quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


Condenado no STF, Genoino toma posse hoje como deputado federal

Genoino foi condenado a menos de 8 anos de prisão e, por isso, iniciará sua punição em regime semiaberto


Da Redação
Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino esteve ontem na Câmara, onde entregou os documentos necessários para tomar posse como deputado federal. Ele teve 92.362 votos nas eleições de 2010 e ficou como suplente. Sua posse está marcada para hoje: ele assume seu sexto mandato em consequência da eleição do ex-deputado Carlinhos Almeida para a prefeitura de São José dos Campos.
“Só falo amanhã, depois da posse”, disse Genoino, após visitar a liderança do PT. “Hoje, nem no pau de arara. E tem o pau de arara antigo e o moderno. Amanhã, depois da posse, vocês me bombardeiam”, disse o ex-presidente do PT aos jornalistas. Segundo aliados, o petista espera permanecer no mínimo um ano no cargo. Genoino não estava tão otimista até o dia 21 de dezembro, quando se cogitava a hipótese de ter prisão decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, o que não aconteceu.
Na decisão em que negou o pedido de prisão, Barbosa, que foi o relator do processo, argumentou que o entendimento da corte é de  apenas aplicar punições quando não houver mais recursos dos advogados de defesa. Quando isso ocorrer, ainda sem previsão, ele passará a cumprir a pena imposta pelo Supremo e perderá automaticamente o mandato.
Genoino foi condenado a menos de 8 anos de prisão e, por isso, iniciará sua punição em regime semiaberto. Com Genoino, serão quatro os deputados federais condenados pelo mensalão: também estão na berlinda João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). O STF determinou a perda de mandato, mas deputados entendem que só a Câmara pode cassá-los.

No total, a Câmara dos Deputados deve dar posse a partir de hoje a 27 suplentes que assumirão as vagas abertas com as renúncias dos titulares que foram eleitos prefeitos. A Secretaria-Geral da Mesa marcou para hoje uma cerimônia de posse coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário