sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Russomanno perde cinco pontos

São Paulo (AE) - O candidato Celso Russomanno (PRB) caiu cinco pontos porcentuais em uma semana, de 35% para 30%, segundo a última pesquisa Datafolha sobre a eleição em São Paulo, divulgada ontem. O petista Fernando Haddad subiu de 15% para 18% e o tucano José Serra oscilou de 21% para 22%.

Com isso, Serra e Haddad voltam à situação de empate técnico da qual haviam saído na pesquisa anterior - naquele levantamento, o tucano abria seis pontos porcentuais de vantagem. Mas é um empate no limite da margem de erro - em termos estatísticos, é improvável que Serra não esteja em segundo lugar, se a pesquisa estiver correta.

Na quarta, o instituto Ibope também detectou um empate técnico entre os dois, mas mostrou Haddad numericamente à frente de Serra pela primeira vez (18% a 17%). O Ibope também mostrou Russomanno com 34%, quatro pontos porcentuais a mais do que o resultado registrado no Datafolha. Russomanno, com passagem praticamente assegurada para o segundo turno, venceria qualquer dos adversários em um confronto direto se a eleição fosse hoje. Contra Serra, o placar seria de 50% a 34%. Contra Haddad, venceria por 49% a 34%. Uma improvável disputa entre PSDB e PT no segundo turno seria vencida por Haddad. Ele teria 48%, ante 38% de Serra.

Queda

A intenção de voto em Russomanno no primeiro turno passou por oscilações bruscas nas últimas pesquisas, mas o mesmo não havia ocorrido em relação à projeção de segundo turno. Suas taxas, que estavam estáveis desde o começo de setembro, caíram na pesquisa divulgada ontem.

No confronto contra Serra, o candidato do PRB tinha 26 pontos de vantagem em 20 de setembro (57% a 31%). Agora, a distância caiu 10 pontos (50% a 34%).

Na disputa contra o adversário petista, Russomanno estava na frente com 25 pontos a mais (55% a 30%). Agora, a vantagem é de 15 pontos (49% a 34%). A taxa de rejeição é o principal obstáculo para o crescimento de Serra; 45% dos eleitores paulistanos afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Russomanno é rejeitado por 22%, e Haddad, por 24%.

O quarto colocado na pesquisa Datafolha é o peemedebista Gabriel Chalita, que chegou a 9% das intenções de voto. A seguir aparece Soninha Francine (PPS), com 4%, O Datafolha ouviu 1.799 eleitores de São Paulo entre quinta e quarta. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Cenários

A TV Globo, que divulgou ontem a pesquisa, não detalhou em que regiões da cidade ocorreram as principais mudanças no cenário eleitoral. Os dados do Ibope, porém, indicam que há um refluxo do eleitorado de Russomanno principalmente na zona oeste e na região central da cidade, áreas em que Haddad ganhou terreno recentemente.

DEM vai para terceiro em Fortaleza

São Paulo (AE) - Na quinta pesquisa eleitoral do Ibope em Fortaleza, divulgada ontem, o candidato do PSB à Prefeitura, Roberto Cláudio, subiu de 8% (em julho) para 25% e está pouco à frente do petista Elmano de Freitas, que em julho tinha 4% e ontem fechou com 21% das intenções de voto.

Ambos tiraram Moroni Torgan (DEM) da liderança - em julho, ele aparecia com 32% e agora tem 17% das intenções de voto.

Lacerda mantém liderança em Belo Horizonte

Belo Horizonte (AE) - O prefeito Marcio Lacerda (PSB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em mais uma pesquisa eleitoral, divulgada ontem. Segundo o Datafolha, o socialista tem 45% das intenções de voto, quatro pontos percentuais a menos que no levantamento divulgado em 12 de setembro, mas ainda está 13 pontos percentuais à frente do ex-ministro Patrus Ananias (PT), que aparece com 32% de preferência do eleitorado, ante 31% registrado na pesquisa anterior.

O levantamento foi realizado com 1.277 eleitores da capital nos dias 25 e 26 de setembro. Entre os entrevistados, 9% declararam voto branco ou nulo e 8% afirmaram que não sabem em quem vão votar. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando apenas os votos válidos, Lacerda tem 55% da preferência do eleitorado, contra 39% de Patrus.

Entre os candidatos, o terceiro lugar ficou com a candidata Vanessa Portugal (PSTU), que também oscilou um ponto porcentual para cima, passando de 2% no levantamento divulgado no início do mês para 3%. Já Maria da Consolação (PSOL) e Alfredo Flister (PHS) mantiveram os mesmos 1%, enquanto Tadeu Martins (PPL), que também havia aparecido com 1%, não pontuou na pesquisa mais recente. Pepê (PCO) não atingiu 1% em nenhuma das duas.

Fortunati amplia vantagem em Porto Alegre

Porto Alegre (AE) - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, ampliou a vantagem sobre seus concorrentes em pesquisa do Datafolha divulgada na noite de ontem pela RBS TV. Ele tem 47% das intenções de voto na modalidade estimulada, um índice seis pontos porcentuais superior ao da sondagem anterior, divulgada no dia 12 de setembro, quando tinha 41%. Na mesma comparação, Manuela D'Ávila (PC do B) caiu de 30% para 24% e Adão Villaverde (PT) subiu de 7% para 9%. Roberto Robaina (PSOL) manteve 2% e Wambert Di Lorenzo (PSDB) 1%. Jocelin Azambuja (PSL) e Érico Correa (PSTU) não pontuaram.

O resultado indica a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno na capital gaúcha. Se computados só os votos válidos, Fortunati teria 56% da preferência, Manuela 29%, Villaverde 10%, Robaina 3% e Di Lorenzo 1%. Na única projeção feita para o segundo turno, Fortunati venceria Manuela por 53% a 32%.

A pesquisa confirma tendência detectada pelo Ibope na semana passada, quando Fortunati tinha 45% das intenções de voto e Manuela 28%. O Datafolha entrevistou 1.152 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

ACM Neto cai 8 pontos em Salvador
Salvador (AE) - Pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto em Salvador divulgada na noite de ontem aponta, pela primeira vez na campanha, a liderança de Nelson Pelegrino (PT) na disputa pela prefeitura. De acordo com o instituto, o petista conquistou 7% do eleitorado entre o último levantamento, divulgado há duas semanas, e este e passou o candidato do DEM, ACM Neto, que perdeu 8% no período, na preferência do eleitorado. Pelegrino aparece agora com 34% de intenções de voto, ante 31% do democrata. Como a margem de erro, segundo o Ibope, é de 3%, os dois estão tecnicamente empatados na liderança.

Em terceiro lugar, o ex-prefeito Mário Kertész (PMDB) aparece com 7% das intenções de voto, de acordo com o instituto, seguido por Márcio Marinho (PRB), com 4%, Hamilton Assis (Psol), com 2%, e Rogério da Luz (PRTB), com 1%. Segundo o Ibope, 15% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, enquanto 6% se disseram indecisos.

O instituto informou que o levantamento envolveu 805 eleitores e foi realizado entre os dias 24 e 26. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 000236/2012.

Em Curitiba, Ratinho Júnior lidera
Curitiba (AE) - O apoio do governo federal ao ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) ainda não surtiu o efeito necessário para garantir sua ida ao segundo turno das eleições em Curitiba. O deputado federal Ratinho Júnior (PSC) manteve a primeira colocação na disputa para a Prefeitura de Curitiba segundo a pesquisa Datafolha/RPC divulgada na noite de ontem.

Ratinho, filho do apresentador Carlos Massa, manteve os 32% conquistados na pesquisa do dia 11 deste mês. Já Gustavo Fruet permaneceu em terceiro lugar com 17%, um ponto porcentual a mais que na última pesquisa. Ele continua atrás do prefeito Luciano Ducci (PSB), que tenta a reeleição e tem o apoio do governador Beto Richa (PSDB), que obteve 25%, um ponto porcentual a menos que na pesquisa do dia 11. Em quarto lugar, o ex-prefeito Rafael Greca obteve 11% da preferência do eleitor e foi o candidato que mais subiu, foram quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário