sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Helicóptero da FAB resgata corpo de piloto na divisa com Santa Catarina

Avião atingiu torre elétrica de 500 mil volts e espalhou destroços na usina hidrelétrica de Machadinho

O corpo do piloto André Ricardo Halmenschlager foi resgatado no final da tarde desta quinta-feira, do lago da usina hidrelétrica de Machadinho. Às 17h30min, um helicóptero da Força Aérea Brasileira, que estava no local já pela manhã, içou a vítima cujo cadáver foi encaminhado para o IML de Lagoa Vermelha (RS).

acidente com o avião da FAB, na manhã desta quinta, teve várias versões durante o dia. Ao final da tarde, segundo o jornalista Alex Pacheco, da Rádio Atual FM de Concórdia/SC, a tese mais provável era de que o avião se deslocava no sentido Santa Catarina – Rio Grande do Sul, quando se chocou contra uma linha de transmissão que sai da Usina Hidrelétrica Machadinho, no município de Piratuba (SC) e segue até Campos Novos.

Com o impacto contra a linha de transmissão de 500 mil volts, atingindo ainda a parte superior de uma torre, a aeronave se desintegrou. Os destroços e o corpo do piloto foram encontrados na Linha Canudo, interior do município de Machadinho (RS).

Confira a nota oficial da FAB sobre o acidente:


O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 9h40min desta quinta-feira (06/12), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AM-X), caiu em Piratuba (SC), nas proximidades da Usina de Machadinho. O Capitão Aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto da aeronave, faleceu no acidente.

A aeronave era do 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e estava em missão de treinamento operacional. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 6 de dezembro de 2012
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário