domingo, 30 de setembro de 2012


"Alemães vão destacar a Natal da Copa"


ENTREVISTA/ AMARO SALES - presidente da FIERN

Isaac Lira
 - Repórter

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, espera a recuperação do setor em 2013. Segundo Amaro, em 2012 as indústrias potiguares tiveram muitos problemas, principalmente no setor têxtil, com a queda do número de empregos. Contudo, para ele, há sinais de recuperação. "Em agosto, cresceu o nível de emprego no RN e esperamos que a partir disso possamos nos recuperar. É um crescimento tímido, mas cresceu", aposta. De volta de uma viagem à Alemanha, onde participou da IBA 2012 - Feira Internacional do Mercado Mundial de Panificação e Confeitaria - Amaro Sales anuncia a vinda de empresários alemães ao Estado, no intuito de promover um intercâmbio. "A Alemanha se aproxima do Brasil porque precisa de consumo", aponta. Ele também antecipa que Natal e outras cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 serão retratados em um documentário produzido pela TV alemã. "Entendemos que Natal será destaque", afirma. Confira:
Júnior SantosO presidente da Fiern acredita que Natal será destaque por conta da infraestrutura que tem, na área de turismoO presidente da Fiern acredita que Natal será destaque por conta da infraestrutura que tem, na área de turismo

O senhor acaba de voltar de uma viagem à Alemanha. O que foi discutido lá?

Fui para a maior feira de panificação mundial, que ocorre de três em três anos, na Alemanha. É quinta vez que vamos. É uma feira com 1,270 empresas e 12 pavilhões, como aquele do Centro de Convenções. O que há de mais moderno na área de pães, fábrica e congelamento está lá. Essa feira tem a preocupação com as novas tecnologias, tecnologia limpa e qualidade melhor para os produtos. Temos a parte de automação, produtos sustentáveis, etc. O faturamento do setor na Alemanha foi de R$ 14 bilhões de euros. É uma feira totalmente privada e trouxemos um pouco de conhecimento para disseminar na nossa região.

Há também a possibilidade de divulgação de Natal?

Fomos para Colônia e demos uma entrevista num canal de TV sobre a cidade de Natal. É uma rede de TV que está preparando um documentário sobre as cidades-sede da próxima Copa do Mundo. Esse material será preparado e a equipe virá em novembro para Natal. Será enfocado o turismo, a gastronomia, a infraestrutura, o esporte, etc. Nós demos essa entrevista e faremos um trabalho em conjunto, mostrando o trabalho do Sesi, do Iel, do Senai, etc. Fizemos essa parceria para construir junto esse documentário para mostrar o Estado. Entendemos que Natal será um destaque nisso, por conta da infraestrutura da cidade na área de turismo, principalmente a hotelaria. Pretendemos trabalhar também a parte social, com intercâmbios.

E em relação ao empresariado?

Nos reunimos com autoridades do estado da Renânia, onde tivemos um contato com empresários alemães e o presidente da Câmara do Comércio e Indústria. Os empresários estarão aqui no período de 25 a 26 de outubro numa visita formalizada junto a Federação das Indústrias. Iremos apresentar as empresas brasileiras, que terão a oportunidade de intercâmbios, parcerias e negócios. Nós estamos abrindo uma janela para a formatação de negócios. Consigo enxergar que a Alemanha tem expertise, um produto acabado, pesquisa, mas tem perdido mercado. Havia uma demanda na Europa, mas ela se aproxima do Brasil porque precisa de consumo. Faremos uma convocação aos empresários para participação nesta rodada de entendimento.

A Fiesp declarou recentemente que a crise no setor industrial deve demorar um pouco mais para ser superada. O que o senhor acha disso? Aqui no RN a situação é semelhante?

É preciso respeitar a opinião da Fiesp. O Estado de São Paulo é a grande máquina motriz, de puxar o desenvolvimento do país. Mas essa grande máquina é mais lenta, mais pesada, em função do seu tamanho. O Nordeste tem uma dificuldade por não ter grande infraestrutura. O Nordeste sofre mais. O Estado do Ceará e Pernambuco tem mais estrutura, mais investimentos, e têm a maior fatia do bolo. Trago uma preocupação com isso. O Governo Federal poderia investir mais nos outros estados. Temos setores como o de confecção, tecelagem, construção civil, etc, que passam por uma crise em 2012. Crise essa que já se arrasta, mas dá alguns sinais de recuperação. Em agosto, cresceu o nível de emprego no RN e esperamos que a partir disso possamos nos recuperar. É um crescimento tímido, mas cresceu. Esperamos um 2013 com maior crescimento.

Recentemente, uma empresa divulgou o interesse de instalar uma fábrica de torres de aerogeradores em João Câmara. O que o senhor acha disso? Estamos conseguindo atrair mais empresas, em detrimento de outros Estados, como o Ceará?

Nenhuma empresa no mundo se estabelece num local sem receber estradas, mão de obra treinada, infraestrutura de energia, incentivos fiscais, etc. A empresa precisa deste ambiente para se tornar competitiva. O que o sistema da Fiern pode oferecer é a qualificação. Ano passado, qualificamos 32 mil pessoas e esse ano são 42 mil. Um crescimento razoável. É preciso estrutura.

Qual a expectativa do setor com alguns dos incentivos anunciados pelo Governo?

A desoneração é a solução para um monte de problemas. Ninguém vai conseguir barrar a China sem desonerar alguns setores e cadeias produtivas. Os setores têxtil, de confecção, por exemplo, precisam disso. As desonerações são estratégicas, em setores estratégicos. Mas é preciso mais. Foram adicionados 25 setores, como o de alimentos e bebidas, mas o Governo terá de desonerar mais. Isso não é suficiente ainda. Acredito fortemente que essas iniciativas são bem vindas. O preço da folha de pagamento é uma questão, porque são muitas obrigações assumidas pelas empresas.

sábado, 29 de setembro de 2012


GOVERNADORA ACOMPANHA RETIRADA DE PACIENTES DOS CORREDORES DO WALFREDO GURGEL.

 
O Hospital Central Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) começou a receber na tarde desta quinta-feira (27), os primeiros pacientes que se encontravam nos corredores e enfermarias do Hospital Walfredo Gurgel (HWG).
A unidade disponibilizou 30 leitos de retaguarda e 05 leitos de UTI para promover o atendimento de clínicas médicas, regulados pelo SAMU no HWG.
A governadora Rosalba Ciarlini visitou os primeiros sete pacientes transferidos, conversou com cada um deles e seus familiares.
“Essa transferência vai ajudar bastante a promover um atendimento mais humanizado e acolher melhor o paciente. Eu estou vendo a alegria dos que foram transferidos. Eles estão acomodados numa enfermaria nova, bem estruturada. Isso me deixa muito feliz porque sei que estes pacientes vão ter uma recuperação muito mais rápida e o importante é servir à população com dignidade”, disse a Governadora.
 
No momento, Hospital Militar dispõe de 46 leitos, prontos para serem utilizados.
30 estão à disposição para regulação do SAMU dentro do Plano de Enfretamento da Crise na Urgência e Emergência no RN e 16 serão destinados aos pacientes da Polícia Militar.
O critério de escolha para transferência dos pacientes é puramente clínico, feito a través de uma triagem, coordenado pela equipe do SAMU no Hospital Walfredo Gurgel.
“Vamos receber pacientes clínicos com problemas cardiológicos, pulmonares, hematológicos, problemas clínicos de modo geral, que terão seus tratamentos finalizados, dando continuidade aqui no HCPG”, explicou Cel. Kleber Cavalcanti, diretor geral do Hospital da Polícia Militar.
André Xavier, 72 anos, esperava há 27 dias no Hospital Walfredo Gurgel por um procedimento cardiológico e segundo sua filha, Maria Leda Xavier, que acompanhava a transferência, agora a situação iria melhorar.

Fonte e Fotos: Fator RRH/Assessoria

Dilma discute acordo entre Mercosul e União Europeia


Brasília  (AE) - Em uma cruzada para aumentar o comércio com o Brasil, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, ressuscitou ontem, no encontro com a presidenta Dilma Rousseff, a tentativa de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Iniciada em 2000 e interrompida em 2006 por falta de qualquer tipo de avanço, o acordo voltou à pauta, agora com europeus muito mais interessados do que há 12 anos. "A presidenta Dilma e eu mandamos uma clara mensagem sobre nossa determinação de apoiar o comércio. Nós concordamos em resistir ao protecionismo e intensificar nossos esforços para atingir um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia que poderia gerar um 45 bilhões de libras (R$ 147 bilhões) em exportações para a União Europeia", afirmou o primeiro-ministro na declaração à imprensa depois do encontro com Dilma.
José Cruz/ABrVisita de David Cameron ao Brasil tem como foco o aumento do comércio entre os dois paísesVisita de David Cameron ao Brasil tem como foco o aumento do comércio entre os dois países

Na declaração, a presidenta não tratou do acordo. Ao falar de economia, apenas relatou que conversou com Cameron sobre a crise internacional e que reiterou ao primeiro-ministro a necessidade de que sejam ampliados os esforços para recuperação econômica da Europa. "O Brasil tem feito a sua parte quando desenvolve incentivos para o crescimento de empregos e à demanda doméstica. 

E fiz ver ao primeiro-ministro que, em plena crise, temos aumentado as nossas importações", afirmou Dilma. O assunto, no entanto, já havia sido levantado pelo presidente da União Europeia, Durão Barroso, em um encontro com Dilma em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, na última segunda-feira. Barroso prometeu vir ao Brasil para tentar acelerar as negociações.

A tentativa de retomar o acordo surge quando, em plena crise econômica mundial e com seus mercados internos em recessão, os europeus tentam de todas as formas abrir mercado para seus produtos. Boa parte da visita de Cameron ao Brasil girou em torno da necessidade de aumentar o comércio com o País, especialmente na via Reino Unido-Brasil.

O governo brasileiro vê com cautela esse súbito interesse no acordo. Há seis anos, quando as negociações foram abandonadas, o maior empecilho era justamente a falta de interesse da Europa em ceder mais, especialmente na área agrícola, que interessa diretamente ao Mercosul. Na época, quando também ainda se tentava levar adiante a Rodada Doha de abertura do comércio mundial, os europeus alegavam que "o bolso era um só" e não podiam ceder nas duas frentes: em Doha e com o Mercosul.

Agora, a Europa vê o Mercosul como um enorme mercado consumidor onde a crise parece não chegar com tanta força. Para os sul-americanos, no entanto, é preciso ver o que os europeus pretendem oferecer agora e, principalmente, recomeçar as negociações internas para ver quais são as áreas sensíveis e que produtos poderiam ser prejudicados pela abertura dos mercados. Em 12 anos, a situação local de produção, especialmente industrial, mudou consideravelmente.

Mesmo entre os europeus, um acordo não é consenso. Em fevereiro deste ano, a França do então presidente Nicolas Sarkozy negou que houvesse qualquer possibilidade de acordo. A resposta foi dada pelo ex-ministro da agricultura francês Bruno Le Maire. O temor da competição com a agricultura sul-americana é um dos principais entraves para a Europa. 

A mudança de governo na França e a crise que parece não ter fim podem ter mudado a visão dos franceses, mas ainda não há um sinal positivo sobre isso. Até o final deste ano deve haver uma primeira reunião técnica para retomada das negociações. 

Premiê britânico visita projeto social no Complexo da Maré

Rio (AE/ABr) - Com um forte aparato policial para despistar a presença do tráfico no complexo de favelas da Maré, na zona norte do Rio, o primeiro ministro britânico David Cameron visitou ontem um projeto social para crianças e adolescentes da comunidade. Para o percurso de cerca de 500 metros entre o Batalhão da Polícia Militar, onde desembarcou, e a ONG Luta Pela Paz, Cameron teve a ajuda de dois veículos blindados, um helicóptero e PMs armados com fuzis em patrulhas nas ruas da comunidade.

O Complexo da Maré não é pacificado e é dividido por quatro facções criminosas do tráfico de drogas. O projeto social visitado pelo primeiro ministro atende a cerca de 1.500 crianças e adolescentes que participam de oficinas de esportes, aulas de cidadania e cursos profissionalizantes. Na visita, cerca de 300 crianças e adolescentes receberam o britânico e discutiram o legado social dos jogos olímpicos.

O primeiro ministro ouviu das crianças um apelo para que os projetos de esporte e educação continuem mesmo após o fim dos jogos do Rio, em 2016. "É um projeto brilhante que está realmente ajudando crianças para que elas tenham um belo futuro", afirmou. Quatro atletas britânicos medalhistas olímpicos em Londres acompanharam a comitiva e treinaram com as crianças. "Não é só o esporte que aprendem, é conhecimento para a vida, e com isso eles podem ser campeões", afirmou o judoca Euan Barton.

Cameron também conversou com oito jovens lideranças sobre os problemas vividos na favela, como a violência e a falta de oportunidades. "Falei com ele que não adianta tentar melhorar a favela e escondê-la com um muro. O desenvolvimento tem que partir de dentro, com oportunidade", disse Graziela Barbosa, de 19 anos. Ela se referia ao muro de aço e vidro blindado que separa a favela da Linha Vermelha, via expressa da zona norte do Rio. A jovem participa há cinco anos das atividades da ONG e hoje trabalha no local como recepcionista. 

O morador Pedro Artur, 28 anos, que começou como aluno de boxe do projeto há 12 anos e hoje trabalha ajudando outras crianças de sua comunidade, teve oportunidade de conversar brevemente com Cameron, durante a visita. "Ele perguntou o que a gente fazia. Fiquei um pouco nervoso, mas não tanto quanto quando apertei a mão do príncipe Charles [herdeiro do trono britânico que visitou o projeto em março de 2009]", disse.

Segundo o antropólogo inglês Luke Dowdney, essas visitas permitem que políticos como Cameron conheçam a realidade de comunidades pobres. "Ele ficou muito interessado em conhecer os desafios dos jovens, quais os problemas, e os jovens falaram sobre a situação de violência."

TSE revela preocupação com pedidos de forças federaiAntes de aprovar o pedido de reforço pelas forças federais para o Rio Grande do Norte, nas eleições de 7 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai requisitar mais informações ao Tribunal Regional Eleitoral, do Estado. Pelo menos, quatro ministros do TSE, entre eles, a presidente, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, estão preocupados com o alto número de pedidos de ajuda das Forças Armadas encaminhados pela Corte potiguar.


Na noite de quinta-feira, 27, em sessão administrativa do Pleno do TSE, o julgamento do principal processo, que envolve a requisição de homens do Exército Brasileiro para 111 municípios (66,4% do total de cidades do RN) foi suspenso, por um pedido de vistas da ministra Cármen Lúcia. Esse pedido ocorreu após a relatora do processo, ministra Laurita Vaz, votar pela aprovação do envio de força federal para esse lote maior de cidades potiguares, em razão das justificativas apresentadas pelos Juízes Eleitorais. Um segundo processo, que abrange sete municípios, ainda está em análise pela ministra Nancy Andrighi.

No total, o TRE-RN solicitou  o procedimento especial das Forças Armadas, chamado de Garantia de Lei e Ordem (GLO), para 118 municípios [por erro de digitação no processo, o nome da cidade de Mossoró foi duplicado, por isso a soma anterior divulgada pelo TSE era de 119, mas foi corrigida, ontem). Proporcionalmente, o RN é o estado que tem o maior número de municípios, 70,6% do total, com pedido de reforço federal no TSE. No Piauí, 63,8% dos municípios querem reforço e no Pará, 46,8%.

Em números absolutos, o Piaui lidera o ranking, com pedido de tropas federais para 143 municípios. O RN é o segundo, e o estado do Pará, o terceiro, com 67. Ontem, o presidente da Corte Potiguar, desembargador João Batista Rebouças disse à TRIBUNA DO NORTE, através de sua assessoria de Comunicação, que "recebeu com tranquilidade" o pedido de vistas. "Todos os procedimentos recomendados pelo TSE", afirmou o desembargador João Rebouças, "foram cumpridos e, quando esse novo pedido de informações chegar, vamos responder aos questionamentos de imediato". 

Segundo ele, em relação às últimas eleições, não houve discrepância no pleito encaminhado pelo TRE-RN. Em  2010, a Corte Eleitoral do Estado requisitou tropas federais para 107 municípios - doze a menos. Até ontem, o TSE não havia oficiado a Corte Potiguar com esse novo pedido de explicações.

Em entrevista na manhã da quinta-feira, 27, o presidente do TRE potiguar aguardava a aprovação do pleito em sua integralidade. "Na reunião que tivemos com a ministra Carmem Lúcia, já estava praticamente acertado o envio de tropa para os 111 municípios, listados no primeiro processo. Ela queria apenas ouvir a governadora [Rosalba Ciarlini], que já fez ofício à ministra Laurita Vaz concordando com o pleito", afirmou o desembargador.

Antes do pedido de vista da presidente do TSE, indeferiram a solicitação feita pelo TRE potiguar os ministros Marco Aurélio, Dias Toffoli e Nancy Andrighi. Em sua justificativa, a ministra Cármen Lúcia teceu críticas: "a eleição é um dia de normalidade democrática por excelência. Há mais pessoas nas ruas, há a necessidade de maior garantia de ordem pública, mas não a esse ponto". Até agora, o TSE aprovou o envio de forças federais para 143 municípios,  de nove Estados (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins, Sergipe e Rio de Janeiro).

Delegados vão atuar nas 69 zonas eleitorais 

Para garantir a normalidade das eleições de 7 de outubro, o TRE-RN montou, em conjunto com os órgãos de Segurança, um esquema que inclui a disponibilização de um delegado de polícia civil para cada uma das 69 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte. Essa necessidade exigiu da Secretaria de Segurança Pública do RN o deslocamento de 18 delegados de Polícia Civil da capital para o interior. Esse é o número de comarcas descobertas e onde o comanda a DP fica à cargo de um policial militar. Por solicitação do presidente do TRE-RN, João Rebouças, os delegados devem se apresentar aos juizes eleitorais três dias antes do pleito. "É importante que isso aconteça", afirmou o desembargador, "para que eles tenham o entendimento dos atos as quais devem estar atentos, como a compra de voto e essa cultura de boca de urna".

Na quinta-feira, 27, o delegado adjunto da Delegacia de Polícia da Grande Natal, Matias Laurentino, se reuniu com os 18 delegados da capital para repassar as orientações. É a primeira vez que todas as comarcas terão delegados da PC. Além do reforço no interior, as delegacias de plantão de Natal (Zona Sul e Norte) terão o dobro do efetivo, no dia 7. Normalmente, essas DPs funcionam, no final de semana, com 11 agentes de plantão, dois escrivães e um delegado. A Polícia  Militar também se comprometeu a colocar nas ruas e nos locais de votação um aparato significativo. Segundo o comandante da PM, coronel Francisco Araújo, em cada um dos 1.586 locais de votação haverá dois policiais militares. No total, seriam 3.172 Pms.

Segundo o presidente do TRE, em Natal, o Centro de Comando e Controle vai funcionar na 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, do Exército Brasileiro, com um sistema de comunicação para o gerenciamento de segurança. Além disso, haverá um centro de controle funcionando no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), em Morro Branco, com toda a estrutura do TRE, da  informática, segurança à engenharia.

Bate-papo

João Batista Rebouças, presidente do TRE-RN

Que razões explicam o pedido de forças federais por mais de 70% dos municípios potiguares?

São examinadas as peculiaridades de cada município, o acirramento o político e se há  deficiência do efetivo da polícia militar. Tem zonas eleitorais que tem a sede do município e mais outras três cidades acopladas, com 14 distritos, todos com locais de votação, e às vezes a comarca tem seis policiais. Para colocar, pelo menos, um policial próximo a cada local de votação não tem como. Então, a própria deficiência do efetivo exige que o juiz solicite ao TRE a aprovação do pedido de requisição de tropa federal. Outro fato é que existe policial ou familiar dele candidato a vereador e que, consequentemente, essas pessoas têm posição política pública. Isso também quebra a credibilidade perante a comunidade. E se chega uma tropa de fora isenta dá mais seriedade, ajuda a garantir, mais ainda, a segurança e a tranquilidade das eleições.

Já houve acirramento e conflitos em, pelo menos, oito cidades. O senhor considera essas situações estabilizadas?

Considero sim, até porque não houve reiteração. As providências adotadas pelo juiz, pelo promotor e pelos órgãos de segurança fizeram com que esse ânimos ficassem mais amenos, e não se repetiram esses acirramentos. Há cidades em que o juiz e o promotor se reuniram com a classe política e firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta para que um dia houvesse movimentação de uma coligação e no dia seguinte de outra, para não haver confronto. Em alguns municípios maiores houve uma divisão. Se deixou uma rua neutra, ficando um lado com uma coligação e outro lado com outra. Em outros, houve proibição de uso de paredões, que só podem no sábado e domingo. Temos tido essas precauções para evitar que os ânimos se acirrem cada vez mais.

O senhor espera um pleito tranquilo?

Esperamos sim. Em alguns municípios, como Monte Alegre e Pau dos Ferros, em face da disputa política, os ânimos andaram acirrados. Mas nesses municípios foi orientado aos órgãos de segurança uma presença mais ostensiva, bem como, uma presença do juiz e do promotor. A presença do juiz, do promotor, de policial estranho à comunidade, sem vínculos, já impõe um respeito maior.

Que cidades mais preocupam?
Todas essas áreas, tidas como de acirramento mais elevado, e as maiores cidades, que sempre dão mais trabalho. Elas vão ter reforço de segurança maior. A inteligência dos órgãos de polícia estão todos nas áreas mais críticas, onde houveram incidentes e, tanto a Polícia Federal, quando a Polícia Rodoviária Federal e a Estadual, as polícias Civil e Militar, estão cientes de que essas zonas eleitorais merecem um tratamento diferenciado. Em face disso, na reunião que tivemos com os órgãos ficou acertado que vai um delegado civil para cada zona eleitoral, um delegado formado em Direito, concursado.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Russomanno perde cinco pontos

São Paulo (AE) - O candidato Celso Russomanno (PRB) caiu cinco pontos porcentuais em uma semana, de 35% para 30%, segundo a última pesquisa Datafolha sobre a eleição em São Paulo, divulgada ontem. O petista Fernando Haddad subiu de 15% para 18% e o tucano José Serra oscilou de 21% para 22%.

Com isso, Serra e Haddad voltam à situação de empate técnico da qual haviam saído na pesquisa anterior - naquele levantamento, o tucano abria seis pontos porcentuais de vantagem. Mas é um empate no limite da margem de erro - em termos estatísticos, é improvável que Serra não esteja em segundo lugar, se a pesquisa estiver correta.

Na quarta, o instituto Ibope também detectou um empate técnico entre os dois, mas mostrou Haddad numericamente à frente de Serra pela primeira vez (18% a 17%). O Ibope também mostrou Russomanno com 34%, quatro pontos porcentuais a mais do que o resultado registrado no Datafolha. Russomanno, com passagem praticamente assegurada para o segundo turno, venceria qualquer dos adversários em um confronto direto se a eleição fosse hoje. Contra Serra, o placar seria de 50% a 34%. Contra Haddad, venceria por 49% a 34%. Uma improvável disputa entre PSDB e PT no segundo turno seria vencida por Haddad. Ele teria 48%, ante 38% de Serra.

Queda

A intenção de voto em Russomanno no primeiro turno passou por oscilações bruscas nas últimas pesquisas, mas o mesmo não havia ocorrido em relação à projeção de segundo turno. Suas taxas, que estavam estáveis desde o começo de setembro, caíram na pesquisa divulgada ontem.

No confronto contra Serra, o candidato do PRB tinha 26 pontos de vantagem em 20 de setembro (57% a 31%). Agora, a distância caiu 10 pontos (50% a 34%).

Na disputa contra o adversário petista, Russomanno estava na frente com 25 pontos a mais (55% a 30%). Agora, a vantagem é de 15 pontos (49% a 34%). A taxa de rejeição é o principal obstáculo para o crescimento de Serra; 45% dos eleitores paulistanos afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Russomanno é rejeitado por 22%, e Haddad, por 24%.

O quarto colocado na pesquisa Datafolha é o peemedebista Gabriel Chalita, que chegou a 9% das intenções de voto. A seguir aparece Soninha Francine (PPS), com 4%, O Datafolha ouviu 1.799 eleitores de São Paulo entre quinta e quarta. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Cenários

A TV Globo, que divulgou ontem a pesquisa, não detalhou em que regiões da cidade ocorreram as principais mudanças no cenário eleitoral. Os dados do Ibope, porém, indicam que há um refluxo do eleitorado de Russomanno principalmente na zona oeste e na região central da cidade, áreas em que Haddad ganhou terreno recentemente.

DEM vai para terceiro em Fortaleza

São Paulo (AE) - Na quinta pesquisa eleitoral do Ibope em Fortaleza, divulgada ontem, o candidato do PSB à Prefeitura, Roberto Cláudio, subiu de 8% (em julho) para 25% e está pouco à frente do petista Elmano de Freitas, que em julho tinha 4% e ontem fechou com 21% das intenções de voto.

Ambos tiraram Moroni Torgan (DEM) da liderança - em julho, ele aparecia com 32% e agora tem 17% das intenções de voto.

Lacerda mantém liderança em Belo Horizonte

Belo Horizonte (AE) - O prefeito Marcio Lacerda (PSB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em mais uma pesquisa eleitoral, divulgada ontem. Segundo o Datafolha, o socialista tem 45% das intenções de voto, quatro pontos percentuais a menos que no levantamento divulgado em 12 de setembro, mas ainda está 13 pontos percentuais à frente do ex-ministro Patrus Ananias (PT), que aparece com 32% de preferência do eleitorado, ante 31% registrado na pesquisa anterior.

O levantamento foi realizado com 1.277 eleitores da capital nos dias 25 e 26 de setembro. Entre os entrevistados, 9% declararam voto branco ou nulo e 8% afirmaram que não sabem em quem vão votar. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando apenas os votos válidos, Lacerda tem 55% da preferência do eleitorado, contra 39% de Patrus.

Entre os candidatos, o terceiro lugar ficou com a candidata Vanessa Portugal (PSTU), que também oscilou um ponto porcentual para cima, passando de 2% no levantamento divulgado no início do mês para 3%. Já Maria da Consolação (PSOL) e Alfredo Flister (PHS) mantiveram os mesmos 1%, enquanto Tadeu Martins (PPL), que também havia aparecido com 1%, não pontuou na pesquisa mais recente. Pepê (PCO) não atingiu 1% em nenhuma das duas.

Fortunati amplia vantagem em Porto Alegre

Porto Alegre (AE) - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, ampliou a vantagem sobre seus concorrentes em pesquisa do Datafolha divulgada na noite de ontem pela RBS TV. Ele tem 47% das intenções de voto na modalidade estimulada, um índice seis pontos porcentuais superior ao da sondagem anterior, divulgada no dia 12 de setembro, quando tinha 41%. Na mesma comparação, Manuela D'Ávila (PC do B) caiu de 30% para 24% e Adão Villaverde (PT) subiu de 7% para 9%. Roberto Robaina (PSOL) manteve 2% e Wambert Di Lorenzo (PSDB) 1%. Jocelin Azambuja (PSL) e Érico Correa (PSTU) não pontuaram.

O resultado indica a possibilidade de a eleição ser decidida no primeiro turno na capital gaúcha. Se computados só os votos válidos, Fortunati teria 56% da preferência, Manuela 29%, Villaverde 10%, Robaina 3% e Di Lorenzo 1%. Na única projeção feita para o segundo turno, Fortunati venceria Manuela por 53% a 32%.

A pesquisa confirma tendência detectada pelo Ibope na semana passada, quando Fortunati tinha 45% das intenções de voto e Manuela 28%. O Datafolha entrevistou 1.152 eleitores nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

ACM Neto cai 8 pontos em Salvador
Salvador (AE) - Pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto em Salvador divulgada na noite de ontem aponta, pela primeira vez na campanha, a liderança de Nelson Pelegrino (PT) na disputa pela prefeitura. De acordo com o instituto, o petista conquistou 7% do eleitorado entre o último levantamento, divulgado há duas semanas, e este e passou o candidato do DEM, ACM Neto, que perdeu 8% no período, na preferência do eleitorado. Pelegrino aparece agora com 34% de intenções de voto, ante 31% do democrata. Como a margem de erro, segundo o Ibope, é de 3%, os dois estão tecnicamente empatados na liderança.

Em terceiro lugar, o ex-prefeito Mário Kertész (PMDB) aparece com 7% das intenções de voto, de acordo com o instituto, seguido por Márcio Marinho (PRB), com 4%, Hamilton Assis (Psol), com 2%, e Rogério da Luz (PRTB), com 1%. Segundo o Ibope, 15% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, enquanto 6% se disseram indecisos.

O instituto informou que o levantamento envolveu 805 eleitores e foi realizado entre os dias 24 e 26. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 000236/2012.

Em Curitiba, Ratinho Júnior lidera
Curitiba (AE) - O apoio do governo federal ao ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) ainda não surtiu o efeito necessário para garantir sua ida ao segundo turno das eleições em Curitiba. O deputado federal Ratinho Júnior (PSC) manteve a primeira colocação na disputa para a Prefeitura de Curitiba segundo a pesquisa Datafolha/RPC divulgada na noite de ontem.

Ratinho, filho do apresentador Carlos Massa, manteve os 32% conquistados na pesquisa do dia 11 deste mês. Já Gustavo Fruet permaneceu em terceiro lugar com 17%, um ponto porcentual a mais que na última pesquisa. Ele continua atrás do prefeito Luciano Ducci (PSB), que tenta a reeleição e tem o apoio do governador Beto Richa (PSDB), que obteve 25%, um ponto porcentual a menos que na pesquisa do dia 11. Em quarto lugar, o ex-prefeito Rafael Greca obteve 11% da preferência do eleitor e foi o candidato que mais subiu, foram quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento. 

Transplante: metade das famílias autoriza doação


O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (27), em Brasília, um balanço com o número de transplantes realizados no Brasil nos primeiros seis meses deste ano. O relatório, anunciado sugestivamente no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, aponta um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2011. Em números absolutos, os procedimentos saltaram de 10.905 para 12.287, e o estado nordestino melhor posicionado é Pernambuco, com 767 cirurgias realizadas  no semestre. 
Adriano AbreuPaulo Medeiros, coordenador do Núcleo de Transplante Renal do Hospital Universitário Onofre LopesPaulo Medeiros, coordenador do Núcleo de Transplante Renal do Hospital Universitário Onofre Lopes

No RN são realizados, regularmente, transplantes de córnea, rim, medula óssea e válvula cardiáca. "A equipe que chegou a fazer transplantes de coração aqui em Natal se desfez, mas um grupo já planeja retomar esse tipo de operação", ressaltou o médico Paulo Medeiros, coordenador do Núcleo de Transplante Renal do Hospital Universitário Onofre Lopes. De janeiro a setembro de 2012, o HUOL já realizou 48 transplantes de rim, dois a menos que a média estadual por ano. 

De acordo com as informações do Sistema Nacional de Transplantes, foram feitas 7.777 cirurgias de córnea no país e o Rio Grande do Norte aparece em destaque, ao lado dos estados do Acre, Paraná, Espírito Santo, Distrito Federal e São Paulo, por ter eliminado a lista de espera para este tipo de transplante. Ainda segundo o relatório, as operações de pulmão dobraram de um ano para o outro, enquanto que os de coração registraram alta de 29%, os de medula óssea 17% (não inclui autotransplantados), rim 14% - córnea e fígado cresceram 13%. 

Apesar de pouco mais da metade das famílias no RN (52%) não autorizarem a doação de órgãos, "principalmente por desconhecer a vontade do parente", o Estado está na 11º posição entre os que mais autorizam - a média nacional é de 63% de recusa. "O número de doadores é bom, tanto que estamos fazendo cada vez mais cirurgias", avaliou. Os números locais indicam 17 doadores para cada grupo de um milhão de habitantes, pouco acima do índice ideal calculado em 15 pessoas por milhão de habitantes (a média Brasil é 13,6). Em São Paulo e Santa Catarina, por exemplo, "esses números oscilam entre 25 e 30 pessoas", informou Paulo Medeiros.

O médico disse que há casos, por falta de compatibilidade ou por restrições técnicas como doadores acima de 60 anos, dos órgãos serem enviados a pacientes de outros estados. "Tem lugares que aceitam doadores mais velhos, tudo depende dos procedimentos adotados por cada equipe", explicou o médico. Um rim, corretamente acondicionado no gelo, resiste de 24 a 36 horas até ser ser transplantado. "Em São Paulo e no Ceará, onde há hospitais que possuem um equipamento especial, esse período de espera pode chegar a 48 horas, não mais que isso". Com o avanço da tecnologia na indústria farmacêutica, a rejeição não ultrapassa a média de 10% - "um índice plenamente aceitável", considerou Medeiros.

 Além dos transplantes de rim, o HUOL também realiza operações de córnea, já cirurgias de medula óssea são feitas no Natal Hospital Center. O assunto vem sendo tratado por especialistas durante a programação da 6ª Jornada da Saúde, promovida pela faculdade UNI-RN, que acontece até amanhã no Hotel Parque da Costeira, Via Costeira (informações 3215-2920 e 9171-0278).

Serviço: Qualquer pessoa pode declarar-se doador de órgãos e tecidos, basta, simplesmente, informar a família sobre a intenção - no Brasil, de acordo com a constituição, quem autoriza a doação é a família. Também é possível identificar, através de selo adesivo na carteira de identidade, a decisão de doar.

No RN, qualquer informação sobre transplantes pode ser obtida na Central de Transplantes do RN, que funciona 24 horas no Hospital Walfredo Gurgel. Telefones para contato 3232-7620/7621/7545.

Governo vai ao BB para evitar atraso


Margareth Grilo Roberto Lucena - repórteres

O Governo do Estado negociou uma antecipação de receita com o Banco do Brasil, da ordem de R$ 58,9 milhões (19,9% da folha de pessoal) e restringiu pagamentos de fornecedores para evitar atraso nos salários dos servidores estaduais. O acordo com o banco foi fechado ontem, 27, para garantir que os salários de, pelo menos, 20 mil matrículas de finais de 6 a zero, programados para esta sexta-feira, 28, sejam creditados até o meio-dia, com atraso de 12 horas. Sem a antecipação, negociada com o BB, o governo teria sérias dificuldades para honrar a folha, "por não ter reserva de caixa".  

Foi o que admitiu o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior. O governo divulgou que "o pequeno atraso" atinge servidores vinculados a 19 secretarias e 14 órgãos da administração indireta. O pagamento da folha é feito em dois dias. No primeiro, recebem os servidores com matriculas de finais de 1 a 5. No segundo, os que tem matrículas de finais 6 a zero. Normalmente, os valores são disponibilizados nos primeiros minutos do dia programado.

Ontem, o titular da Seplan, afirmou que a "frustração" da ordem de R$ 26,8 milhões, na transferência do Fundo de Participação do Estado (FPE), no mês de setembro, "criou dificuldades adicionais". De acordo com cálculos apresentados pelo governo, a expectativa era de que a transferência do FPE fosse  maior em 45,50%. Além disso, destacou Obery Júnior, a transferência do FPE, não é disponibilizada automaticamente na conta única do governo.

De acordo com dados do Sistema de Informações do Banco do Brasil, R$ 50,1 milhões, referente ao FPE (3º decêndio), serão creditados nesta sexta-feira, 28, em favor do governo estadual. Esse é o valor líquido, já com a retenção do Pasep e a dedução do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). Este último, da ordem de R$ 12,697 milhões, que garante o pagamento dos educadores. Segundo Obery Júnior, o valor líquido do FPE só estará na conta única na segunda-feira, 1 de outubro.

Além do valor da transferência federal, o governo precisaria de mais R$ 8,8 milhões para completar a folha. Obery Júnior explicou que essa receita é oriunda do pagamento de tributos municipais. "Ocorre que esses pagamentos, geralmente, são feitos pelo contribuinte em outras instituições financeiras e leva um tempo para cair na conta única do governo no Banco do Brasil", explicou o secretário.

Em nota, o governo não chegou a mencionar a operação de crédito com o BB, mas destacou que fez esforço para "manter o compromisso de pagamento da folha de pessoal dentro do mês trabalhado". O montante a ser despendido com as despesas brutas de pessoal do Estado (todos os Poderes) neste mês de setembro, sem computar os profissionais da Educação pagos com recursos do FUNDEB, é de R$ 296,1 milhões. 

Segundo informou Obery Júnior os salários dos servidores da Polícia Militar e dos Bombeiros estariam liberados a partir da meia-noite desta sexta-feira. "Existe uma pressão excessiva de despesa", disse o secretário, "e isso evidentemente obriga o governo a programar um conjunto de medidas de contenção porque temos dificuldades em honrar compromissos".

Executivo tenta suspender PAE do Judiciário e Ministério Público

Antes de apelar ao Banco do Brasil para uma antecipação  financeira, o governo do RN tentou suspendeu o pagamento da chamada Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) para o Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual para ter margem de 'caixa' para completar a folha. O TJ descartou a medida, segundo o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior, alegando "interferência na autonomia do Tribunal".

"O TJ explicou que adotou o recurso de gerar um arquivo eletrônico único da Folha de Pessoal, que já inclui a PAE", detalhou Obery Júnior, "e que não teria tempo hábil para gerar um novo arquivo e, por isso, a suspensão da parcela era inviável. Diante dessa recusa, o governo recuou nessa proposta, segundo o titular da Sempla.

"Não seria justo pagar ao TJ e suspender para os outros órgãos", ponderou Obery Júnior. Ele evitou revelar o montante do repasse mensal da PAE. O benefício é concedido administrativamente por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), para pagamento de atrasados de um auxílio-moradia a juízes, procuradores, conselheiros de Tribunais de Contas e deputados estaduais, após a equiparação dos vencimentos destes aos de ministros e deputados federais. 

Além dos salários, as categorias fazem jus a essa verba, fixada, este ano, em R$ 7,5 mil/mês (valor para cada juiz/promotor). A dívida global da PAE, que vem sendo quitada, mês a mês pelo governo, ultrapassa os R$ 600 milhões só no que concerne a magistrados e membros do MPE, a valores de abril deste ano. O Governo garantiu que os repasses estão sendo feitos de acordo com as previsões programadas.

No ano passado, a PAE chegou a abrir uma crise entre o governo e os poderes beneficiários. Em matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE dia 21 de abril, o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern), promotor Rinaldo Reis, chegou a cobrar que o Governo do Estado respeite a autonomia entre os Poderes e realize na integralidade os repasses constitucionais nos valores previstos nos projetos de orçamento 2012. 

Segundo ele, em 2011, uma negociação entre Ministério Público e Executivo definiu o pagamento da Parcela Autônoma de Equivalência em três anos e os promotores esperam o cumprimento desse acordo. "Mas sem os repasses do duodécimo na integralidade não há como fazer esse pagamento", disse ele, lembrando que a negociação incluiu a exclusão de correção monetária e juros a partir de 2009. Para evitar pedidos suplementação para pagamento da PAE, o TJ e o MPE fizeram a previsão do montante da PAE no próprio orçamento anual.

Sindicalistas afirmam que estão surpresos 

Os sindicatos que representam os servidores estaduais foram surpreendidos com a informação de que haveria atraso na disponibilização do pagamento deste mês. Segundo Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), esse será o primeiro atraso da atual administração. "Causa estranheza esse atraso. Nem estávamos sabendo que iria acontecer esse problema", relatou.

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), Sônia Godeiro, afirmou que, apesar da surpresa, tendo em vista que o comunicado foi divulgado apenas no final da tarde de ontem, essa não será a primeira vez que ocorre atraso no pagamento dos servidores lotados na secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). 

"O pagamento", disse ela, "acontece sempre em dois dias consecutivos, mas já aconteceu atraso no primeiro dia e todo mundo recebeu somente no segundo dia previsto. Isso nos deixa preocupados". A sindicalista acredita que o Governo do Estado não pode ficar sempre à espera dos repasses federais para poder efetuar o pagamento dos servidores. 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dupla faz arrastão em bar na zona rural de Rafael Godeiro




Dois malévolos armados e encapuzados chegaram a um Bar localizado no Sítio Vidal, zona rural de Rafael Godeiro/RN, por volta das 22h15min onde se encontravam alguns fregueses e anunciaram o roubo levando todos os pertences e dinheiro das vitimas,  em seguida fugiram em uma motocicleta com destino ignorado.


Apenas uma das vitimas o Sr. ARS, compareceu a Delegacia de Policia para registrar um boletim de ocorrência(BO), dizendo que de sua pessoa foram subtraídos dois aparelhos celulares e a importância de R$ 200 reais, as demais vitimas que tiveram seus objetos e dinheiro subtraídos pelos meliantes ainda não compareceram a Delegacia.

Polícia encontra ossada em fazenda de vereador de Vera Cruz


A Polícia Civil encontrou uma ossada humana dentro de um carro carbonizado e enterrado em uma fazenda em Vera Cruz, a 37km de Natal. A fazenda pertence ao vereador Cleonaldo Joaquim Oliveira, preso pela Polícia Civil em 27 de junho deste ano por porte ilegal de arma de fogo, e indiciado por receptação de arma roubada e pela morte de Erival Lopes da Silva, de 37 anos, assassinado no dia 26 de junho deste ano.

A Polícia Civil ainda não sabe de quem é o corpo encontrado e serão realizados exames pelo Itep para a identificação através de exames clínicos. No entanto, a ossada não é de Erival Lopes da Silva, que foi morto em junho deste ano.

Empresário fica em poder de criminosos após tentativa de assalto



O empresário Gilvan de Gois ficou em poder de criminosos após uma tentativa de assalto no início da noite dessa quarta-feira (26). Ele é proprietário de duas lojas da RedeMais, uma em Parnamirim e outra em Nova Cruz.

Segundo informações prestadas pela família da vítima, ele teria sido sequestrado enquanto estava fechando a loja localizada em Parnamirim. Entretanto, o tenente Moisés de Almeida, oficial em serviço do 3º Batalhão da PM, diz que ainda não há informações suficientes para configurar o desaparecimento como sequestro.

O coronel Araújo, comandante geral da Polícia Militar, afirma que a vítima já foi liberada, assim como a caminhonete Hilux de Gilvan que foi usada para levar o empresário e os bandidos. A Polícia ainda está realizando buscas para localizar os criminosos.


Confederação Nacional dos Bancários orienta aprovação das propostas do BB e Caixa



Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) está orientando os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica a acatarem o fim da greve nas assembleias que acontecem em todos os estados nesta quarta-feira (26). Após rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e representantes dos bancos, a Contraf-CUT afirma que a greve conseguiu novos avanços nas propostas para as reivindicações específicas do funcionalismo.

Nas negociações com o Banco do Brasil, entre as decisões, foi aceito colocar no acordo coletivo a data para implantar o quadro de funções comissionadas com jornada de seis horas, adesão a cláusula de combate ao assédio moral, gratificação de caixa na carreira de mérito, retroativa a 2006, novo piso do estágio probatório.

Já nas negociações com a Caixa, os bancários conseguiram a PLR social de 4% do lucro líquido distribuído linearmente, contratação de mais 7 mil trabalhadores até 2013, melhoria nas condições de trabalho dos tesoureiros, a ampliação da concessão de bolsas de estudos, concessão de 6 horas por mês para estudar na Universidade Caixa dentro da jornada de trabalho e apresentação de estudo para critérios de descomissionamento até 31 de março de 2013.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Entidades Médicas apresentam ao Ministério da Saúde pedido de intervenção no RN

Já está com o Ministério da Saúde o pedido de intervenção na saúde pública do Rio Grande do Norte. Representantes do Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e Associação Médica Brasileira protocolaram, nesta manhã, o pedido de intervenção.
As entidades entregaram um relatório completo sobre a situação da rede pública de saúde no Estado. A diretora de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Alzira Jorge, acompanhada de técnicos está fazendo uma visita ao Estado.
Com o protocolo já feito pelas entidades médicas, será realizada uma reunião para discutir o relatório feito por Alzira Jorge e pelas instituições. A partir daí o processo será encaminhado a Advocacia Geral da União que emitirá um parecer sobre o caso.
Caberá a presidente Dilma Rousseff decidir sobre a intervenção na gestão da saúde pública no Rio Grande do Norte.