terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Advogada de Lindemberg ofende juíza em julgamento

"A senhora deve voltar estudar". Foi desta maneira que a advogada de Lindemberg Alves Fernandes, Ana Lúcia Assad, se dirigiu à juíza Milena Dias na tarde desta terça-feira durante o julgamento do caso Eloá no Fórum de Santo André.

A discussão ocorreu durante o depoimento da perita criminal Dairse Aparecida Pereira Lopes. Ana Lúcia disse que gostaria de fazer mais uma pergunta à testemunha. A magistrada informou que ela não poderia, já que a defesa já havia tido seu momento para perguntar.
A advogada então respondeu que "pelo princípio da verdade real" queria inquirir Dairse novamente. A juíza respondeu: "Esse princípio não existe, ou pelo menos não o conheço com esse nome". Ana Lúcia retrucou: "Então eu acho que a senhora deve voltar a estudar". A promotora Daniela Hashimoto se pronunciou e disse que a fala poderia ser encarado como um desacato à autoridade.
Por conta do mal-estar causado pela advogada, a juíza determinou uma pausa de 15 minutos. Após o intervalo, quem falou ao júri foi o também perito Hélio Rodrigues, seguido pelo delegado que registrou o caso Sérgio Luditza.
Começou a ser ouvido por volta das 17h35 Adriano Giovanini (negociador do Gate - Grupo de Ações Táticas Especiais). O próximo e última testemunha de defesa deve ser Paulo Sérgio Squiavo (membro do Gate que participou da operação).
Antes deles, o irmão mais novo de Eloá, Everton Douglas Pimentel, falou como testemunha de juízo. Em seu depoimento, ele utilizou diversas vezes a palavra "infelizmente", inclusive quando perguntado se era amigo do acusado. A princípio, Everton havia sido recusado pela defesa, contudo a promotoria insistiu para que fosse ouvido.
Os jornalistas da TV Bandeirantes Rodrigo Hidalgo e Márcio Campos também falaram ao júri. Eles foram questionados, especialmente, sobre a cobertura jornalística do caso, que, segundo a defesa, teria sido tendenciosa. Ambos negaram.
No período da manhã, prestaram depoimento o irmão mais velho de Eloá e última testemunha de acusação, Ronickson Pimentel dos Santos, e a primeira testemunha de defesa, o ex-advogado de Lindemberg, Marcos Cabello. O primeiro depôs por cerca de uma hora e se emocionou ao lembrar dos momentos difíceis que a família passou após o crime. Ele reiterou que o réu tinha a intenção de matar Eloá durante o cativeiro. Já o segundo falou por trinta minutos.

Este é o segundo dia do julgamento de Lindemberg. Ele chegou ao Fórum da cidade por volta das 8h30, após passar a noite na Cadeia Pública de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. A expectativa é que o acusado fale aos jurados hoje pela primeira vez. A presença policial é reforçada na porta do local, porque ainda é grande a movimentação de jornalistas e curiosos. (Com informações de Rafael Ribeiro e Elaine Granconato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário