiu e morreu está interditado

Mulher que o acompanhava teve escoriações leves e já foi liberada de hospital
Divulgação/Rede Record
paodeaçucar

O presidente da Femerj (Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro), Delson de Queiroz, informou nesta segunda-feira (3) que o trecho onde ocorreu o acidente com o alpinista Bruno da Silva Mendes, 32 anos, que caiu e morreu no último domingo (2), ao escalar o morro do Pão de Açúcar, na zona sul do Rio, estava fechado nesta manhã. Segundo Queiroz, por medida de segurança, 6 m do cabo de aço, de 220 m, localizado na Via Cepi, estava interditado.
A via é considerada uma das mais fáceis para escalar. A Femerjcancelou a vistoria no local do acidente marcada para esta manhã. Segundo Queiroz, o presidente da Associação de Guias e Instrutores Profissionais de Escalada do Estado do Rio (órgão ligado à Femerj), Felipe Edney, esteve no local para obter informações sobre o acidente na noite de domingo.
Queiroz explicou que o objetivo da vistoria era conhecer o local do acidente e tentar apurar o que teria provocado a morte do alpinista. Ele disse estar surpreso com a forma como Mendes caiu.
— O rompimento do cabo não explica totalmente o acidente, mas pode explicar parte dele. Normalmente, a queda não acontece na corda inteira. Parece que ele caiu e foi despencando no trecho todo da corda. Isto não é comum acontecer.

Ainda segundo Queiroz, Mendes era experiente no alpinismo. De acordo com o presidente da Femerj, ele já tinha passado por alguns cursos antes de escalar.
corpo do alpinista estava no IML (Instituto Médico Legal) da capital fluminense nesta manhã. Até as 10h30, não havia informações sobre o enterro dele.
Mendes foi resgatado por volta das 16h30 por bombeiros do Quartel do Humaitá e pelo GOA (Grupamento de Operações Aéreas). Segundo os bombeiros, ele desmaiou durante a escalada. O alpinista chegou a ser levado para o Hospital Rocha Maia, em Botafogo, na zona sul, mas não resistiu e morreu. A informação foi confirmada pela assessoria do Corpo de Bombeiros.
Ainda de acordo com os bombeiros, o homem morreu porque um cabo se soltou, provocando a queda. O acidente ocorreu na localidade conhecida como Via Sepi, onde há um cabo de aço fixo, instalado para guiar os escaladores.
Após ser retirado do paredão, o alpinista foi levado para o campo do Exército, na Urca, zona sul. Os bombeiros tentaram reanimá-lo por alguns minutos, mas sem sucesso.
Uma mulher, identificada como Andreia Pereira, 40 anos, teve escoriações leves e foi socorrida para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Andreia teve alta na noite de domingo. Assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário