terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Papa Bento XVI já recebe perguntas via Twitter e ganha perfil satírico

DESTAQUES EM MUNDO

Mais em Mundo »RRIO - "Habemus Twitter!", comemorou a conta do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano (@PCCS_VA) no microblog quando entrou no ar, segunda-feira (3), o perfil do Papa Bento XVI (@Pontifex). A Santa Sé já anunciou que o líder católico só postará seu primeiro tuíte no dia 12, uma quarta-feira. Até lá, há tempo para pensar em como responder as inúmeras perguntas feitas por tuiteiros que usaram a hashtag (marcador) #askpontifex, criada pelo próprio Vaticano para esse fim. Dos questionamentos mais filosóficos aos claramente debochados, foi endereçado todo tipo de assunto para Joseph Ratzinger.
"Querido @Pontifex. Qual é o seu passo de dança favorito?", escreveu @thanatopsis_, que posta em inglês. Já @haprostata, de Valência, na Espanha, perguntou: "Cuecas slip ou boxer? #askpontifex". De Londres, @rmkf quis saber: "#askpontifex Seja honesto, você já usou o clássico 'eu briguei com meu irmão' como um falso pecado numa confissão?". E de Nápoles, na Itália, @annatrieste enumerou: "Mas Deus existe? E Jesus? E o Paraíso? Pode me emprestar 100 euros?".
Houve também quem aproveitasse para criticar Bento XVI e a Igreja Católica. "Você está curtindo estar num fórum público no qual ideias são questionadas e testadas? Nem tanto?", provocou @RadicalSkeptic. "#askpontifex Quando você vai pedir desculpas por sua Igreja ter acobertado o sistemático abuso e tortura de crianças?", protestou @oliverthring.
E diante do acesso à maior autoridade do catolicismo, também houve quem solicitasse ajuda. "@Pontifex por favor reze pela minha filha Yamila. Ela começou a quimioterapia hoje #askpontifex", pediu @VanTine3. Já @goodcatholic2, de Bossier City, nos EUA, queria apenas saber como ter mais fé: "Sua Santidade, como eu sigo Jesus da forma bela, incondicional e destemida que você o faz?"
Como é de praxe com nomes conhecidos no Twitter, já surgiu pelo menos um perfil falso com o objetivo de satirizar a presença do Papa no microblog. A conta @RealPontifex tinha menos de 60 seguidores na noite de segunda-feira -- a @Pontifex, com nenhum tuíte, já chegava perto dos 300 mil --, mas tentava atrair o público respondendo algumas das perguntas que ainda não mereceram a atenção de Bento XVI. "Quem venceria uma luta entre Jesus Cristo e Wolverine?", escreveu @sebpatrick, e @RealPontifex disse: "Difícil dizer, mas os dois fariam uma bela dupla! #askpontifex".
A adesão do Papa ao Twitter é o ponto alto de um esforço da Igreja Católica para se aproximar de seu público e conquistar fiéis na era da internet. Desde 2005 o Vaticano tem uma conta no YouTube. Em 2009, o Vaticano criou o site Pope2You, junto com um aplicativo no Facebook. Ano passado, a Santa Sé lançou seu próprio site de notícias, o News.va. E, para 2013, o tema do 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, marcado para 12 de maio, é "Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização".
A Igreja Católica tem um histórico de adesão relativamente rápida a novas tecnologias de comunicação. Se hoje o foco está na internet e nas redes sociais, em 1896, o papa Leão XIII foi o primeiro Pontífice cuja imagem foi registrada em filme. Depois, em 1931, foi fundada a Rádio Vaticano, na época de Pio XI. Seu sucessor, Pio XII, foi o primeiro pontífice a aparecer na televisão, em 1949. Agora, segundo o monsenhor Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, Bento XVI trará "pérolas de sabedoria" ao Twitter. Resta saber agora se o atual Papa, conhecido por complexos posicionamentos teológicos, conseguirá se posicionar num ambiente em que a comunicação é de mão dupla e em até 140 caracteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário