quinta-feira, 11 de abril de 2013

Traficantes trocavam drogas por carros de luxo




Polícia Federal de Natal descobriu que o bando agia entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. O chefe está numa CPPL

Automóveis de luxo, furtados ou roubados nas ruas de Fortaleza, eram trocados por cocaína pela quadrilha, em São Paulo, segundo informações obtidas pela PF nas investigações. Ontem, o órgão realizou a ´Operação Carcará´ FOTO: RODRIGO CARVALHO
A Polícia Federal do Rio Grande do Norte começou a desarticular, ontem, uma extensa quadrilha que agia entre aquele Estado e o Ceará, com conexão em São Paulo. O grupo, segundo as autoridades, era o responsável por trazer drogas do Sul do País para o Ceará e aqui trocá-las por carros de luxo, importados, que eram roubados na capital cearense. Em seguida, os veículos eram levados para o Sudeste do País, servido como moeda de troca do narcotráfico. Pelo menos, cinco pessoas foram identificadas e presas, ontem, durante a ação que a PF batizou de ´Operação Carcará´.

A PF não divulgou os nomes dos envolvidos, mas revelou que um dos ´cabeças´ do grupo é um traficante cearense, de 43 anos de idade, que já está preso. Ele se encontra recolhido numa das Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs), no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Prisões
Conforme a PF, mesmo estando atrás das grades, o traficante comandava as ações de sua quadrilha, ordenando a remessa de drogas (cocaína) para Fortaleza e trocando a droga por carros luxuosos que eram roubados nesta Capital. Na manhã de ontem, agentes da PF saíram de Natal e foram até a cidade de Mossoró, próxima da divisa com o Ceará, e prenderam a mulher do chefe do bando criminoso. A acusada, de 38 anos, também não teve seu nome divulgado pelas autoridades. Também durante a ´Operação Carcará´ foram cumpridos oito mandados de prisão e quatro de busca e apreensão.

Três dos suspeitos considerados ´alvos´ das investigações também já estavam presos no Rio Grande do Norte. Ele estão recolhidos na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró.

Conforme Nota à Imprensa, distribuída pela Superintendência da PF em Natal, no fim da tarde de ontem, "a Operação Carcará tem o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes na região de Mossoró. As investigações vinham sendo realizadas há mais de um ano e davam conta do tráfico praticado por uma organização criminosa que desenvolvia suas atividades contando com a participação de integrantes que já estavam presos".

Entre os detidos nas diligências ocorridas ontem, estão mais dois homens que agiam na distribuição de drogas entre os dois Estados nordestinos. A PF tenta, agora, recuperar os carros luxuosos trocados por cocaína em SP.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário