sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

EMAGRECER COM SAÚDE É MUITO MELHOR !


Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando a respeito da importância de adotar um estilo de vida mais saudável para viver melhor. A pesquisa Vigitel 2013, do Ministério da Saúde, relevou que pela primeira vez em oito anos consecutivos o percentual de excesso de peso e de obesidade se manteve estável no país.

A pesquisa também mostrou um aumento de 11% em cinco anos no percentual de atividade física no período de lazer e o consumo recomendado de frutas e hortaliças também aumentou 18% nos últimos oito anos. No entanto, hábitos alimentares inapropriados permanecem na rotina de muitos brasileiros como, por exemplo, a substituição do almoço ou jantar por lanches com baixo valor nutritivo e consumo excessivo de gordura saturada. 

Portanto, é importante alertar que, mesmo em processo de melhoria, ainda temos 50,8% dos brasileiros acima do peso ideal e, dentro deste grupo, 17,5% são obesos. Sendo assim a promoção da saúde por meio do conhecimento é muito importante. A mudança de atitude envolve melhorar a alimentação, realizar atividades físicas e tudo sempre acompanhado por profissionais da área de saúde.

Veja algumas dicas que auxiliam a perder peso de forma saudável:

- Na hora de escolher uma dieta, opte por aquela que tiver mais a ver com o seu perfil;
- Antes de optar por essa ou aquela dieta, converse com o seu médico ou nutricionista de confiança. Quanto mais informação tiver, melhor será a sua decisão; 
- Tente programar as refeições com maior antecedência e evite convites que podem obrigá-lo a sair da dieta. Se souber exatamente onde, quanto e o que vai comer, as chances de você não quebrar a dieta serão menores;
- Reduza a frequência de ambientes obesogênicos, como happy hours e restaurantes fast food. 
- Em matéria de emagrecimento, acredite: equilibrar o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras é sempre melhor do que simplesmente restringi-lo;
- Devagar e sempre. Ainda não inventaram maneira mais segura de emagrecer. Desconfie das dietas que prometem eliminar 2 quilos ou mais por semana. No mundo das dietas, nenhum regime é revolucionário. 
- Seja realista. E procure traçar metas realistas de emagrecimento também. Que tal fazer planos a médio e longo prazo, como perder 1 kg por mês, por exemplo?
- Não basta comer menos. É preciso mexer-se mais. Faça exercícios físicos!

Lembre-se, uma simples mudança no estilo de vida faz toda a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário