quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Aloizio Mercadante é o novo ministro da Educação.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, substituirá o atual ministro da Educação, Fernando Haddad. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira pela ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. Haddad se desligará na próxima semana do governo federal para disputar a eleição para a prefeitura de São Paulo. O atual presidente da Agência Espacial Brasileiro, o gaúcho de Cachoeira do Sul Marco Antônio Raupp, substituirá Mercadante. 

Em nota, o ministro foi elogiado pelo trabalho à frente do MEC, que comanda desde 2005, ainda no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “A presidenta da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas funções”, diz a nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Nesta quarta-feira, a presidente já havia elogiado a gestão de Haddad, quando participou da inauguração de uma creche no distrito de Bracuí, em Angra dos Reis (RJ). "Grande ministro" e "melhor ministro da Educação do período democrático" foram algumas da expressões que marcaram os discursos de Dilma e do governador aliado Sérgio Cabral Filho (PMDB), que comparou o petista a educadores como Anísio Teixeira e Gustavo Capanema. O próprio Haddad, em seu rápido pronunciamento, fez um breve – positivo – balanço da sua gestão e bateu em uma possível bandeira de campanha: a da igualdade de oportunidades.

Professor licenciado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade de Campinas (Unicamp), Mercadante foi vice-presidente nacional e secretário de relações internacionais, além de integrante do Diretório Nacional e da Executiva Nacional. Foi eleito deputado federal em 1990 e 1999. Foi candidato à vice-presidente da República na chapa de Lula, em 1994. Em 2002, foi eleito senador.

No Senado, exerceu a Liderança do Governo até junho de 2006, quando foi candidato do PT ao governo de São Paulo. Em 2008, presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e foi eleito presidente da Representação Brasileira no parlamento do Mercosul. Em fevereiro de 2009, foi eleito por unanimidade líder da bancada do PT no Senado Federal e líder do governo. Em dezembro de 2010, foi confirmado pela presidente eleita Dilma Rousseff no comando do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Haddad, Mercadante e Raupp estarão na primeira reunião ministerial de 2011, marcada para segunda-feira. No mesmo dia, Haddad ainda comandará a cerimônia que marcará a meta de um milhão de bolsistas atingida pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). As exonerações e nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União de segunda ou terça-feira. A posse e transmissão dos cargos estão previstas para terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário