sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

 

 Corpo do fundador da Kasinski e Cofap é enterrado em SP

O enterro foi no Cemitério Israelita do Butantã. Foto: Mauro Horita/Terra O enterro foi no Cemitério Israelita do Butantã

O corpo do empresário Abraham Kasinsky foi enterrado nesta sexta-feira no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Morto aos 94 anos na última quinta-feira, o fundador das empresas Cofap e Kasinski Motos foi velado e enterrado por volta das 12h em cerimônia fechada, sem a presença de jornalistas.
Filho de imigrantes russos, o empreendedor nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, em 1917. Começou a trabalhar aos dez anos na loja de autopeças Três Leões, que pertencia a seu pai.
Em 1955, fundou a fábrica de autopeças Cofap, que chegou a ter faturamento de US$ 1 bilhão por ano. Até hoje a empresa é lembrado por popularizar os cachorros "salsicha" em seus anúncios de amortecedores.
Em 1998, Kasinski vendeu a empresa de autopeças para um grupo internacional. Dois anos depois, ele criou a fábrica de motos que levou seu sobrenome.
O fundador não tinha mais funções na montadora de motos desde 2009, quando vendeu 100% da companhia para a empresa sino-brasileira CR Zongshen do Brasil, holding nacional da Zongshen Industrial Group. A Kasinski tem cerca de 550 funcionários e mantém uma fábrica em Manaus (Amazonas) desde 2010.
Em 2002, Kasinski ganhou o prêmio de empreendedor do ano da revista IstoÉ Dinheiro. Já em 2006, o empresário virou tema de uma biografia, escrita por Maria Lúcia Doretto. A Fundação Abraham Kasinsky, fundada em 1993, administra o Colégio Barão de Mauá, na região metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário