terça-feira, 31 de julho de 2012


Rock e filosofia nas letras da Legião

31.07.2012
Em livro de ensaios sobre a Legião Urbana, Marcos Carvalho Lopes faz uma análise das letras de Renato Russo
No altar do rock dos anos 1980, duas grandes figuras ocupam em definitivo o patamar de poetas daquela geração: Cazuza e Renato Russo. Os dois, como dita a cartilha do panteão do rock, mortos precocemente, deixaram obras fortes, extensas e que refletem os anseios e sentimentos dos jovens para quem cantaram.

Vocalista e compositor da Legião Urbana, Renato Russo é figura central na análise de Marcos Carvalho Lopes. 

Em "Canção, Estética e Política - Ensaios Legionários", o escritor goiano, doutorando em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mergulha na trajetória de um deles, Renato Russo, e traça reflexões filosóficas, psicológicas e sociológicas, sobre o universo que tornou a brasiliense Legião Urbana um marco.

Os anos 1980, justifica o autor, formaram um geração para quem "o cinema, a contracultura, os astros que estampam camisetas e produtos tomaram o lugar dos livros sagrados como modelos de comportamento e valor".

A partir disto, ao tratar de temas como o amor, o cotidiano, a crítica social e questões existenciais, as músicas são referência para uma reflexão filosófica sobre a época e a juventude que fez de Renato Russo seu porta-voz.

Ensaios
Marcos coloca, naturalmente, o líder da Legião Urbana no centro da trama, que começa com a transformação do jovem Renato Manfredini Júnior (1960-1996), carioca vivendo a monotonia brasiliense do início dos anos 1980, no Renato que, ao lado de Dado Villa-Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria), gravou oito álbuns de estúdio e cinco ao vivo, além dos três de sua carreira solo.

Embora escritos isoladamente, sem a intenção inicial de compor a obra, os ensaios tecem uma trama que, camada por camada, desvelam o pensamento do grupo.

Aos ensaios, Marcos somou a discografia da Legião Urbana (incluindo os sete discos lançados em vida por Renato Russo), com comentários música a música.

Mito do Rock´n Roll nacional, o cantor transpôs para suas letras os sentimentos e anseios da juventude dos anos 1980

A invenção do mito Renato Russo é parte fundamental nesta caminhada, gestada na própria construção do nome, inspirado pelos filósofos Bertrand Russel e Jean-Jacques Rosseau, e no sonho do jovem Manfredini de ser um astro do rock. "Costumava falar que tinha toda sua vida planejada: até os 40 anos se dedicaria à música, até os 60, ao cinema, e, daí em diante, à literatura", lembra o autor.

Influências
Em "Dezesseis", música do disco "A Tempestade ou Livro dos Dias" (1996), último lançado em vida por Renato Russo, Marcos destrincha o "Mito do Rock´n Roll" que permeia a odisséia do jovem João Roberto e as referências que vão de Chuck Berry à Roberto Carlos, passando pelos Beatles nos versos de "Strawberry Fields Forever". "Dezesseis é um épico que desvela a essência da ´atitude´ / postura Rock and Roll", define.

O autor sugere influências da obra de artistas como Jean-Luc Godard, cujo filme "Número Deux" (1975) teria inspirado o nome do segundo disco da banda, ou os Beatles, que inspirariam a cada deste disco com o seu "Álbum Branco".

O lado "flâneur" de Renato parte desde as primeiras composições, como "Música Urbana", composta enquanto fazia parte da banda de punk Aborto Elétrico (e gravada anos depois pelo Capital Inicial), exposta ainda em "Tédio (com um T bem grande pra você)", "Baader-Meinhof Blues" e "Música Urbana 2". Ao flanar, argumenta o autor, ele assumia a postura de quem, embora percebendo os erros e contradições da sociedade, continua a caminhada, a fim de esquecer. "Somente no disco "As quatro estações", em sua primeira música, "Há tempos", Renato Russo salta da descrição para a opinião em busca de alguma solução", aponta.

Crítica
O engajamento das letras de Renato Russo, gestado com vigor em sua fase punk do Aborto Elétrico, segue presente em todos os trabalhos da Legião Urbana. O primeiro álbum, "Legião Urbana", traz sucessos da banda como "Será", contestando o sentimento de posse nos relacionamentos; "Dança", investindo contra os padrões de moda e comportamento; "Petróleo do Futuro", denunciando o individualismo e a indiferença da sociedade. E o clássico "Geração Coca-cola", uma rajada contra o sistema de educação.

O autor costura a trama fiada nos discos seguintes onde a crítica política e social segue em alguns como "Dois", que traz músicas como "Índios"; e no seguinte, "Que País é Este", com a música tema jogando a "sujeira" da nação no ventilador. Em "As Quatro Estações" (1989), Renato Russo quebra essa linha crítica e "busca uma perspectiva ética-romântica para falar da sociedade: construindo uma grande utopia em torno do amor e do sentimento sagrado", argumenta Marcos.

O disco seguinte, "V" (1991), revoga este discurso e traz a "antítese" do pensamento "o amor vai salvar o mundo", revelando as atribulações políticas do Brasil no início da década de 1990.

"O Descobrimento do Brasil" (1993), na análise do autor, fecha o ciclo sintetizando as lições de "As Quatro Estações" e "V". Repleto de referências aos acontecimentos que permeavam as criações de Renato Russo e da Legião Urbana, das influências do cinema, da música e da filosofia, o livro é um bom convite aos velhos de jovens fãs a escutar sobre outra perspectiva a obra da banda e mergulhar no tempo que, nas palavras do próprio Dado Villa-Lobos transcritas na contracapa, "insiste e não vai embora" e completa, "muito esclarecedor".

FÁBIO MARQUESREDAÇÃO 

Crime Bárbaro: jovens são mortos, esquartejados e enterrados na Paraíba, veja fotos

Policiais do Destacamento de Mari-PB, receberam, na manhã deste domingo (29), uma informação através do "Linha Direta" com a viatura dando conta de um homicídio que teria ocorrido às margens de um açude conhecido como "açude do estado". Ao se dirigir até o local os homens da Polícia se depararam com um cenário de atrocidade.


Já nas primeiras averiguações, os policiais encontraram diversas cápsulas de revolver deflagradas e uma quantidade de massa cefálica pelo chão. Em seguida foi encontrado parcialmente enterrada a parte de um corpo, sendo assim, o homicídio foi constatado e a Perícia acionada. Todavia o que parecia comum na cidade de Mari, se tornou ainda mais assustador.

Quando os homens do IPC começaram a remover o corpo do solo perceberam que haviam sido cortados os membros inferiores, superiores e a cabeça e como se não bastasse a barbaridade, ao continuar a escavação os peritos constataram que havia mais um corpo na cova com os mesmos sinais de violência, sem pernas, braços e cabeça e com parte do abdome cortado tendo os órgãos expostos.
Da forma em que os corpos estavam a Polícia não fazia idéia de quem se tratava, pois, apesar de não estarem em decomposição, não havia como identificar por não haver os rostos. Ninguém, dos muitos que curiosos que foram ao local, arriscou dizer quem seriam até o momento em que de um lugar de um cheiro forte, um popular encontrou em uma sacola plástica um volume que pareciam ser duas cabeças, fato que foi confirmado pela Polícia.

Logo após descobrir o local onde estavam as cabeças, uma pessoa informou que se tratava de dois irmãos gêmeos conhecidos como "Wilian" e "Kekeu". Até o fechamento da matéria, a Polícia ainda não tinha outras informações sobre os dois, que residiam na Vila São Luis, também chamada de "favela São Luis".

Populares informaram que na noite anterior, sábado de Santana (28), ouviu-se alguns disparos às margens do açude que foram confundidos com fogos de artifícios por conta dos festejos.

Só esse ano já contabiliza na cidade de Mari o número assustador de 18 homicídios. Um popular alegava ao lado dos corpos que "tá complicado e perigoso morar em Mari".

Não há pistas sobre a autoria dos crimes. A Polícia não soube informar no momento se os dois mortos têm algum envolvimento com drogas, contudo o crime tem características claras de execução.

OBS: VEJA TODAS AS FOTO AQUI ( IMAGEMS FORTES)http://dantensenews.blogspot.com.br/

CPI vai indiciar mulher de Carlinhos Cachoeira

Andressa Mendonça foi detida por algumas horas e terá de pagar fiança de R$ 100 mil por tentar chantagear o juiz

Brasília A cúpula da CPI do Cachoeira vai sugerir ao final dos trabalhos o indiciamento de Andressa Mendonça, mulher do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. A detenção dela ontem pela Polícia Federal em Goiânia, sob suspeita de tentar subornar um juiz federal para beneficiar o contraventor, reforçou a convicção entre os integrantes da CPI de que a mulher assumiu papel de comando na organização de Cachoeira.

Recebida pelo juiz, a Andressa definiu Alderico como "tacanho, meio capiau". Ela teria tentado divulgar um dossiê contra o magistrado FOTO: AGÊNCIA BRASIL
A equipe técnica da comissão tem trabalhado com informações segundo as quais Andressa seria uma espécie de laranja no esquema de lavagem de dinheiro de Cachoeira. Agora, para um integrante da cúpula da comissão, estaria provado que a mulher do contraventor também faz parte da "quadrilha". Ela vai depor na CPI no dia 7 de agosto.

"(A detenção) evidencia que ela estava sendo uma espécie de operadora da organização", afirmou o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), favorável à quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Andressa, que não foram realizados durante a Operação Monte Carlo.

"Comprovamos os indícios do seu envolvimento", afirmou ontem o vice-presidente da CPI, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que quer indiciá-la. Com a prisão de Cachoeira, no dia 29 de fevereiro, coube a Andressa, na avaliação de integrantes da CPI, policiais federais e procuradores, a articulação política e jurídica do processo.

Semanalmente ela visita o contraventor na Papuda, em Brasília, mantendo intenso relacionamento com advogados do caso, não só os que defendem o companheiro. Com a liberdade de alguns dos acusados, Andressa passou a conversar com eles.

Encontros
Nos dois dias de audiência da Justiça em Goiânia na semana passada, no processo contra Cachoeira, chamou a atenção a desenvoltura de Andressa com comparsas do grupo. Ela conversou frequentemente com todos os seis réus e com advogados de aliados de Cachoeira.

Diariamente, ela garantiu autorização judicial para conversar com Cachoeira nas instalações da Justiça goiana. O último dos encontros, na quarta-feira, foi reservado. No mesmo dia, Andressa relatou ter ido ao gabinete de Alderico dos Santos durante o intervalo do almoço. Recebida pelo magistrado para tratar dos encontros com o companheiro, Andressa definiu o juiz como "tacanho, meio capiau".

No dia seguinte, o juiz teve um novo encontro com a mulher de Cachoeira. Dessa vez, segundo Alderico relatou ao Ministério Público, Andressa ofereceu-lhe a possibilidade de "ingerência junto a (sic) jornalista para evitar a publicação de dossiê contendo fatos ligados à vida do magistrado".

Andressa teria dito que o dossiê com "informações desfavoráveis" a ele seria divulgado pelo "repórter Policarpo na revista ´Veja´" caso Cachoeira não fosse liberado. Redator-chefe da revista em Brasília, Policarpo Júnior aparece conversando com Cachoeira em diálogos interceptados na operação

Após o testemunho do magistrado, outro juiz, Mark Brandão, determinou a busca e apreensão de documentos na casa de Andressa, determinou à PF que a levasse ao Judiciário sob condução coercitiva para prestar esclarecimentos e ainda a proibiu de manter qualquer contato com Cachoeira e todos os outros réus. Brandão determinou o pagamento de R$ 100 mil de fiança até a quarta-feira. Andressa acabou sendo solta.

O delegado Sandro Paes Sandre, da Polícia Federal, disse que a acareação entre o juiz Alderico e Andressa será na próxima semana. A mulher de Carlinhos Cachoeira, foi denunciada por tentativa de chantagem.
 

TRE decide cassar 2 prefeitos por infidelidade partidária


Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) cassaram ontem os prefeitos de Lajes, Benes Leocádio (PMDB), e de Passa e Fica, Pedro Lisboa, o Pepeu (PMDB). A decisão dos magistrados teve como base a lei da fidelidade partidária, em virtude de ambos haverem deixado o Partido Progressista (PP), durante os mandados de chefes do Executivo, e ingressado no PMDB. A legislação define que os mandatos pertencem às legendas e não aos candidatos. Pelo rito processual, Benes e Pepeu terão que deixar os cargos assim que o acórdão com a decisão do TRE/RN for publicado no Diário Oficial. No entanto, o advogado da dupla, Leonardo Palitot, afirmou que espera a concessão de uma cautelar pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) antes mesmo de ambos terem que deixar as Prefeituras. Leonardo garante ainda que, mesmo em caso de ser mantida a cassação, os peemedebistas têm garantido o direito de concorrerem ao pleito deste ano, uma vez que a cassação não se origina em improbidade administrativa. "Eles não estão inelegíveis", assegurou.

MP investiga contratos de shows



Margareth Grilo - repórter especial 

Pelo menos, doze prefeituras do Rio Grande do Norte, que realizaram festas, nos últimos anos, com a contratação de bandas, estão na mira do Ministério Público Federal e Estadual. O MPF/RN possui, atualmente, oito procedimentos administrativos que investigam o repasse de verba federal para sete prefeituras. O dinheiro custeou  festejos juninos. Já o MP/RN instaurou inquérito contra, pelo menos, seis prefeituras.
DivulgaçãoO Ministério Público Federal tem hoje oito inquéritos que investigam organização de festas pagas com dinheiro público em sete cidades do RNO Ministério Público Federal tem hoje oito inquéritos que investigam organização de festas pagas com dinheiro público em sete cidades do RN

Segundo as informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação do MPF "ainda não é possível afirmar se há desvio de recursos públicos, pois os procedimentos ainda estão em fase de apuração". O MPF não liberou o valor dos contratos investigados. Um levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE no portal da Transparência do Governo Federal mostrou que nos anos de 2010 e 2011, o Ministério do Turismo liberou R$ 5,5 milhões para realização de festividades em diversos municípios potiguares.

A TN solicitou, no entanto, dados mais detalhados à Assessoria de Comunicação do Mtur, mas até o fechamento dessa edição as informações não foram enviadas. Ao falar sobre as investigações no âmbito do Ministério Público Estadual, a promotora de Justiça, Izabel de Siqueira Menezes, coordenadora do Centro de Apoio às promotorias do Patrimônio Público, disse que o número de inquéritos pode até ser maior do que o divulgado por ela ontem.

"Estou mencionado os que lembro, mas várias comarcas abriram mais de um processo para investigar esses contratos, principalmente em  2011 e no 1º semestre deste ano", afirmou a promotora. Para ter um número exato era preciso, segundo ela, um levantamento mais detalhado e apurado em todas as comarcas. Segundo Izabel de Siqueira o objetivo das investigações é saber se as bandas recebem realmente o valor estipulado nos contratos.

A promotora citou que o MP/RN instaurou inquéritos as comarcas do MP/RN em Caicó, Macau, Guamaré, São Miguel, Alto do Rodrigues e Parnamirim. No âmbito do MPF, existem procedimentos abertos no caso de Riachuelo, Felipe Guerra, São Miguel, Campo Grande, Jardim do Seridó, Assú (dois) e Caraúbas. Ainda não há prazos para a conclusão dos inquéritos, nem no MP/RN, nem no MPF/RN.

Em outros estados do Nordeste,  a contatação de bandas também está sendo investigada. Na Paraíba, há pouco mais de um mês, o Ministério Público Estadual (MP/PB) denunciou três prefeitos e 34 empresas, entre as quais algumas "fantasmas", constituídas com a finalidade de desviar dinheiro público e fraudar procedimentos de contratação de serviços para a realização de eventos festivos (Ano Novo, São João e São Pedro, Carnaval e Carnaval fora de época, aniversários de emancipação das cidades).

O esquema, revelado pela Operação 'Pão e Circo", teria desviado dos cofres públicos algo em torno de R$ 65 milhões. Os recursos desviados eram da arrecadação própria e dos governos do Estado e Federal. As investigações apontaram a participação direta de prefeitos, familiares e servidores públicos. 

Os maiores montantes de recursos foram desviados nas prefeituras de Alhandra, Solânea e Sapé, municípios que estão entre os piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. No último dia 09 de julho, o Diário da Justiça da Paraíba publicou o teor da medida cautelar do desembargador Joás de Britto Pereira Filho, determinando o afastamento dos prefeitos João Clemente Neto (Sapé), Renato Mendes (Alhandra) e Francisco de Assis de Melo (Solânea), denunciados na operação.

Uma das empresas, que funciona numa casa alugada por R$ 80,00/mês, faturou nos últimos dois anos R$ 14 milhões em contratos fraudados, segundo investigações do Ministério Público da Paraíba. Outra empresa chegou a faturar mais de R$ 3 milhões em contratos.

MP pediu suspensão de festas no Estado

O MP/RN já havia baixado uma recomendação onde sugere que os 139 municípios potiguares que se encontram em situação de emergência não realizem as festas de São João neste ano. De acordo com o MP-RN, os recursos públicos devem der destinados prioritariamente para minimizar os efeitos da estiagem. 

Alguns dos 139 municípios que se encontram em situação de emergência empregaram verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas, apesar da recomendação, entre os quais Assu, São Miguel, Macau e Guamaré. Segundo a recomendação dos órgãos, o gestor que porventura não acatasse a recomendação poderia ser objeto de medida cautelar da Corte de Contas. 

Os órgãos de controle ainda podem solicitar a sustação de atos, contratos e procedimentos administrativos. Além de pedir a suspensão do recebimento de novos recursos, sem prejuízo da aplicação de multa e também de outras sanções. A exceção fica para o uso de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, quando sua destinação estiver especificamente vinculada à realização de festas ou eventos culturais no município.

No RN, 13 municípios  cumpriram a recomendação e cancelaram o São João devido à seca: coronel João Pessoa, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itaú, Martins, Messias Targino, Paraná, Pilões, Portalegre, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Venha Ver.

A recomendação, que teve objetivo de prevenir que a situação nesses municípios se agrave e garantir que o máximo dos recursos públicos sejam investidos para minimizar os efeitos da estiagem, foi assinada conjuntamente com o Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Tribunal de Contas do Estado.

"Sem exceção, todo prefeito cujo município está em situação de emergência e realizou festa sabe que será investigado", afirmou a promotora Izabel de Siqueira Menezes, coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias do Patrimônio Público. Segundo ela, a  recomendação cria o dolo. A medida priva as prefeituras municipais de contratarem artistas, serviços de "buffets" e montagem de estruturas para eventos, sob pena de adoção de providências cabíveis a cargo de cada uma das instituições que subscrevem a recomendação.

"Se a prefeitura não acatou a recomendação será investigada", reforçou a promotora Izabel Menezes. O MP destacou ainda que nas práticas citadas que utilizam verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, com destinação específica vinculada à realização de festas ou eventos culturais, não se aplicam as orientações contidas na recomendação.

O decreto da governadora do estado, de 11 de abril de 2012, declarou situação de emergência nos 139 municípios afetados por "desastres naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da estiagem", pelo prazo de 90 dias, prorrogável por igual período.

Inquéritos do MP/PB serão compartilhadas

As informações do inquérito que resultou na Operação "Pão e Circo", na Paraíba, serão compartilhadas com as unidades do MPE e MPF, no Rio Grande do Norte, Cerá e Pernambuco. Segundo o procurador-geral de Justiça do MP/PB, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, há indícios de que as mesmas irregularidades também ocorram nesses três estados, onde algumas das empresas têm atuação. 

Segundo o procurador-geral, no momento, o inquérito está em fase de documentação de todo o material apreendido. "Em 20 ou, no máximo, 30 dias, estaremos compartilhando os dados com as outras unidades do MP", afirmou, por telefone, à TRIBUNA DO NORTE, Oswaldo  Trigueiro, que esteve ontem, em Natal, para abertura de um curso de formação no MP/RN.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o esquema era comandado por empresários dentro das próprias prefeituras. O procurador-geral disse que, especificamente, não tratou com o procurador Manoel Onofre Neto, da Operação "Pão e Circo". A TN tentou falar com Onofre Neto, durante toda a tarde, mas ele não atendeu às ligações feitas para o seu celular.  

Ontem, o MPF/RN informou que aguarda as informações do MP/PB para poder tomar as providências necessárias. O interesse é cruzar informações das investigações que estão sendo feitas no RN e às relacionadas à Operação "Pão e Circo" para identificar se o mesmo esquema está presente nos municípios potiguares. Este ano, vários municípios realizaram festas públicas, como Assu, Macau, Guamaré e São Miguel. Em municípios como Guamaré, a festa realizada para aniversário da cidade, neste ano, que teve a presença da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano custou R$ 450 mil, conforme publicação no Diário Oficial do Município. 

Memória

A Operação "Pão e Circo" foi foi deflagrada no dia 28 de junho, pelo Ministério Público da Paraíba (MP/PB), em conjunto com Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) e desarticulou um esquema criminoso montado, segundo o MP/PB, para fraudar licitações e desviar recursos públicos federais, estaduais e municipais.

Foram cumpridos 28 mandados de prisão temporária; 65 mandados de busca e apreensão; sete mandados de condução coercitiva e ordens de sequestro de bens móveis e imóveis expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba e Tribunal Regional Federal da 5a Região. Na mira dos promotores e da PF estavam 13 prefeituras e 34 empresas promotoras de eventos.

Pela decisão do desembargador do TJ/PB, Joás de Brito Pereira Filho as empresas investigadas estão proibidas de manter qualquer tipo de atividade com as prefeituras investigadas. A listagem das empresas foi publicada nas páginas 3 e 8, do Diário da Justiça da Paraíba.   As empresas mantinham contrato com as prefeituras de Alhandra, Cabedelo, Capim, Conde, Cuité de Mamanguape, Jacaraú, Itapororoca, Santa Rita, Mulungu, Boa Ventura, Mamanguape, Sapé e Solânea. As irregularidades também foram constatadas na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), órgão da prefeitura municipal.

As fraudes eram feitas em licitações, dispensas e inexigibilidades de licitação, contratos com bandas musicais, montagem de palcos, som, iluminação, comercialização de fogos de artifício, shows pirotécnicos, aluguéis de banheiros químicos e serviços de segurança. Dos 65 mandados de busca e apreensão, 13 foram cumpridos na sede das prefeituras.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um pouco da história do grande ícone da sinuca


Rui Chapéu

Falar sobre sinuca e não citar Rui Chapéu é quase uma ofensa ao esporte. Se você não conhece esse nome é porque não nasceu entre 1984 e 1992, época em que Rui ensinava sinuca em TV aberta pela Rede Bandeirantes aos domingos. Mas a fama de Rui não começou na televisão, na década de 70, Rui Matos de Amorim então caminhoneiro, resolveu deixar sua profissão para se tornar jogador de Sinuca profissional, o que segundo o mesmo foi uma decisão muito dificíl, já que o preconceito contra o esporte era severo na época: "Demorei a fazer isso porque, 40 anos atrás, a sinuca era mal vista. As pessoas achavam que era jogo de vagabundo", explica. O Bahiano que é conterrâneo do escritor Jorge Amado, mora em São Paulo e vive de seu talento. 

Rui Chapéu

Já acostumado com a rotina, Rui vai dormir as sete da manhã e acorda as quatro da tarde. Hoje com 65 anos Rui coleciona uma incontável quantidade de titulos no Brasil e no Exterior, sua grande realização aconteceu quando ganhou o atleta Steve Davis, que era o atual campeão mundial de sinuca. Além do feito Rui ainda figurou na época na lista dos melhorea atletas do século feita por um jornal americado, onde está na 172º posição. Veja abaixo o vídeo do duelo: 

 

Hoje com uma carreira consolidada, Rui apenas participa de apresentações e não treina mais como antigamente, os treinos foram reduzidos de seis horas diárias para partidas exporádicas de uma ou duas horas. 

A marca de Uísque Old Eight está divulgando uma campanha onde Rui perdeu um jogo e está montando uma liga de jogadores de sinuca para lhe ajudar em uma partida, além de concorrer à premios os competidores conhecem Rui Chapéu em pessoa. Uma inciativa que divulga o esporte e muito boa produção. Confira o vídeo abaixo: 



Ainda pela marca de Uísque Old Eight, Rui Chapéu gravou vídeos dando algumas dicas de sinuca. Jogadas de efeito, truques, puxadinhas e outras brilhantes jogadas. Confiram um dos vídeo do grande mestre da sinuca



Abaixo mais um vídeo do grande mestre da sinuca brasileira, ensinando como sair de um prego de sinuca casual. 



Mais um vídeo com uma tacada que não é permitida em campeonatos, pois a bola branca sai um pouquinho da mesa, dando um pequeno salto. 


Rui Chapéu recebendo homenagem no Brazil Masters de Sinuca 2011


Assista abaixo a grande homenagem que Rui Chapéu recebeu momentos antes da final do Brazil Masters de Sinuca . Rui se emociona e relembra várias pessoas que ajudou a fortalecer a sinuca no Brasil. Um deles é o Luciano do Valle, comentarista esportivo que teve a coragem de colocar a sinuca na Televisão brasileira as 2 horas da tarde na época de oitenta quando a sinuca era conhecida como esporte de marginal. 

Vídeo com Fotos Rui chapéu

Confira o vídeo com fotos do nosso ídolo Rui Chapéu, algumas fotos inéditas cedidas para o site Sinuca MS. As fotos foram tiradas no Brasil Master Snooker e São Paulo no salão Atlanta

4 TORNEIO DE SINUCA NO ASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO EM PORTALEGRE R/N


Não perca, neste dia 30 de setembro,no assentamento São Francisco, em Portalegre,um grande torneio de sinuca, para você que gosta de jogar sinuca, não perca vai ser muito bom.
LOCAL;Bar do Silvaci
HORAS;há partir  das 10 horas
Após o torneio haverá um grande forró com Chiquinho do acordeom  e banda.
Não perca esse torneio vai ser imperdível .
ORG; Silvaci

Via do aeroporto tem aumento de 88% nos acidentes


Avenidas Senador Carlos Jereissati e Washington Soares registram 314 acidentes no primeiro semestre
Apesar da Washington Soares (CE-040) ter registrado uma quantidade maior de acidentes de janeiro a junho deste ano, um total de 237, a Avenida Senador Carlos Jereissati (CE-041), que leva ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, foi a que apresentou um crescimento significativo nos números dos últimos dois anos. Passou de 41 acidentes de janeiro a junho de 2010, para 77 de janeiro a junho de 2012, o que equivale a um aumento de 88%. Nesta mesma avenida, a quantidade de feridos dobrou, passando de 16, no primeiro semestre de 2010, para 32 feridos de janeiro a junho deste ano.



São 6.300 novos veículos, por mês, e uma frota de mais de 807 mil carros. Esta é a realidade atual de Fortaleza, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran). E as consequências desta crescente demanda nas ruas são os acidentes de trânsito.

Na Washington Soares, os 237 acidentes deste primeiro semestre deixaram 107 feridos, um crescimento de 55%, se comparado com o igual período do ano passado, quando 69 pessoas se feriram em 253 acidentes na mesma avenida. O número de óbitos também cresceu, passando de três nos primeiros seis meses do ano passado, para quatro no primeiro semestre deste ano.

Imprudência

Para o comandante da Polícia Rodoviária Federal (PRE), coronel Túlio Studart, infelizmente, a grande maioria dos acidentes acontece por falha humana, já que as rodovias estaduais são consideradas bem pavimentadas e sinalizadas. Entretanto, segundo ele, as boas condições das vias facilitam a mobilidade e, por consequência, a imprudência dos condutores.

"O motorista acaba cometendo excesso de velocidade, faz ultrapassagem em locais não permitidos e não mantém a distância segura do outro veículo. Mais de 90% dos acidentes são gerados por erro humano e negligência", destaca, ainda, o comandante da PRE.

De acordo com ele, das sete rodovias que estão localizadas no perímetro urbano de Fortaleza, as que registram mais acidentes são a Washington Soares (CE-040), onde há um volume médio diário de 90 mil veículos, e a Senador Carlos Jereissati (CE-401), com sentido ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde a velocidade mínima é de 80km/h, a qual quase nunca é respeitada.

Contudo, ele ressalta que, apesar do grande fluxo de veículos e de constantes colisões na Washington Soares, os acidentes não são tão graves. Ao contrário da Avenida do Aeroporto, onde, geralmente, as vítimas saem bastante machucadas.

Motos

De acordo com Ademar Gondim, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) e presidente do Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes de Trânsito e Transporte, um dos vilões do trânsito são as motocicletas. Segundo ele, o número de acidentes de motos tanto são mais frequentes quanto mais graves.

"A motocicleta não apresenta nenhum proteção. Existem pesquisas que comprovam que, se a moto colidir a 60 km/h com outro veículo, o impacto é semelhante a uma queda de 14 metros de altura e, se a colisão for a 80 km/h, a queda corresponde a 24 metros de altura, ou a um prédio de oito andares", afirma.

Passarela pode ser construída no local
O Detran realiza um estudo para a construção de uma passarela em frente ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde, atualmente, há uma faixa de pedestre, afirma a sua assessoria de imprensa. O órgão informou, também, que a engenharia de trânsito deve apresentar o projeto pronto dentro de três meses, mas não há uma prazo para a realização da obra.

Ainda na tentativa de reduzir o número de acidentes na Avenida Senador Carlos Jereissati, a PRE solicitou ao Detran, a transferência de um fotossensor para as proximidades da faixa de pedestres na via, além da redução da velocidade para 60 Km por hora na passagem do aparelho.

Outra providência tomada pela PRE foi o aumento da fiscalização. Segundo o coronel Túlio Studart, diariamente, a PRE realiza dez blitze próximo a bares, restaurantes e casas de show. "Temos apreendido veículos irregulares, condutores e passageiros sem capacete", ressalta.

Porém, ele destaca que deve haver mudanças comportamentais. "Não adiantará nada reduzir a velocidade, pavimentar a via, colocar fotossensores, se o condutor não respeitar os limites de velocidade e não der prioridade aos pedestres", avalia.

KARLA CAMILAREPÓRTER 

"Enfrentamos dificuldades para encontrar frutas no RN"


Enquanto várias empresas engavetam projetos, com receio dos efeitos da crise mundial, o Grupo General Brands (formado através de uma recente fusão entre General Brands e Nutrimarcas) formaliza a intenção de investir R$ 30 milhões no Rio Grande do Norte. O recurso está sendo aplicado numa unidade de envase, em Mossoró, que transformará polpas em sucos prontos para beber, refresco em pó e gelatina. "O melhor momento para vender guarda-chuva é quando está chovendo e dando trovoada", afirma José Domingues dos Santos, sócio presidente do grupo e fundador da ICP Fazenda Maísa, mostrando que há oportunidade mesmo em tempos de crises. Com o investimento, a capacidade da indústria sobe para 72 mil toneladas por ano. Enquanto o Rio Grande do Norte não consegue suprir a demanda da fábrica, que exportará parte da produção, o grupo compra frutas em estados vizinhos. Embora outros estados tenham parecido mais atrativos à primeira vista, a General Brands, uma das maiores empresas de sucos e alimentos do Brasil, acabou optando por investir no RN. Entre os estados sondados, estavam Sergipe, Paraíba e Bahia. Nesta entrevista, Talita Santos, Relações Públicas da Nutrimarcas, José Domingues dos Santos e Isael Pinto, sócios presidentes do Grupo General Brands e Neiva dos Santos, sócia presidente da Nutrimarcas, explicam por que escolheram o estado e mostram que ainda há obstáculos a serem vencidos.
emanuel amaral"Enfrentamos dificuldades para encontrar frutas no RN""Enfrentamos dificuldades para encontrar frutas no RN"

O cenário é de desaceleração na indústria e na agropecuária. Por que o Grupo General Brands decidiu investir agora?

Isael Pinto: A General Brands estava para instalar uma unidade do Nordeste. Encontramos oportunidades nos estados da Bahia,  Sergipe e Alagoas, onde quase instalamos uma unidade na cidade de Rio Largo, numa área de 200 mil metros quadrados. Daqui, poderíamos atender os nove estados nordestinos e abraçar milhões de consumidores das regiões Norte e Nordeste. A nossa intenção era essa. Aumentar o faturamento e repassar o produto para o consumidor final a um preço mais competitivo. Como tenho uma amizade antiga com Domingues, no tempo da Gtex, decidi trazer os equipamentos para o Rio Grande do Norte. A ICP Fazenda Maísa foi a responsável por nossa vinda. Como a fábrica já fornecia polpa de frutas para a General Brands, pensamos em unir as duas empresas. Aceleramos essas negociações e encontramos uma forma mais favorável para exportar. Foram  avaliadas todas as possibilidades de sucesso. Vamos atender não só os 75 milhões de consumidores do Nordeste e do Norte, como também os 190  milhões de todo o Brasil e até os do exterior. 

O fato de contar com uma fábrica de polpas em operação no RN foi fundamental para a fusão e o aporte de capital no Estado. Além desse fator, há outros que tenham justificado esse aporte?

Domingues: A logística. Praticamente 30% do que a General Brands produzia no Sudeste era vendido no Nordeste. Nada melhor que pegar a polpa de fruta, que é produzida aqui no RN, e transformar em suco pronto para beber, fechando o ciclo, aqui no estado. 

O que faz o grupo General Brands anunciar investimentos quando a maioria das empresas engaveta projetos eo cenário da indústria nacional não parece favorável?

Domingues: O cenário da indústria não é mesmo favorável. Mas eu diria que  o melhor momento para vender guarda-chuva é quando  começa a chover e dar trovoadas. Se todo mundo está chorando, venda lenços.  Acredito que se trata de um grande momento. A força por trás do consumo de bebidas saudáveis continua aumentando. Temos aqui um celeiro de frutas. Precisamos só transformar isso em sucos prontos para beber, refrescos, gelatina, chiclete e mais produtos que devem vir. 

Luiz Barcelos, diretor da Agrícola Famosa, maior exportadora de frutas frescas do país com produção no Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, criticou a falta de estrutura para escoar a produção no estado. A ICP Fazenda Maísa também enfrenta dificuldades para escoar?

Talita: Por estar perto do Porto de Natal e Pecém, a ICP Fazenda Maísa não tem enfrentado dificuldades para escoar a produção. 

Segundo sondagem da indústria, divulgada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, a confiança do setor está em baixa. O mesmo não ocorre com o grupo General Brands, não é isso?

Isael: Pensemos um pouco no crédito imobiliário. O Brasil não tem hoje nem 7%, 8% de crédito imobiliário. Os EUA tem 90%. Tem muita oportunidade de crescimento dentro deste país. Vem aí uma Copa do Mundo. Vem aí as Olimpíadas. Os estados nordestinos, que recebem grande parte dos turistas estrangeiros, tem uma grande população flutuante. Temos que observar isso. Os europeus que descobriram o Nordeste são os europeus pobres. Não foram os ricos. Os ricos vão para Sardenha, Ilhas Gregas. Imagina quando eles descobrirem o Nordeste também. Vamos sim gerar muitos empregos aqui e mandar os nossos produtos para o mundo.

Para onde exportam?

Isael: Os produtos da GB já chegaram a ser exportados para 26 países, quando o câmbio era favorável, e permitia este tipo de operação. Exportávamos para países como Venezuela, Uruguai, Angola, Portugal, Japão. Até para o Oriente Médio. Nesta época, o dólar variava entre R$ 2,40/ R$ 2,60. Hoje, exportamos sucos prontos para cinco, seis países. O câmbio está na faixa dos R$ 2. Já está sendo possível retomar a exportação em alguns outros países. Se baixar mais, fica complicado para qualquer indústria, não só a nossa. O industrial não tem como intervir no câmbio. 

Talita: hoje, o mercado está muito mais propício à exportação em virtude do aumento do dólar. A empresa, a ICP Fazenda Maísa, tem  dois anos, e já exporta para países da Europa - como Suíça, Alemanha, Holanda, e também para o Japão e EUA. Também estamos prospectando novos mercados, na África, na América do Norte.

Luiz Barcelos, da Agrícola Famosa, em entrevista recente concedida à TRIBUNA DO NORTE, se mostrou reticente quanto as exportações em 2012. Como vocês avaliam o cenário para a exportação?

Talita: o europeu continua consumindo.

Domingues: As frutas tropicais tem mercado garantido. 

Isael: Tanto no mercado externo quanto no interno. Acredito que a exportação de uma indústria - como marca própria - jamais deve ultrapassar 12% do total produzido.  Se não tiver uma boa distribuição no mercado interno, você se complica. Seu mercado interno é sua prioridade. E a exportação complementa. Se você exportar até 15% da tua produção fará um excelente negócio.

Com o investimento recém-anunciado de R$ 30 milhões, a capacidade da ICP sobe para 72 mil toneladas por ano. O que falta para a Fazenda aumentar a produção e atingir a capacidade máxima?

Domingues: enfrentamos dificuldades para encontrar frutas no Rio Grande do Norte. Temos que buscar frutas no Piauí, no Ceará, na Bahia. Todas frutas que poderiam ser produzidas aqui. Mas o que fez a General Brands se unir à Nutrimarcas e formar o Grupo General Brands? O fato da governadora do estado ter visitado a nossa indústria, em Guarulhos, e nos convidado a ampliar a nossa fábrica no estado. Este contato fez com que decidíssemos investir R$ 30 milhões em equipamentos e trazer máquinas para envasar sucos e produzir refrescos, gelatina, chicletes no Rio Grande do Norte. Isso não terá tanto efeito se os 12 mil hectares sem produção próximos à fábrica não voltarem a produzir. O trabalho, junto ao Município de Mossoró e ao Estado do Rio Grande do Norte, é fortalecer os assentados. Vamos passar aos assentados uma relação de frutas que o mercado está pedindo. Vamos orientá-los. Vamos dizer que frutas precisamos e em que quantidade para não sobrar frutas e faltar comprador.

Qual a proporção de fruta comprada no RN e em outros Estados?

Talita: 70% das frutas que beneficiamos são compradas fora do estado, em estados como Ceará (30%), Pernambuco, Paraíba, Piauí. Não há muita variedade no Rio Grande do Norte. Quem produz fruta no estado pode  procurar a fábrica e oferecer o produto.

Neiva: compramos só no Nordeste, região que sempre teve muito potencial, mas que está sendo vista pelos empresários só agora.

Mas o Nordeste, no entanto, está enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos. Isso não atrapalha os planos da empresa?

Isael: Vai faltar alimentos nos EUA com a seca no Arizona. Imagina o que vamos ter de oportunidade. Vamos tentar ampliar a irrigação para exportar para lá. Seca vai haver sempre. O mundo todo atravessa suas dificuldades, que eu chamo de desafios. Essa seca do Nordeste realmente é muito severa. Vamos ver o que podemos fazer. Tem que haver uma união entre governo federal, governo estaduais, banqueiros e povo. Qualquer país  que conseguir isso superará tudo. 

Neiva: No RN, o governo estadual poderá nos ajudar recuperando os poços.

A necessidade de se recuperar os poços foi colocada para o Governo?

Neiva: Foi sim. O Governo disse que nos ajudará.

Talita: O secretário de Recursos Hídricos do estado, Gilberto Jales, foi um dos que assinaram o protocolo de intenções por parte do governo, se comprometendo a nos ajudar com relação aos poços artesianos.
Domingues: Há quinze anos, a antiga Maísa já irrigava essa região.

Talita: o que precisamos é que o governo recupere os poços e deixe a disposição dos assentados. Também é preciso garantir crédito para instalarem equipamentos nas terras. Isso vai salvar o Nordeste. O Nordeste tem água, mas ela está muito profunda. Precisamos tirá-la para irrigar a região e não sofrer com a falta de frutas.

O que a ICP fará se não houver frutas em quantidade suficiente? Tem um plano B?

Isael: Nós temos muita fé. Acreditamos que vai chegar água já já e vai resolver esse problema. 

Mas esse é o plano B? Isso pode demorar muito...

Nós temos que confiar.  Nós não vamos ter esse tipo de problema no Rio Grande do Norte. Certeza absoluta. Pensamos muito antes de tomar essa decisão. Domingues podia continuar produzindo polpa de frutas aqui e a gente poderia ter instalado a nossa unidade fabril (General Brands) em outro estado. Vocês verão nos próximos anos que nós estávamos certo. Se faltar água e fruta, podemos aumentar a produção de chiclete, chocolate, gelatina, que não precisam de muita água e fruta. Temos que ser versáteis. Temos um plano C também se precisarmos.

Talita: é importante lembrar que hoje na região já existem produtores que tem poços artesianos e irrigam sua plantação. Não acreditamos que faltará fruta mesmo que a recuperação dos outros poços demore um pouco. Temos frutas. Compramos nos outros estados, mas queremos comprar mais no RN do que nos outros estados. Queremos que o RN se prepare para isso. Se não, vamos continuar comprando, mas do Ceará, do Piauí, de Pernambuco e de outras regiões.
    
Estão dispostos a comprar toda a produção da região?

Domingues: Sim, vamos comprar 100%. Esse é o nosso compromisso. Comprar toda a produção dos assentados daquela região.

Talita: O protocolo assinado esta semana oficializa isso. O governo vai nos incentivar e a fábrica vai estimular o plantio através da garantia de compra. Não adianta os assentados produzirem e não terem para quem vender. 

Esses produtores serão qualificados?

Talita: Vamos qualificá-los junto com universidades como Ufersa e Uern e entidades como Sebrae e Coex. 

Neiva: Nosso objetivo é gerar 500 empregos diretos na fábrica e cerca de 2 mil no campo, e 10 mil indiretos. É um projeto muito grande do grupo, que atende todo o país.

Isael: aqui no Rio Grande do Norte, não há nenhuma fábrica que produza sucos prontos para beber.

Por  falar em fábricas do ramo, a governadora está isentando as frutas produzidas e comercializadas dentro do Estado, a pedido da ICP Fazenda Maísa. Como foi a negociação? Ela abre caminho para outras indústrias?

Isael: Sem dúvida. Essa medida faz com que novas indústrias venham aqui para o Rio Grande do Norte. 

Talita: não só indústrias do setor, mas de outros ramos também, atraídas pelo aumento da renda da população local.

Qual o impacto prático dessa medida?

Talita: Não temos esse cálculo ainda. Mas é isenção que nos leva a comprar produção nos 12 mil  hectares ao redor da fábrica. Nossa produção triplicará. Essa medida permitirá reinvestirmos na nossa empresa para prepará-la para isso.

Bando preso após ´arrastão´ na praia

30.07.201A quadrilha atacou vários banhistas entre as praias do Barro Preto e Iguape, mas foi detida por policiais do Ronda

Os quatro acusados do ´arrastão´ foram identificados como Alexandro dos Santos Timóteo, 18; Márcio Silva de Almeida, 22; Mário Araújo Monteiro, 21; e João Pedro de Sousa da Silva, 19. Havia também uma jovem com o grupo fotos: fernando Ribeiro

A delegada de plantão na Delegacia Metropolitana do Eusébio, Eveline Castro e Silva Sales, apreendeu o revólver de calibre 38 que um dos acusados utilizou para render as vítimas. Parte dos objetos roubados pelos ladrões foi recuperada pela PM


Uma quadrilha acabou capturada, na tarde de ontem, por policiais do Ronda do Quarteirão após praticar um ´arrastão´ nas praias do Barro Preto e Iguape, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O grupo era formado por quatro homens e uma mulher. Segundo o relato de várias vítimas dos assaltos, os ladrões agiram com muita violência e, pelo menos, um deles portava uma arma de fogo.

Segundo o soldado PM Rocha, da patrulha RD-1171, ele e seu colega soldado Rafael Silva foram acionados, via rádio, pela Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança) para se deslocar com urgência até a Praia do Barro Preto, onde vários bandidos estavam assaltando. "Nos repassaram que eles estavam atacando quem encontrassem pela frente, na areia da praia", explicou o militar na Delegacia Metropolitana do Eusébio (DME), onde o caso foi registrado pelas vítimas.

Quando os policiais chegaram no local indicado, encontraram várias vítimas dos assaltos. As pessoas ainda estavam muito nervosas diante da violência a que foram submetidas.

Reconhecidos

Imediatamente, os policiais pediram reforço e saíram à procura dos assaltantes, conseguindo encontrá-los ainda na Praia do Barro Preto. Rapidamente, foi feito o cerco e cinco suspeitos foram capturados. Um deles portava um revólver de calibre 38 com seis munições intactas, confirmando o que as vítimas do ´arrastão´ haviam dito no local. O grupo foi levado para a DME.

Na delegacia, houve o reconhecimento formal de todos os suspeitos. Eles foram identificados como, Alexandro dos Santos Timóteo, 18; Márcio Silva de Almeida, 22; Mário Araújo Monteiro, 21; João Pedro de Sousa da Silva, 19; e, ainda, a jovem Maria Dirlane de Freitas, 24. O revólver estava em poder de Mário Araújo Monteiro. Com Maria Dirlane os policiais encontraram, pelo menos, um dos objetos roubado dos banhistas. Uma máquina fotográfica, que foi reconhecida pelo dono e devolvida ainda na delegacia.

Enquanto era ouvida na DME pela delegada plantonista, Eveline Castro e Silva Sales, a jovem negou fazer parte da quadrilha, mas não teve como explicar estar com a máquina fotográfica de um dos assaltados.

Fichados

Segundo a Polícia, dois dos cinco acusados já têm antecedentes criminais. Márcio Silva de Almeida já respondeu por crime de furto. Mário Araújo Monteiro é assaltante fichado no Sistema de Informações Policiais (SIP). "A arma estava com ele", reforçou o soldado Rocha.

Nas investigações, a Polícia também descobriu que o grupo saiu de Fortaleza, na manhã de ontem, para realizar o ´arrastão no litoral de Aquiraz.

Alexandro dos Santos Timóteo informou para a patrulha do Ronda do Quarteirão que mora no bairro Mucuripe. Márcio e Mário são residentes em uma Favela na Praia do Futuro. Já o acusado João Pedro de Sousa e Silva mora na Praia da Tabuba, no Município de Caucaia.

"Todos já foram reconhecidos pelas vítimas que compareceram a esta delegacia e serão, portanto, autuados em flagrante", explicou a delegada Eveline Sales após o relato que obteve dos policiais militares e dos reféns.

Ainda na noite passada, o grupo foi interrogado e levado para ser submetido a exame de corpo de delito na sede da perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Em seguida, retornou para o Eusébio, mas deverá ser transferido, nas próximas horas, para a Delegacia Metropolitana de Aquiraz (DMA), a quem caberá dar prosseguimento às investigações sobre a quadrilha.

Outros envolvidos

A Polícia informou não descartar a hipótese de envolvimento de outras pessoas na mesma quadrilha, bem como da ação dos acusados noutras praias da Grande Fortaleza.

Na Praia do Futuro e na Beira-Mar, a PM, através do seu Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUr) aumentou o policiamento neste período de alta estação para coibir a ação dos assaltantes, daí a possibilidades da quadrilha presa ter migrado para Aquiraz. Na Beira-Mar, a Polícia Militar está utilizando, além de policiais a pé e motorizados, uma lancha dos Bombeiros.

NÚMERO
1.120 
armas de fogo foram apreendidas pelas equipes do Ronda somente nos primeiros sete meses do ano em todo o Estado do Ceará

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA 

domingo, 29 de julho de 2012


Feira quer inspirar empreendedores


Tirar as ideias do papel e ter iniciativa para montar um negócio. É para dar esse e outros estímulos que o Sebrae realiza a partir da próxima quarta-feira, dia 1º, a Feira do Empreendedor no Rio Grande do Norte. 

O evento visa apresentar a empresários e a quem pretende abrir uma empresa modelos de negócios realmente viáveis no mercado local, além de disponibilizar informações técnicas e capacitação em diversas áreas. O evento será realizado no Centro de Convenções de Natal, com programação a partir das 14h. A expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo local nesse período.
DivulgaçãoFeira do Empreendedor em 2011: evento oferece informações para quem quer abrir e avançar nos negóciosFeira do Empreendedor em 2011: evento oferece informações para quem quer abrir e avançar nos negócios

Na área de capacitação, serão proferidas 198 palestras em diversas temas. Para os universitários e empreendedores que desejam empreender, o Espaço Sebrae / UnP terá uma grade de 11 palestras orientadas para um público de 800 participantes. O Cine Empreendedor exibirá 12 filmes relacionados a empreendedorismo e áreas afins. Durante a feira, será realizada uma Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que qualificará 400 participantes com conteúdos para aprimorar gestão do negócio. Para os empreendedores individuais (EI), serão disponibilizadas os seis módulos das Oficinas SEI. Saiba mais sobre capacitação

A Feira do Empreendedor também é destinada à orientação empresarial. No local, irá funcionar uma Central de Atendimento, que visa prestar informações sobre gestão, palestras, cursos, consultorias, programas e projetos criados para tornar os negócios de pequeno porte ainda mais competitivos e lucrativos.

A palestra de abertura do Espaço Sebrae / UnP será com o consultor e ex-diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, que vai falar sobre as tendências e oportunidades de negócios, destacando os fatores que atualmente contribuem para o sucesso de uma empresa. A palestra está prevista para as 16h, no auditório Lavoisier Maia.  Saiba mais

Essa é também a proposta do Espaço Tendências e Oportunidades. O Sebrae no Rio Grande do Norte realizou um levantamento das oportunidades de negócios em bairros da capital potiguar e em alguns municípios da região metropolitana, além de Tibau do Sul, para identificar as principais demandas de empreendimentos por localidade e que tipos de negócios seriam mais promissores nessas áreas. O resultado desse estudo gerou 108 perfis de negócios, que serão disponibilizados em terminais interativos na Feira do Empreendedor. O visitante poderá cruzar informações sobre os negócios que são mais promissores ou os mais compatíveis para o bairro onde pretende investir.

Durante o evento, serão realizadas duas rodadas. Uma delas é a Rodada de Negócios de Serviço de Crédito, cuja proposta é facilitar a escolha das linhas de crédito disponíveis para cada situação e perfil de empreendedor. Instituições Financeiras: Bancos do Brasil, do Nordeste, Caixa,  Bradesco, Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e a cooperativa de crédito de empresários Unicred/Credcom. A meta é atender a uma média de 100 clientes em busca de recursos para abrir ou ampliar o negócio. Saiba mais

Já a Rodada de Negócios do Território Mato Grande vai aproximar empresas, associações e cooperativas atendidas pelo Território da Cidadania Mato Grande com compradores locais. Produtos comercializados: frutas tropicais, peixe, hortaliças agroecológicas, doces e geléia de frutas em caldas.

Para inspirar novos negócios, doze salões apresentam novidades setoriais e modelos de negócios que vão estimular a criatividade de quem sonha em ter uma empresa própria ou renovar aquela que já está instalada. 

Políticas públicas para o setor serão debatidas

Durante a Feira, acontece o Encontro do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, no qual serão debatidos temas, como Políticas Públicas para MPES, desoneração e desburocratização, investimentos e financiamentos, comércio exterior e Tecnologia e inovação. O objetivo é incentivar e disseminar conhecimentos para a construção e consolidação de políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas.

Outro evento que será realizado dentro da feira é a Mostra de Cordel, que reunirá oito cordelistas do Rio Grande do Norte e suas obras em exposição pública, inclusive com sessões de autógrafos sempre às 20h. Outro destaque da Feira do Empreendedor é o Espaço Sabor, que reúne pratos elaborados com o melhor da gastronomia potiguar ao preço de R$ 12,00. Saiba mais

Tudo isso poderá ser desfrutado por quem mora no interior do Estado. Caravanas sairão dos escritórios regionais em seis cidades polos. Saiba mais. A Feira do Empreendedor do RN é uma realização do Sebrae e conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste, Caixa, Sistema Fiern, Sistema Fecomercio, Senac e Governo do Estado.

ANVISA – Desde Sexta-Feira Remédios Sem Receita Estão Liberados E Voltam Às Gôndolas


De acordo com a resolução, os remédios de venda livre devem ficar em área separada da de produtos como cosméticos e dietéticos e devem ser organizados por princípio ativo para permitir a fácil identificação pelos consumidores.
O texto também exige que, na área destinada aos remédios de venda livre, sejam fixados cartazes com a seguinte orientação: “Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico.”
Até então, uma resolução da Anvisa, publicada em 2009, obrigava a venda dos remédios isentos de prescrição médica atrás do balcão do farmacêutico. Por meio de nota, o órgão informou que a determinação foi amplamente questionada pelo setor e rendeu cerca de 70 processos judiciais. Nos últimos meses, 11 estados criaram leis estaduais e reverteram a proibição da venda nas gôndolas.
Um estudo, segundo a agência, demonstrou que a decisão de posicionar os remédios de venda livre atrás do balcão não contribuiu para reduzir o número de intoxicações no Brasil. O relatório apontou também uma maior concentração de mercado, que evidencia a prática da “empurroterapia” e prejuízo ao direito de escolha do consumidor.
Em abril deste ano, o tema foi submetido a uma consulta pública, que ficou aberta por um período de 30 dias. A maioria das contribuições, segundo a Anvisa, apontava para reverter a proibição. A agência reguladora promoveu também uma audiência pública sobre o assunto.
“A partir das evidências de que a resolução, no que diz respeito ao posicionamento dos medicamentos isentos de prescrição, não trouxe benefícios ao consumidor, a diretoria colegiada da Anvisa decidiu alterar a norma e permitir que os medicamentos de venda livre sejam posicionados ao alcance do consumidor nas gôndolas das farmácias e drogarias do país”, concluiu.
Paula LaboissièreRepórter da Agência Brasil
Edição: Carolina Pimentel


Polícia libera corpos dos oito mortos em queda de avião.


A Polícia Civil liberou na noite deste sábado os corpos dos oito tripulantes mortos em um acidente de avião na manhã de hoje em Juiz de Fora (MG). Os ocupantes da aeronave foram carbonizados com a explosão que se seguiu à queda. Eles foram examinados pelos médicos do Posto de Medicina Legal do município, segundo a política, e identificados a partir de características individuais e descrições de familiares.
A aeronave decolou de Belo Horizonte e caiu no bairro Aeroporto de Juiz de Fora, pouco antes das 8h deste sábado. O bimotor explodiu após cair em uma região de difícil acesso, atingindo o quiosque de uma pousada e uma granja. Seis viaturas do Corpo de Bombeiros seguiram para o local. De acordo com a corporação, o piloto teria tentado pousar por três vezes, mas teve problemas devido à neblina.
O bimotor pertencia à empresa Vilma Alimentos, e carregava seu presidente, Domingos Costa, o filho dele e quatro diretores, além do piloto e do copiloto.

Tags: acidente, aeronave, avião, bh, bombeiro, minas, queda