sábado, 28 de janeiro de 2012

Defesa Civil do RN estimula ações preventivas contra possíveis desastres naturais em 2012

 

As coordenadorias regionais de Defesa Civil do Rio Grande do Norte, responsáveis pela atuação do órgão no interior do estado, estarão promovendo reuniões setoriais com representantes dos municípios localizados em áreas vulneráveis a desastres naturais. A iniciativa do Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, oficial do Corpo de Bombeiros Militar do RN, tem por objetivo antecipar as ações de prevenção do Governo do Estado a possíveis catástrofes naturais que possam surgir em 2012 em função do inverno.

No dia 1 de fevereiro, quarta-feira, às 9h, a coordenadoria regional de Defesa Civil do Oeste e Alto Oeste, estará reunida com representantes dos municípios de Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Guamaré, Macau, Pau dos Ferros, Pendências, Upanema, Apodi, Assu e Mossoró, no auditório do 2º Grupamento de Bombeiros, situado na Rua Felipe Camarão, Bairro Aeroporto, S/N, em Mossoró, onde serão discutidos os planos de contingências dos municípios, identificação e mapeamento das respectivas áreas de risco, os abrigos temporários existentes nas cidades, a necessidade de assistência social, psicológica e de saúde aos possíveis desabrigados, além da apresentação do decreto de criação da defesa civil de cada município.

"As reuniões previstas para ocorrerem com representantes dos municípios do interior do RN tem como foco principal o desenvolvimento de ações preventivas que ajudem a diminuir os danos provocados por possíveis acidentes e desastres naturais. Queremos dar apoio a consolidação das coordenadorias municipais de defesa civil e garantir que elas estejam alinhadas aos mesmos propósitos do processo pelo qual a Defesa Civil Estadual e Nacional estão passando", disse Tenente Coronel Josenildo Acioli.

Além dessa ação, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Seridó também prepara ação semelhante no dia 2 de fevereiro.

Defesa Civil registra em 2011 um crescimento de 54,05% de COMDECs no RN

Desde 2011, quando a governadora Rosalba Ciarlini nomeou o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), Tenente Coronel Josenildo Acioli, para assumir a Defesa Civil Estadual, o órgão vem passando por reestruturação. Neste período, 21 municípios do estado foram vistoriados pelos técnicos do órgão, que ainda enviou profissionais para participarem de simulados de Preparação para Desastres, em ações coordenadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, e do Seminário Internacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, na cidade de Brasília - DF. A coordenadoria estadual de Defesa Civil promoveu, também, em âmbito estadual, a 1º Oficina de Percepção de Riscos e Desastres, realizou audiência pública em João Câmara, em rememoração aos 25 anos do abalo sísmico naquele município, e distribuiu 23 toneladas de alimentos às vítimas das enchentes de Ipanguaçu. Representantes do órgão estadual também marcaram presença no VII Fórum Nacional de Defesa Civil, na cidade do Maceió/AL e no Curso de Capacitação para Ações de Redução do Risco de Desastres, realizado em Brasília/DF.

Entre os meses de janeiro e novembro de 2011, o Governo do Estado através da Defesa Civil, conseguiu implantar 17 coordenadorias municipais de Defesa Civil (COMDEC), o que resultou ao RN um total de 37 COMDECs, ou seja, um crescimento anual de 54,05% se comparado a realidade anterior. No entanto, a Coordenadoria Estadual ainda trabalha para diminuir a disparidade gerada por anos sem ações efetivas na área. Hoje, dos 167 municípios, 130 continuam sem órgãos de prevenção de catástrofes, ou seja, 77,84% das cidades potiguares ainda não possuem suas COMDECs.

"Temos que inverter a lógica. Ao invés de trabalharmos apenas em resposta às emergências, devemos priorizar a prevenção, por meio da construção de obras estruturadoras que, apesar de mais caras, oferecem mais segurança aos cidadãos", disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli, citando ainda a necessidade dos municípios de investirem em ações educativas que conscientizem a sociedade acerca do risco do descarte irregular de lixo e do desmatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário