terça-feira, 26 de março de 2013

"Venha cá meu bem" pra quem abusar do som alto em Umarizal.



@ Azevedo Carneiro 

O delegado da Policia Civil de Umarizal, Daniel Lucena disse que irá coibir o som alto de carros e paredões em ruas e bairros de Umarizal. De acordo com o agente, a princípio está sendo realizado um levantamento de dados para saber quais são os dias em que ocorre mais uso de som em volume elevado. Após esse estudo, os policiais vão trabalhar para coibir a prática.

“A gente vai trabalhar em conjunto com a policia militar para impedir isso. Primeiro a gente faz o trabalho educativo e se não da certo, a gente faz o que costumamos chamar na polícia com muito carinho, é o ‘venha cá meu bem’. A gente apreende o paredão e ai só o juiz solta”, disse o delegado em entrevista nessa segunda-feira, 25, no programa Evidência pela FM Fraternidade.

Daniel disse que irá enquadrar quem abusar de paredões de som na Lei da Perturbação do Sossego que dá pena de até 3 meses e/ou multa. “A gente está só esperando a chegada de um decibelímetro (aparelho usado para medir os decibéis, volume do som), pra começar a enquadrar o pessoal nessa lei”, destacou.

De acordo com o delegado, o trabalho de coibir o som alto, além de garantir ordem pública, protege as pessoas de uma série de problemas de saúde. Lucena apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que demonstram que o alto ruído propagado por paredões pode causar danos permanentes ao ouvido humano. "E não é só questão de surdez não, os ruídos são responsáveis por inúmeros outros problemas como a redução da capacidade de comunicação e de memorização, perda ou diminuição da audição e do sono, envelhecimento prematuro, distúrbios neurológicos, cardíacos, circulatórios e gástricos”, citou.

O delegado pediu ainda que o poder legislativo de Umarizal, junto ao executivo trabalhe na elaboração de uma lei mais clara que determine regras mais explícitas para que a polícia possa trabalhar em cima dela para coibir a prática. “Apelo ao poder legislativo municipal para regular essa situação. Pra gente melhor desenvolver esse trabalho de coibir essa prática, a gente pede pra que o poder legislativo comece a elaborar uma lei sobre isso”, completou.

Uzl em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário