quarta-feira, 2 de maio de 2012


3ª Corrida do Comerciário teve 1,5 mil participantes


Cerca de 1,5 mil atletas, comerciários e amantes de corrida de rua participaram da terceira edição da Corrida do Comerciário, realizada pelo Sistema Fecomércio/ SESC, em parceria com a TRBUNA DO NORTE durante as festividades do Dia do Trabalhador. A corrida teve início por volta das 16h40, saindo da Praça Pedro Velho, na avenida Prudente de Moraes, Petrópolis. Antes, às 16h, centenas de crianças com idades entre 7 e 11 anos participaram da primeira edição mirim da corrida de rua. 
Aldair DantasGerente de markenting da TRIBUNA DO NORTE, Andrea Barandas, premia vencedores da corridaGerente de markenting da TRIBUNA DO NORTE, Andrea Barandas, premia vencedores da corrida

A gerente de marketing da TN Andrea Barandas, participou da cerimônia de entrega de prêmios aos atletas e destacou a importância do evento esportivo e de cunho social para o Estado. "É um presente para Natal, para o Estado, para o trabalhador a realização de um evento, com oferta de serviços e atendimentos que beneficiam a população e culminou nesta corrida e não poderíamos ficar de fora", afirma Andrea Barandas. A TRIBUNA DO NORTE  e o Sistema Fecomércio e Sesc, lembra a gerente, são parceiros em outros projetos, como o Motores do Desenvolvimento, a há dois anos apoia a corrida de rua.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, comemorou a adesão que a competição vem ganhando ao longo dos anos. Em 2010, quando foi lançada, a corrida contou com 500 inscritos. "Hoje temos o triplo de participantes e não é maior porque a organização limitou o número de competidores,por questões de segurança", afirma Queiroz. Os atletas são munidos de aparelhos de cronômetros eletrônicos que medem a velocidade e o tempo.

Os atletas fizeram três modalidades de percurso 5, 10  e 21 quilômetros (meia maratona),  ao longo da Avenida Prudente de Moraes, a partir da Praça Pedro Velho até o cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar, retornando à praça. Foram premiados homens e mulheres nas três modalidades de percurso, nas categorias comerciário e comunidade. Os paraibanos  André Carlos Mariano da Silva 26 anos, e Severino Santos de Melo, 33 anos, venceram os 5 km e 10 km, respectivamente. Pela manhã os atletas participaram da Corrida do Trabalhador, em Guarabira (PB), onde se classificaram em 5º e 1º lugares, respectivamente.

Severino Melo deixou para trás, aqui, o campeão potiguar de maratonas José Pereira da Silva, que ficou em segundo lugar. "A Corrida do Comerciário tem reconhecimento em toda Paraíba, por sua organização. Vim conhecer e me surpreendi, não esperava vencer o campeão P. Silva. Estou muito feliz", disse ao receber o prêmio. O também atleta profissional, André Carlos comemorou o quinto título conquistado esta semana. "É muito esforço e dedicação, trabalho duro. A competição é bem vista lá fora e isso conta muito", destaca Carlos André Mariano.

A medalha de participação no evento é motivo de alegria para o jornalista Leonardo Pessoa, 30 anos, que há menos de um ano resolveu trocar o futebol pela corrida de rua se disse satisfeito com o desempenho. "Consegui fazer o percurso (5 quilômetros) num bom ritmo e tempo", avalia. A advogada Danielle Fernandes Ferreira, 32 anos, disse que já virou adepta. Este é o segundo ano que participa da prova de 10 quilômetros. "É importante que exista esse incentivo a prática de esportes, pela melhoria da qualidade de vida. Fora que é uma ótima maneira de comemorar nosso dia", disse.

 A premiação ocorreu logo após a realização de cada etapa, na Praça Cívica. Além de troféus e medalhas, os campeões em cada categoria receberam bicicletas e estadas em pousadas. A classificação dos atletas que disputaram a meia maratona (21 quilômetros) foi questionada junto a Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo, que após análise, divulgará somente hoje a classificação geral.

Vinte e cinco mil pessoas foram atendidas

Atividades diversificadas, de qualidade e gratuitas em um só lugar - a Praça Pedro Velho - foram oferecidas durante todo o dia de ontem, pelo Sistema Fecomércio/RN e SESC, em parceria com a TRIBUNA DO NORTE, em comemoração ao Dia do Trabalhador.  O projeto recebeu cerca de 25 mil pessoas com serviços de saúde e  beleza,  apresentações culturais, aulões de dança e ginástica, emissão de documentos, recreação infantil, shows, além da tradicional Corrida do Comerciário. 

A família do servidor público Jailson Vicente, 32 anos, veio de Parnamirim para aproveitar a programação e também conseguir a carteira de identidade do pequeno Alan, de 7 anos. "É uma opção cultural, bastante variada e diferente. E ainda estamos resolvendo essa pendencia", disse. Ao todo, o ITEP emitiu durante o evento 300 documentos de identidade. Boxes de outras instituições, como TRE e INSS deram suporte a emissão de títulos de eleitor e orientação sobre direitos previdenciários e benefícios. A aposentada Joana Bezerra, 66 anos, chegou cedo para participar das oficinas de beleza. "É interessante essa interação, o atendimento é muito bom e tudo de graça", disse a ex-comerciária.

A programação aconteceu simultaneamente em Natal, Caicó e Mossoró. "São atividades sociais e esportivas abertas não só ao comerciários e sesu dependentes mais a toda comunidade. Um presente para o trabalhador", disse o

diretor-presidente do Sistema Fecomércio Marcelo Queiroz. 

O diretor apresentou ainda um projeto piloto no país: A Unidade Móvel em Saúde da Mulher. O projeto levará, por meio de parcerias com as secretarias municipais e estadual de saúde exames de ultrassonografia, mamografia e preventivos além de orientação em saúde reprodutiva, a cidades pólos do Estado. "A previsão é que o atendimento seja de três meses em cada região", disse a coordenadora em educação em saúde Priscila Serpejante. O projeto entra em atividade, em 15 dias, na cidade de Extremoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário