quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Número de mortos por tufão "Bopha" passa de 470 nas Filipinas



Pelo menos 120 mil pessoas precisaram deixar suas casas.
Autoridades preveem que o número final de mortos será ainda maior.

As autoridades das Filipinas elevaram nesta quinta-feira (6) a pelo menos 475 o número de mortos em inundações e deslizamentos de terra causados pelo tufão "Bopha" no sul do país, onde há mais de 120 mil desabrigados. Segundo as Forças Armadas, 379 pessoas seguem desaparecidas.
As vítimas morreram em inundações, deslizamentos de terra ou quedas de árvores na ilha de Mindanao, uma das mais afetadas pelos tufões que atingem a cada ano o arquipélago filipino.
As equipes de resgate encontraram 258 cadáveres na costa leste da ilha de Mindanao, 17 em outra região da mesma ilha, 191 nas cidades de New Bataan e Monkayo, e 9 em outras ilhas do arquipélago.
  •  
Morador atravessa rio na aldeia de Andap com uma criança nas costas. (Foto: Bullit Marquez / AP Photo )Morador atravessa rio na aldeia de Andap com uma criança nas costas. (Foto: Bullit Marquez / AP Photo )
As autoridades revisam com frequência o número de vítimas do tufão, à medida que as equipes de emergência conseguem acessar as regiões isoladas no sul do arquipélago
O tufão Bopha, com ventos centrais de 120 km/h e rajadas de até 150 km/h, atingiu resorts de praia e áreas de mergulho no norte de Palawan nesta quarta (5), mas houve poucos danos, à medida que a tempestade começou a enfraquecer.
Forças Armadas
As Forças Armadas se somaram às operações de resgate e assistência aos afetados, mas as condições do tempo e a situação do terreno dificultam seu trabalho.
"Bopha" ou "Pablo", como é chamado nas Filipinas, perdeu força desde que entrou no país e agora se afasta com ventos sustentados de 120 km/h em direção ao Mar da China Meridional pela ilha de Palawan.
Pelo menos 120 mil pessoas precisaram deixar suas casas em Mindanao e na região de Visayas, pelo que estão alojadas nas casas de vizinhos ou em abrigos disponibilizados pelas autoridades.
Arthur Uy, governador de Compostela Valley, a província mais atingida, em Mindanao, disse que água e lama das montanhas invadiram edifícios escolares, quadras cobertas, prédios públicos e centros de saúde, onde os moradores haviam buscado abrigo. "As águas vieram tão de repente e inesperadamente, e os ventos eram tão ferozes, que agravaram a perda de vidas e os meios de subsistência", disse Uy.
Danos à agricultura e infraestrutura na província de Compostela Valley podem chegar a pelo menos 4 bilhões de pesos (US$ 98 milhões), com o tufão destruindo de 70% a 80% das plantações, a maioria de banana para exportação, disse Uy.
Cerca de 20 tufões atingem as Filipinas anualmente, muitas vezes causando morte e destruição. O tufão Washi matou 1.500 pessoas em Mindanao, também em dezembro, no ano passado
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário