quinta-feira, 6 de setembro de 2012


CMN assina convênio para implantação do sinal aberto da TV Câmara Natal


O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), e o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Edivan Martins (PV), assinaram um convênio que permite implantar o sinal aberto da TV Câmara Natal. No encontro, que ocorreu ontem, em Brasília, participaram da solenidade o deputado federal Henrique Alves (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Mota (PMN).

O acordo de cooperação técnica oficializa a participação da Câmara Municipal de Natal na Rede Legislativa de TV Digital. Com isso, a TV Câmara Natal passará a ser um dos primeiros canais do legislativo municipal do Brasil a ser transmitido em sinal aberto.

"É um momento histórico para a Câmara Municipal de Natal.  Essa é a maior conquista da TV Câmara Natal desde sua criação em 2003. O sinal aberto vai proporcionar maior transparência e democratizar a programação da nossa TV Câmara para que a sociedade possa acompanhar as atividades da Casa e a atuação dos vereadores", disse o presidente da CMN, vereador Edivan Martins. "Vamos agora levantar todas as necessidades técnicas para passar a transmitir nossa programação em canal aberto digital até o final do ano", destacou. 

O acordo de cooperação técnica para integrar a Rede Legislativa de TV Digital também foi firmado com as Assembleias Legislativas do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Acre e Paraná, e para a Câmara Municipal de Curitiba. 

"Nós estamos apostando, mais uma vez, nessa interação que deve existir entre o cidadão e o Poder Legislativo, já que é  preciso conhecer mais as ações, aquilo que é votado e o que está sendo discutido em todas essas casas legislativas", defendeu o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. 

A transmissão do sinal aberto digital vai utilizar os recursos da multiprogramação e da transmissão em alta definição. O recurso da multiprogramação permite que o mesmo canal (61) seja compartilhado por até quatro emissoras diferentes, o que, na prática, representa a possibilidade de veicular simultaneamente os sinais da TV Câmara, da TV Senado, da TV Assembleia e da TV Câmara Municipal. O sinal da TV digital chega às casas dos telespectadores de graça, em sinal aberto. 

Pioneirismo

A Rede Legislativa de TV Digital é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara com o menor custo possível. Os canais que integram a rede são os operados pela Câmara, pelo Senado Federal e por assembleias legislativas e câmaras municipais. Hoje, essas emissoras já existem nos serviços de TV por assinatura e antenas parabólicas.

Com informações da Assecam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário