sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Criação de galinhas para produção de ovos

Existem três formas de se criar galinhas poedeiras, mas em qualquer sistema, o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário é imprescindível para o bom desempenho dos animais

poedeira 250x167 Criação de galinhas para produção de ovos
A sua grande demanda faz a criação de galinhas poedeiras ser uma boa alternativa de negócio.
A criação de galinhas poedeiras tem, ao longo dos anos, se tornado empreendimento de grande rentabilidade, pois a avicultura constitui uma das principais atividades brasileiras. Aliado a isso, há o fato do ovo ser um alimento de alto valor nutritivo e proteico, de baixo custo e acessível a todas as classes sociais.
É importante que o proprietário de um aviário esteja disposto, ao criar galinhas poedeiras, a manter o bem estar das aves, garantindo-lhes boas condições  de instalações e equipamentos. Além disso, é  necessário oferecer treinamento aos funcionários, principalmente aos tratadores, para que eles tenham capacidade de cuidar do aviário.
As aves precisam ser bem preparadas, pois a seleção das que serão destinadas à produção comercial  de ovos deve apresentar características físicas desejadas para postura. Geralmente, essa ocorre aos sete meses de vida. À medida que as aves se tornam improdutivas, devem ser descartadas, para evitar prejuízos.
Dentre as várias linhagens disponíveis no mercado, destacam-se a Lohman (Brown e LSL); Isa (Brown e Babcock); Hy-line; e Hissex. Entre as galinhas poedeiras vermelhas mais utilizadas estão a New Hampishire e a Rhode Island. Independentemente da linhagem ou marca, as características de uma boa poedeira, em postura, são: cristas e barbelas bem vermelhas e elásticas; as canelas devem se apresentar sem pigmentação; distância de dois dedos ou mais entre os ossos pélvicos; a cloaca deve estar alargada (aproximadamente 4 dedos) de forma oval, na fase de postura, sem pigmentação e úmida.
Uma boa linhagem deve ter baixa taxa de mortalidade, capacidade de postura acima de 240 ovos por ano, alta percentagem de ovos grandes, boa capacidade de pigmentar as gemas, resistência adoenças, alta taxa de eclosão, maturidade sexual precoce, alta fertilidade e qualidade interna do  ovo, e baixa incidência de manchas no seu interior.
O curso “Galinhas Poedeiras – Cria e Recria”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, oferece a oportunidade para os avicultores conhecerem as técnicas de cria e recria de galinhas poedeiras.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Existem três formas de se criar galinhas poedeiras: diretamente sobre o piso nas três fases (cria, recria e postura); em gaiolas nas três fases; ou  combinando piso na fase inicial e gaiolas nas outras duas. Em qualquer sistema, o manejo alimentar, reprodutivo e sanitário é imprescindível para o bom desempenho dos animais.

Um comentário:

  1. Adorei as postagens, por incentivo desse blog resolvi adquirir um casal de galinha garnizé aparentemente adulto, porem, além de fornecer alimentação balanceada nunca colocaram ovos. Minha dúvida, quantos meses a galinha garnizé põe seus primeiros ovos?

    Oziel Barreto
    ozielbarreto@hotmail.com

    ResponderExcluir