terça-feira, 2 de abril de 2013

Cana-de- açúcar misturada com ureia garante a alimentação do gado na seca



A alimentação do gado por meio da cana-de-açúcar enriquecida com ureia é usado para bovinos de leite e corte, em confinamento ou a pasto, dependendo do nível de produção de leite ou ganho de peso esperado

cana ureia
A cana-de-açúcar é uma das poucas plantas forrageiras que, depois de crescer ao longo da época das chuvas, consegue manter a qualidade nutricional na seca
A cultura da cana-de-açúcar deve ser tecnicamente bem estabelecida e manejada para que se consiga obter altas produções. Ela é uma das poucas plantas forrageiras que, depois de crescer ao longo da época das chuvas, consegue manter a qualidade nutricional nesse período. Uma das únicas que, justamente no auge da seca, atinge a sua mais alta qualidade nutricional, apesar de apresentar um baixo teor de proteína que, na verdade, é um componente vital para a mantença e o crescimento, para o sistema imunológico dos bovinos e para a produção, mas que pode ser corrigido.

“O baixo ou nulo crescimento das pastagens durante o período seco do ano, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, determina a necessidade de se produzir e conservar forragens para uso nesta época, visando assegurar níveis estáveis de produção de leite e reprodução do rebanho”, afirma o professor Rodolpho de Almeida Torres, do curso Cana-Ureia – Alimento de Baixo Custo para Bovinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Portanto, esse sistema de alimentação por meio da cana-de-açúcar enriquecida com ureia e enxofre pode ser usado para gado de leite ou corte, em confinamento ou a pasto, durante o período seco do ano, com fornecimento de concentrado ou não, dependendo do nível de produção de leite ou ganho de peso esperado.

É uma tecnologia simples, de fácil implementação, tornando-se especialmente indicada para produtores com baixa capacidade de investimento. A adoção dessa tecnologia pode contribuir para: aumento e estabilização da produção de leite aos níveis obtidos durante o período das chuvas; redução da idade ao primeiro parto; redução do intervalo de partos; manutenção das altas taxas de lotação obtidas pela intensificação e manejo das pastagens, com retornos econômicos.

A opção pela cana-de-açúcar levou em conta os atributos favoráveis: cultura permanente, exigindo poucos tratos; baixo custo de produção; elevados rendimentos de forragem rica em açúcar e bem consumida pelo gado; o fato de dispensar conservação de forragem.

Também se deve considerar que, economicamente, a cana-de-açúcar é muito importante. É utilizada para produção de açúcar; álcool; aguardente; forragem e subprodutos, como: pontas de cana, bagaço, melaço, torta de filtro, vinhaça dentre outros. Além dessa importância para o setor econômico, ainda tem a questão social, a cana-de-açúcar gera milhões de empregos (diretos e indiretos) no país.

No Brasil, existem duas épocas de safra. Devido a condições climáticas, tem-se duas épocas de colheitas (corte) e moagem da cana-de-açúcar. No chamado Norte açucareiro (Estados da região nordeste), a safra se inicia em agosto/setembro e vai até marco/abril. No Sul açucareiro (Estados produtores do Centro-Sul), o qual Minas Gerais faz parte, a safra se inicia em maio e se estende até novembro/dezembro.

A tecnologia cana + ureia
cana ureia
A função da ureia é fazer com que todo o capim seco ingerido pelos animais seja muito bem aproveitado
A ureia é um produto extraído do petróleo e é utilizada na alimentação dos bovinos. Sua função é fazer com que todo o capim seco, ingerido pelos animais seja muito bem aproveitado. Vale relembrar que a cana pode ser colhida para ser utilizada em até dois dias, não mais que isso e deverá ser armazenada em local sombreado para que não perca qualidade.

Efetue a picagem da cana

A cana inteira (colmo + ponta) só deve ser picada momentos antes de ser enriquecida com ureia para ser fornecida aos animais. Quando as facas da picadeira estão bem amoladas e ajustadas para um corte uniforme, aumentam o consumo de cana e reduzem o gasto de energia e desgaste da picadeira.

A adoção da tecnologia cana-de-açúcar + ureia é simples, envolvendo, basicamente, os seguintes passos:

- Preparação da mistura ureia e fonte de enxofre (U + S): 
Pode ser previamente preparada em quantidade suficiente para alimentar o rebanho por vários dias. A mistura recomendada é composta de nove partes de ureia e uma parte de sulfato de amônio ou oito partes de ureia e duas partes de sulfato de cálcio. Com essas proporções, obtém-se uma relação N:S da ordem de 9:1 a 16:1. Uma vez preparada, a mistura U + S deve ser guardada em saco plástico em local seco e fora do alcance dos animais.

- Colheita da cana-de-açúcar
Pode ser efetuada a cada dois dias, utilizando a planta inteira – colmo e folhas.

- Picagem da cana
É feita no momento de fornecer aos animais, para evitar fermentações indesejáveis, que irão reduzir o consumo.

- Dosagem de ureia e fornecimento da mistura cana + ureia: 
1- Primeira semana (período de adaptação): usar 0,5% de ureia na cana-de-açúcar. Para 100 kg de cana picada, adicionar 500 g da mistura ureia + fonte de enxofre, diluída em quatro litros de água;

2- Segunda semana em diante (período de rotina): usar 1% de ureia na cana-de-açúcar. Para 100 kg de cana picada, adicionar um quilo de ureia + fonte de enxofre, diluída em quatro litros de água;

A diluição de ureia em água é indicada para facilitar e assegurar a incorporação uniforme da ureia à cana-de-açúcar.


Leia mais: http://www.cpt.com.br/artigos/cana-de-acucar-misturada-com-ureia-garante-a-alimentacao-do-gado-na-seca#ixzz2PImCEcNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário