Britânico domina treino classificatório e larga pela primeira vez na ponta pela Mercedes. Dupla da RBR tem problemas: Vettel é 9º, e Webber, 14º
O circuito de Xangai é mesmo especial para a Mercedes. Se em 2012 a escuderia alemã venceu pela primeira vez em sua volta à Fórmula 1, com Nico Rosberg, neste ano, foi a vez de ver sua nova estrela, Lewis Hamilton, brilhar. O campeão mundial de 2008 dominou o treino classificatório deste sábado e conquistou sua primeira pole position na casa nova. Mais veloz nas três partes da atividade, o britânico cravou o tempo de 1m34s484 na superpole. Ele dividirá a primeira fila como Kimi Raikkonen, daLotus (1m34s761).
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Felipe Massa não conseguiu fazer a “quina” sobre Fernando Alonso. Neste fim de semana, o brasileiro tinha a chance de ser o primeiro companheiro de equipe a superar o espanhol por cinco vezes consecutivas em classificações. Massa largará em quinto, duas posições atrás do parceiro da Ferrari. Entre eles, ficou o outro carro da Mercedes, de Nico Rosberg.
O clima ruim na RBR em razão da polêmica do GP da Malásia, onde Sebastian Vettelultrapassou Mark Webber contra as ordens dos boxes, parece ter se refletido negativamente nas pistas neste sábado. O alemão escapou da pista no Q3, não marcou tempo e larga em nono, enquanto o australiano teve problemas no sistema de combustível do carro, foi eliminado no Q2 e começa em 14º no grid.
A TV Globo transmite o GP da China ao vivo a partir das 4h deste domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Se antes da temporada Hamilton foi criticado por muitos por trocar a McLaren pela Mercedes, em apenas três etapas o britânico mostra que sua aposta não foi equivocada. Enquanto o britânico já possui um pódio (Malásia) e uma pole (China), os pilotos de sua ex-equipe sofre com um carro que deixa a desejar neste início de ano. Neste sábado, Jenson Buttonconseguiu apenas o oitavo lugar no grid. Já o mexicano Sergio Pérez ficou no Q2 e começará a prova em 12º.
O treino começou morno. Os pilotos só foram para a pista oito minutos após o início, a maioria com pneus macios. O objetivo das equipes era poupar compostos médios para a corrida. A Mercedes dominou o Q1, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Na sequência apareceram os carros da Ferrari e da RBR. Felipe Massa ficou com o terceiro tempo. Os eliminados foram: Valtteri Bottas (Williams), Esteban Gutiérrez (Sauber) e as duplas da Marussia, Jules Bianchi e Max Chilton, e da Caterham, Charles Pic e Giedo van der Garde.
O Q2 foi marcado pelo abandono de Mark Webber, ao parar sem gasolina na curva 14 do circuito chinês. Segundo a RBR, o carro do australiano teve problemas de pressão no sistema de combustível (veja no vídeo). Com isso, Webber foi eliminado da superpole e terá que largar em 14º. Com ele, caíram fora Paul di Resta (Force India), Sergio Pérez (McLaren), Adrian Sutil (Force India), Pastor Maldonado (Williams) e Jean-Eric Vergne (STR). Hamilton seguiu dando as cartas, seguido por Alonso, Vettel e Massa. A surpresa da sessão ficou por conta de Daniel Ricciardo (STR), que avançou ao Q3 pela segunda vez na carreira (a última havia sido no GP do Bahrein de 2012). Ao ser informado da façanha do piloto do pequeno time italiano, Jenson Button da McLaren não escondeu a surpresa ao conversar com a equipe pelo rádio: “Uau!”.
A previsão de intenso desgaste dos pneus na corrida influenciou também a disputa da superpole. Nos primeiros minutos, apenas Vettel foi para a pista. O alemão fez uma volta de instalação, não marcou tempo e retornou ao pit lane. Fora isso, nenhuma movimentação até os instantes finais, quando todos pilotos deixaram os boxes em busca de voltas rápidas. Kimi Raikkonen foi o primeiro a aparecer no topo da classificação, mas logo foi superado por Lewis Hamilton, ambos com pneus macios. Alonso anotou o terceiro tempo e ficou no aguardo para ver se era superado por Massa. O brasileiro foi mais rápido que o espanhol nos dois primeiros setores, mas perdeu três décimos no último trecho da pista e acabou ficando apenas com o quinto lugar no grid. Ciente que a RBR não tinha ritmo para lutar pela pole, Vettel optou pelos pneus médios pensando na corrida, já que os pilotos precisam largar com os mesmos compostos que terminam o Q3. Porém, o alemão quase danificou seus pneus, ao perder o ponto de freada na curva 14 e sair da pista. Após a escapada, o atual campeão retornou aos boxes sem marcar tempo.
Confira o grid de largada pra o GP da China:
1 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m34s484
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m34s761 - a 0s277
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m34s788 - a 0s304
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s861 - a 0s377
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m34s933 - a 0s449
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m35s364 - a 0s880
7 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) -1m35s998 - a 1s514
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - 2m05s673 - a 31s189
9 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - sem tempo
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)- sem tempo
2 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1m34s761 - a 0s277
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m34s788 - a 0s304
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s861 - a 0s377
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m34s933 - a 0s449
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m35s364 - a 0s880
7 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) -1m35s998 - a 1s514
8 - Jenson Button (ING/McLaren) - 2m05s673 - a 31s189
9 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - sem tempo
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)- sem tempo
Eliminados no Q2:
11 - Paul di Resta (ING/Force India) - 1m36s287
12 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m36s314
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m36s405
14 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m36s679
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m37s139
16 -Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m37s199
11 - Paul di Resta (ING/Force India) - 1m36s287
12 - Sergio Perez (MEX/McLaren) - 1m36s314
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m36s405
14 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m36s679
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m37s139
16 -Jean-Eric Vergne (FRA/STR) - 1m37s199
Eliminados no Q1:
17 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m37s769
18 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - 1m37s990
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1m38s780
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m39s537
21 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1m39s614
22 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m39s66
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17 - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1m37s769
18 - Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - 1m37s990
19 - Jules Bianchi (FRA/Marussia) - 1m38s780
20 - Max Chilton (ING/Marussia) - 1m39s537
21 - Charles Pic (FRA/Caterham) - 1m39s614
22 - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1m39s66
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