sexta-feira, 11 de maio de 2012

Garibaldi defende ações de combate aos efeitos da seca




Medidas urgentes, em sintonia entre governo federal e estadual, precisam ser adotadas para que o Rio Grande do Norte e os demais estados nordestinos não sofram prejuízos irreparáveis, tanto para a população quanto em sua economia, em decorrência da grave seca que vêm enfrentando. Foi o que afirmou o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), ontem, no plenário do Senado.
Waldemir Barreto/Ag.SenadoGaribaldi Alvez faz pronunciamento, em plenário, sobre estiagemGaribaldi Alvez faz pronunciamento, em plenário, sobre estiagem

Garibaldi Alves sugeriu cinco providências que devem ser implantadas o mais brevemente possível, como a liberação de recursos orçamentários pelos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Integração Nacional, com o objetivo de dar mais agilidade às ações destinadas ao combate aos efeitos da seca nas regiões afetadas.

O senador também pediu celeridade na liberação de todas as emendas parlamentares destinadas ao setor rural potiguar; e a busca de uma solução para a questão das dívidas rurais, prorrogando os prazos de vencimento neste ano de crise, criando novas linhas de crédito, para não prejudicar os mais necessitados; o fortalecimento dos estoques de grãos e rações animais através da Conab; e o apoio, em forma de recursos, para pesquisas e combate às pragas que atingem o semiárido potiguar.

Garibaldi Alves informou que já são 139 os municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência, sofrendo com as consequências da estiagem e também com a escassez de alimentos, já que houve perda da produção agrícola e a pecuária também foi prejudicada, com os rebanhos morrendo de fome e sede.

"Não podemos permitir e nem ficar aguardando que o pior aconteça. Temos que agir, pois não choveu nos quatro primeiros meses do ano e, segundo informações, não há perspectiva de que chova nos próximos meses", alertou o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário