terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dengue despenca 95% em janeiro no Estado de São Paulo

Divulgação

O número de casos de dengue no Estado de São Paulo diminuiu 95% em janeiro de 2012 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE).

No primeiro mês deste ano, os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 129 casos autóctones (com transmissão dentro do estado). No mesmo período do ano passado, houve 2.562 casos confirmados da doença.

O município de Pontal, no interior paulista, responde por 20,9% das infecções por dengue neste ano, com 27 casos notificados. Dos 645 municípios do Estado de são Paulo, 590 não registraram nenhum caso da dengue em janeiro. Rio Claro registrou até o momento, em 2012, quatro casos de dengue no município. São dois autóctones e dois importados, um da cidade de Juara – Mato Grosso, e o outro de Serra do Ramalho – Bahia.

Para reduzir as estatísticas, cada um deve fazer a sua parte e a melhor forma de se evitá-la é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Assim, a prevenção e as medidas simples de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade.



Município

Na luta contra a doença, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atua de diferentes formas para conscientizar a população e eliminar o mosquito da dengue. Os agentes de saúde fazem visitas às residências e orientam a população sobre a doença, além de procurar e eliminar possíveis criadouros. O trabalho acontece, inclusive, nos finais de semana, na tentativa de encontrar os moradores que estiveram ausentes durante a semana, quando ocorrem as visitas de rotina. São realizados mutirões, tratamento de pontos estratégicos e vistorias de imóveis com grande circulação de pessoas e materiais que possam acumular água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário