sexta-feira, 30 de novembro de 2012


TRÁGICO ACIDENTE COM VÍTIMAS FATAIS NA RN 117

 
Uma colisão envolvendo três veiculos na Rn 117, cerca de 20 km, a caminho da cidade de Govennador Dix sept Rosado, com duas pessoas mortas presas as ferragens e três socorridas com ferimentos para o Hospital Regional Tarcisio Maia em Mossoró. O sinistro aconteceu por volta de 20 horas de quinta feira 29 de Novembro de 2012.
Uma das pessoas mortas, conhecida apenas como "Ivaneide" aparentando 30 anos de idade, residente em Caraubas. A mesma era esposa de "Antonio Osorio de Sousa", condutor de um dos veiculos envolvidos no acidente. Antonio foi socorrido para Tarcisio Maia em Mossoró. 
Uma adolescente, vitima fatal, não foi identificada no local. Uma criança, passageira de um dos carros, sofreu fratura em uma das pernas e foi socorrida para Mossoró. 
Os veículos envolvidos, um Gol prata com placas de Caraúbas, Um Corsa Verde de Placas MXL3121 Mossoró e um Hyundai prata placas NUZ 6686 Fortaleza no estado do Ceará. 
Segundo informações o motorista do Hyundai, trafegava com destino a Mossoró, teria tentado desviar de um animal na pista e colidiu frontalmente com o Gol que trafegava no sentido contrário. As duas pessoas mortas estavam no gol. O Corsa que trafegava pela via, foi envolvido no acidente. O condutou nada sofreu. 
Os Motoristas dos dois veiculos foram socorridos para o Tarcisio Maia em Mossoró, com graves ferimentos. Informações ainda não confirmadas, as vitimas fatais, seriam irmãs e moravam em Caraubas. 
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Mossoró, auxiliaram na remoção dos corpo presos as ferragens. Após a pericia no local, peritos do Instituto Tecnico e Cientifico de Policia, Itep, removeram os corpos para os procedimentos em Mossoró.




 





O Câmera

Produtores de soja de MT fazem as contas de lucros com a safra



Plantio da soja foi concluído em todo o estado.
Lavouras estão se desenvolvendo bem e devem gerar um bom lucro.


Na propriedade de Jaime Farinon, em Sinop, norte de Mato Grosso, os 3 mil hectares de soja plantados estão se desenvolvendo bem. Jaime espera colher uma boa quantidade de sacas por hectare.
Elmo Leitzke cultiva 2.300 hectares de soja e também está contente com o desenvolvimento da lavoura. Ele diz que fez os tratamentos preventivos contra ferrugem, mas reclama da alta no custo de produção.
O que dá mais tranquilidade ao produtor nesta safra que está no campo são os preços no mercado futuro, que indicam novamente um horizonte positivo. Lá fora, a cotação do dólar está 30% mais alta do que na mesma época no ano passado.
O produtor Leonildo Barei está cultivando 700 hectares em Sinop e já tem uma ideia de quanto vai lucrar nesta safra. Considerando o custo total da lavoura, ele acha que a soja vai trazer um lucro médio de R$ 140 por hectare. “O produtor hoje tem que entender de gestão empresarial, tem que pegar a calculadora para se projetar e ter um bom negócio com a janela de oportunidade”, diz.
O último relatório da Conab mostra que a produção da soja, em Mato Grosso, pode chegar a 24 milhões de toneladas, 10% a mais que na safra passada.

Candeal entra na luta contra a Aids


O mundo inteiro se volta neste sábado, 1º, Dia Mundial de Luta  contra a Aids, para a divulgação da importância do sexo seguro, principalmente entre os mais jovens, público no qual o índice de contaminação é crescente.
Em Salvador, a programação que começa pela manhã terá a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e irá incluir o lançamento do Boletim Epidemiológico Aids 2012, a premiação do Concurso Cultural de Hepatites Virais para Manicures e Tatuadores, do Festival Internacional de Humor em DST/Aids e, no final da tarde, um show promovido por grandes artistas da MPB, na Praça Wilson Lins, na Pituba.
As atividades terão início às 10 horas, na Associação Pracatum Ação Social, no Candeal, onde o presidente da instituição, o cantor Carlinhos Brown, recepcionará a comitiva da saúde composta pelo ministro Alexandre Padilha, o diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, Dirceu Greco, e do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. 
As autoridades vão realizar o teste rápido para detecção do vírus da AIDS para estimular as pessoas a fazerem o teste e conscientizá-las sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que cerca de 135 mil brasileiros não sabem que são portadores do vírus.
Ainda no Candeal, a programação do dia de combate à doença contará com gravação de um programa, na Praça das Artes, onde serão discutidas ações de prevenção, mediadas pela apresentadora Penélope Nova.
O objetivo, segundo a Sesab, é chamar atenção do público jovem sobre os perigos do sexo sem camisinha.
De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Alcina Andrade, embora a Bahia não esteja entre os estados com maior número de casos, algumas mudanças no perfil de contaminação têm chamado atenção. “Temos percebido o aumento dos casos no público feminino, principalmente entre a população mais jovem”, relatou a superintendente.
Segundo ela, a epidemia da doença também já chegou ao interior baiano. “Nós chegamos à conclusão que o não uso da camisinha virou um fator banalizado, as pessoas esquecem dos riscos que correm, acham que o tratamento com os antiretrovirais irá curá-los, o que é um engano”, lamentou Alcina. Ela também chama atenção para a importância da detecção do vírus para o tratamento.
“O sistema de saúde oferece a testagem do vírus o ano inteiro. É rápido, gratuito e o resultado fica pronto em poucos minutos”, garantiu. 

Expectativa de vida do brasileiro muda cálculo de aposentadorias

O Ministério da Previdência Social divulgou na quinta-feira, dia 29, a nova tabela do fator previdenciário que será usada para o cálculo das futuras aposentadorias por tempo de contribuição.
Os índices foram alterados com base na expectativa de vida do brasileiro, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ministério esclarece que a nova tabela será usada apenas nos novos pedidos de aposentadorias. Os benefícios antigos não serão alterados.
A expectativa de vida ao nascer no país subiu de 73,8 anos, em 2010, para 74,1 anos, em 2011, conforme o IBGE. No entanto, o ministério informa que as projeções do IBGE revelaram que, na faixa etária de 52 até 80 anos, “a expectativa de sobrevida caiu, o que vai beneficiar os segurados.” Isso porque a expectativa de sobrevida do segurado é levada em conta no cálculo do fator previdenciário, assim como a idade do segurado e o tempo de contribuição.
Por exemplo, um homem com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição “poderia ter 17 dias a menos de tempo de contribuição para receber  benefício de mesmo valor. O fator previdenciário, neste caso, teve uma pequena alteração. Passou de 0,715 para 0,716.”
Criado em 1999, o fator visa a desestimular o trabalhador a aposentar mais cedo. Assim, se ele solicitar a aposentadoria com pouca idade, o fator será menor e, como consequência, o valor do benefício também diminui. A fórmula é usada somente para as aposentadorias por tempo de contribuição. Para solicitar a aposentadoria por contribuição, o homem precisa ter contribuído por 35 anos, e a mulher, por 30 anos.
O fator não é aplicado nas aposentadorias por invalidez e especial. No caso da aposentadoria por idade, o uso é opcional, apenas para aumentar o benefício, segundo o ministério.

Felipão e Parreira retornam à seleção

Após divulgação extra-oficial na quarta-feira, a CBF confirmou oficialmente ontem pela manhã a volta de Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira à seleção do Brasil

Após divulgação extra-oficial na quarta-feira, a CBF confirmou oficialmente ontem pela manhã a volta de Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira à seleção do Brasil. Enquanto Felipão terá a função de treinador, Parreira será o coordenador técnico do esquadrão brasileiro.
Parreira, campeão do mundo como técnico em 1994, e Scolari, comandante do penta em 2002, também concordaram ao afirmarem que se sentem "jovens" e "rejuvenescidos" no retorno à seleção.

DF 1 branco assassinado para cada 7 negros, indica estudo



Índice leva em consideração número absoluto de mortes violentas em 2010.
Comparação proporcional por raça coloca o DF em 4º lugar em ranking.

Do G1 DF

Levantamento do Mapa da Violência mostra que sete negros são assassinados no Distrito Federal para cada branco vítima de homicídio. O número é mais que o dobro da média nacional, de três negros assassinados para cada branco. As informações se referem ao número absoluto de mortes violentas registradas em 2010, sem levar em consideração o percentual de população de cada raça.
Os dados foram divulgados nesta quinta (29) e são resultado de uma pesquisa realizada em parceria pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e pela Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Social, do governo federal, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento abrange também registros entre 2002 e 2010 e dados por número de habitantes.
Sem levar em consideração o percentual de negros e brancos da população, a unidade federativa que com maior diferença entre as raças é Alagoas, com 40 negros assassinados para cada branco. Em seguida vem a Paraíba, com 29 negros para cada branco. Os estados do Sul são os únicos que registram maior número de mortes de brancos em relação a negros. Em Santa Catarina, são 6 brancos assassinados para cada negro; no Paraná e no Rio Grande do Sul a proporção é de 5 para 1.
A segurança pública é violenta contra os negros, a educação é excludente, o sistema de saúde atende de forma diferenciada as mulheres negras e a mídia por muito tempo colocou os negros numa condição de subserviência. É um conjunto de fatores que leva à banalização da morte da juventude negra, como se cada caso fosse mais uma coisa, uma figura que morreu"
Renísia Garcia Filino, doutora em Políticas Públicas, Gênero e Raça
Recorte por raçasQuando se leva em consideração o percentual de negros e brancos por grupo de 100 mil habitantes de cada raça, a proporção no DF é de cinco negros para cada branco assassinado (diferença de 406% nos índices de homicício entre as duas raças).
Esse índice, chamado de “vitimização”, coloca a capital na quarta posição entre as unidades da federação, atrás da Paraíba, que tem 1.824% mais mortes de negros do que brancos a cada grupo de 100 mil habitantes, Alagoas, com 1.713%, e Pernambuco, com 609%. A média nacional é de 132%. Nesse quesito, apenas o Paraná registra percentual negativo, com -42,6%. Os estados que vêm a seguir são Santa Catarina, com 5,8%, Acre, com 28,8%, e São Paulo, com 32,1%.
“Este índice é mais fiel ao quadro porque leva em consideração a quantidade de negros e brancos de cada lugar”, disse ao G1 o autor da pesquisa, Julio Jacobo Waiselfisz.
A pesquisa mostra ainda que mais que dobraram os casos de homicídio de negros em relação ao de brancos entre 2002 e 2010 no DF. De 2002 a 2010, o número de brancos assassinados pulou de 103 para 112, um aumento de 8,7%. Já entre a população negra, o número passou de 632 para 762, um crescimento de 20,6%.
20,6% foi o crescimento de homicídios entre negros de 2002 a 2010; entre os brancos, o crescimento foi de 8,7% no mesmo período.
O Distrito Federal fica em 18º lugar quando comparados os assassinatos de brancos por grupo de 100 mil habitantes, com índice de 10,4%. Já em relação a mortes de negros, o DF tem 52,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, 6º lugar no ranking entre as unidades da federação, de acordo com o estudo.
O DF também está entre as oito unidades da federação que ultrapassam a marca dos 100 homicídios para cada 100 mil jovens negros. Entre 2002 e 2010 houve queda de 12,5% nos assassinatos de jovens brancos do DF. Entre os jovens negros, o aumento foi de 10,8%.
“Preocupa enormemente não só o elevado índice de vitimização negra que encontramos em 2010. Preocupa mais ainda a tendência crescente do problema. Os níveis atuais de vitimização negra já são intoleráveis, mas se nada for feito de forma imediata e drástica, a vitimização negra no país poderá chegar a patamares inadmissíveis pela humanidade”, aponta o Mapa da Violência 2012.
Preocupação social
Para a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília Renísia Garcia Filino, doutora em Políticas Públicas, Gênero e Raça, os elevados números de homicídio contra os jovens negros no Brasil se devem ao que ela denomina “racismo estruturante”, que inclui o tratamento diferenciado a brancos e negros em diversas esferas e níveis da sociedade.
“A segurança pública é violenta contra os negros, a educação é excludente, o sistema de saúde atende de forma diferenciada as mulheres negras e a mídia por muito tempo colocou os negros numa condição de subserviência. É um conjunto de fatores que leva à banalização da morte da juventude negra, como se cada caso fosse mais uma coisa, uma figura que morreu”, disse.
Segundo Renísia, é necessária a aplicação de programas de combate à violência contra a população negra. “Existem recursos, mas muitos municípios não gastam. Isso tem a ver com a invisibilidade da mortalidade dos negros na sociedade”, afirmou.

Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df. Siga também o G1 DFno Twitter e por RSS.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Incêndio de grandes proporções atinge sede do Flamengo, na Gávea

@ Kaio Carneiro 

Segundo bombeiros, ginásio do clube pegou fogo.
Quartéis da Gávea e de Copacabana foram para o local.

Bombeiros dos quartéis da Gávea e de Copacabana tentam combater um incêndio de grandes proporções que atinge um ginásio do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (29). As informações são do quartel da região.

Até as 9h, não havia informações sobre feridos no local.

O Centro de Operações da prefeitura informou, às 9h15, que a Rua Gilberto Cardoso estava com uma faixa interditada na altura do incêndio para o trabalho das equipes e tinha trânsito com retenção no horário. As avenidas Epitácio Pessoa e Mário Ribeiro tinham problemas no horário.

O leitor Alison McGowan flagrou o incêndio e mandou foto para o VC no G1.

Bombeiros da Gávea e de Copacabana trabalham no combate às chamas (Foto: Alison McGowan/VC no G1)
Teto do ginásio Claudio Coutinho ficou em chamas (Foto: Alexander Grünwald/Globoesporte.com)
Ginásio do clube ficou danificado (Foto: Reprodução / TV Globo)

124ª Morte violenta em Mossoró em 2012: Traficante é morto em confronto com a Polícia Militar

@ Azevedo Carneiro 
Um individuo preso e outro morto em confronto com policiais da "Operação Mossoró Segura", durante a madrugada de quinta feira 29 de Novembro de 2012. O confronto aconteceu em uma residencia na Rua Juvenal Lamartine, proximo a Drogaria Aquarama, no Bairro Santo Antonio em Mossoró.

IMG_8328


A Central de Operações foi informada da existencia de quatro elementos, armados de pistolas e revolveres, comercilizando droga na residencia. A informação dizia que os mesmos estavam comemorando, na noite de quarta feira 28, o recebimento de 1,5kg de Crack. Segundo o Tenente Luiz Almeida, comandante da Operação, com a chegada das viaturas, parte do grupo fugiu pulando os muros das residencias.


29112012102

O individuo, conhecido apenas como "Yago", com passagem pela policia, por assalto a mão armada foi alvejado no confronto com os policiais e morreu a caminho do Hospital Regional Tarcisio Maia. Segundo informações, Yago, mora no Bairro Quixabeirinha e reagiu atirando contra as viaturas durante a abordagem policial.



Odailton Ferreira de lima, 23 anos de idade, morador do Bairro Quixabeirinha, foi detido com um revolver calibre 38 municiado. Odailton é foragido do Complexo Penal Mario Negocio, onde cumpria pena acusado de porte ilegal de arma de fogo. Ele disse que depois que fugiu, estava escondido no Bairro Santo Antonio, com medo de ser morto pelos seus inimigos do Quixabeirinha.



O tenente acredita que o grupo consegiu se desfazer do entorpecente, durante a fuga. No local, os militares encontraram 19 pedras de Crack embaladas prontas para o consumo e dois revolveres calibre 38, com algumas munições deflagradas.

Fonte: http://www.ocamera.com.br/site/post/3026

Explosões de bombas deixam 28 mortos no Iraque

 
A explosão de bombas em duas cidades com maioria muçulmana xiita, no sul do Iraque, deixaram 28 mortos na quinta-feira, afirmaram fontes da polícia e de um hospital.
Duas explosões perto de um restaurante na cidade de Hilla, a 100 quilômetros ao sul de Bagdá, mataram 26 pessoas.
Na cidade de Kerbala, um carro-bomba que explodiu perto de um terminal de ônibus onde peregrinos xiitas normalmente se concentram fez outras duas vítimas, disse um porta-voz do serviço local de saúde.
A violência no Iraque tem diminuído desde o período sangrento entre 2006 e 2007, mas muçulmanos sunitas ainda lançam ataques frequentes, tentando reacender o conflito sectário e minar as ações do governo liderado por xiitas para fornecer segurança ao país.
Na terça, carros-bombas que tinha como alvo xiitas que participavam de um velório deixaram 14 mortos em Bagdá.
(Reportagem de Ali al-Rubaie)

Descoberta maior ejeção de matéria de um buraco negro

Descoberta maior ejeção de matéria de um buraco negro
Esta concepção artística mostra o material ejetado da região em torno do buraco negro de elevada massa no quasar SDSS J1106+1939. Os quasares são núcleos galácticos extremamente brilhantes, alimentados por um buraco negro de elevada massa.[Imagem: ESO/L. Calçada]
Jato de quasar
Astrônomos descobriram um quasar com o jato mais energético já observado.
Este jato é pelo menos cinco vezes mais energético do que o último detentor do recorde.
A análise efetuada pela equipe mostra que uma massa de aproximadamente 400 vezes a do Sol é liberada pelo quasar a cada ano, deslocando-se a uma velocidade de 8.000 quilômetros por segundo.
Quasares são fenômenos luminosos produzidos quando material cai em um buraco negro, produzindo uma quantidade gigantesca de energia. Quanto maior o buraco negro, maior o quasar.
Muitos deles libertam enormes quantidades de material para as galáxias hospedeiras, sendo que esta expulsão de matéria desempenha um papel fundamental na evolução das galáxias.
No entanto, os jatos dos quasares observados não eram tão potentes como previsto pela teoria.
O quasar agora observado pelo telescópio do ESO, no Chile, é conhecido como SDSS J1106+1939.
Quasar e buraco negro
Embora os buracos negros sejam conhecidos por atraírem material, a maioria dos quasares também condensa uma parte desta matéria em torno de si mesmo, lançando-a depois a altas velocidades.
Como o material, assim como a luz, não consegue escapar do buraco negro supermassivo, os astrônomos acreditam que a energia e o material que escapam estáo sendo gerados e capturados do lado de fora do horizonte de eventos, provavelmente pelo estresse gravitacional e pelo intenso atrito no material que está caindo no buraco negro.
"A taxa à qual a energia é dissipada por esta enorme massa de material ejetado a altas velocidades pelo SDSS J1106+1939 é, pelo menos, equivalente a dois trilhões de vezes a energia liberada pelo Sol, o que é, por sua vez, cerca de 100 vezes mais do que a energia total liberada pela galáxia da Via Láctea - é, de fato, um jato monstruoso", diz Nahum Arav, membro da equipe. "Esta é a primeira vez que um jato de quasar mostra ter as altas energias previstas pela teoria."
Enigmas da cosmologia moderna
Muitas simulações teóricas sugerem que o impacto destes jatos nas galáxias que os rodeiam pode resolver vários enigmas da cosmologia moderna, incluindo como é que a massa de uma galáxia se encontra ligada ao seu buraco negro central, e porque é que existem tão poucas galáxias muito grandes no Universo.
No entanto, até agora permanecia incerto se os quasares conseguiam ou não produzir jatos de matéria suficientemente poderosos para dar origem a estes fenômenos.
O poderoso jato agora observado no transporta energia cinética suficiente para desempenhar um papel importante nos processos de feedback de galáxias ativas, os quais requerem uma entrada de energia mecânica de cerca de 5% da luminosidade do quasar - a taxa à qual a energia cinética está a ser transferida pelo jato é descrita como a sua luminosidade cinética.
O novo jato recentemente descoberto situa-se a cerca de mil anos-luz de distância do buraco negro de elevada massa, no coração do quasar SDSS J1106+1939.
Bibliografia:

Major contributor to AGN feedback: VLT X-shooter observations of SIV BAL QSO outflows
Benoit C.J. Borguet, Nahum Arav, Doug Edmonds, Carter Chamberlain, Chris Benn
The Astrophysical Journal
Vol.: Accepted paper

Felipão assume a seleção brasileira nesta quinta-feira (29)

Técnico do penta será confirmado pela manhã na sede da Confederação Brasileira de Futebol
Do R7
Djalma Vassão/Gazeta Press
Felipão foi o último técnico campeão com a seleção brasileira em Copa do Mundo

Luiz Felipe Scolari será confirmado como novo técnico da seleção brasileira na manhã desta quinta-feira (29). O anúncio oficial está marcado para acontecer na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, seis dias após a demissão de Mano Menezes. Carlos Alberto Parreira ainda deve anunciado como o coordenador de seleções.

Os blogueiros de Esportes do R7comentam o anúncio de Felipão a partir das 9h30. A entrevista coletiva na sede da CBF está marcada será às 10 horas. Acompanhe.

Dez anos após a conquista do pentacampeonato, Felipão volta para retomar o espírito da “Família Scolari” rumo à Copa 2014. Mas a história de títulos e conquistas ao longo de sua carreira recentemente foi manchada pelo rebaixamento do Palmeiras à Série B do Campeonato Brasileiro – Felipão foi o treinador do clube até 14 rodadas antes do término da competição.

Veja por que Felipão é o melhor nome para Copa 2014
Com fome, Ronaldo pede encerramento de evento da Fifa
Luiz Felipe Scolari assume seleção em sua pior fase
Ao lado de Felipão, o nome mais cotado é o de Parreira, no recém-criado cargo de coordenador de seleções. Com ele, os técnicos do tetra e do penta estarão juntos pelo hexa, em casa.

Contrariado com a demissão de Mano, o então diretor de seleções Andres Sanchez pediu demissão. O presidente da CBF, José Maria Marin explicou que ninguém o substituirá, no entanto, o cargo de Parreira será criado.